terça-feira, 10 de dezembro de 2019

UMA LETRA E UM ENIGMA

Era o dia 29/06/2015 quando ele foi detectado pela primeira vez nos radares do blog. Chegou comedido, cauteloso, e fez este comentário no post "RECICLANDO LIXO": "Diferente esse estilo de texto, eu gostei bastante, vou aguardar outros assim". Em seguida, emendou: "Acompanho o blog há alguns meses, gosto dos trocadilhos e dos pensamentos sobre as coisas do cotidiano".

Identificava-se através de um ícone (não sei se esse termo está correto,pois sou uma cavalgadura digital), uma bela e flamejante letra “J”. Imagino ter chegado ao Blogson graças ao Marreta do Azarão, desde sempre meu leitor mais fiel e verdadeiro "atacadista" de acessos e comentários (a maioria das pessoas que acessaram o blog certamente seguiu o "fio de Ariadne" deixado pelo Marreta em seu blog). A partir daí e cada vez com mais desinibição, tornou-se a segunda pessoa que mais comentou as postagens (estimados 150 comentários).

Quando percebi que também tinha um blog (eu sou meio retardado), comecei a acessá-lo. Nele, além de belíssimos poemas, encontrei imagens mega pornográficas que me faziam bater em retirada, para só voltar outro dia, sempre meio ressabiado. Mas pelo que li e vi, nunca consegui definir a pessoa por trás da persona.

Muitas vezes pensei tratar-se de uma lésbica tresloucada, em outras achei que era um gay permanentemente chapado ou uma mulher descompensada ou um homem de alma mais feminina ou ... Enfim, as únicas coisas de que não duvido seriam sua profissão de advogado(a), sua pouca idade e uma queda especial por tequila (o que talvez explicasse seus comentários sempre engraçados, às vezes ininteligíveis e sem noção).

Por isso, nunca soube – ou, pelo menos, nunca tive a certeza  - se era “ele” ou se era “ela”. Às vezes expressava-se no gênero masculino, em outras no feminino, criando uma “névoa gramatical” que confundia e intrigava. Isso ficava ainda mais patente em seu blog, como ele(a) mesmo(a) confessou. “Quando criei o hoje extinto e por vezes saudoso cafofo que chamei de O Elemento Jota me esforcei bastante pra plantar a dúvida sobre ser uma entidade masculina ou sei lá, uma alma feminina presa num corpo alto másculo kkkkk”.

Aparentemente, mora no estado de São Paulo, é uma pessoa nova e casada(o), como confessou:"Sabe qual a ironia? Tenho 28 anos e falo com você através de uma tela”. “Rapaz exatamente por ser casada com um mineiro que eu te digo que de Minas mesmo eu gosto é de queijo”.

Apesar  da abissal diferença de idade entre nós, nunca se preocupou com cerimônias ou salamaleques em seus comentários. Nada de "Senhor" como forma de tratamento. Pelo contrário! “Só 18%? Saporra tá errada (com o perdão da palavra), olho praticamente todos os dias os blogs que acompanho, só não comento tudo pq minha opinião é irrelevante e quase sempre uma bosta (outra vez desculpe rsrs).”

Boquirrota(o), expressava-se de forma cada vez mais descontraída e relaxada: “Se fudê cês dois, viu. Ahhh essas criaturas jurássicas se soubessem o que eu sei...” ou “Caro pacaralho e feio paporra. Monaleza rsrs” ou “Eita porra ( foi mal JB, sei que você não gosta da minha boca suja)”

Às vezes reclamava do que considerava injustiça: "'Virtualmente o único que comenta alguma coisa' agora deu pra mandar indiretas, JB? Ta parecendo minha mãe".

Mas, ao contrário do Marreta, macho das antigas, parecia ter nascido “no tempo da delicadeza”. Enquanto os elogios do Azarão às vezes são expressos em linguagem de carroceiro (“Do caralho!”), sem nenhuma frescura (como se espera de um macho das antigas), os comentários do/da “J” - mesmo às vezes usando palavrões (de forma muito engraçada, diga-se) - eram de uma delicadeza comovente: “Tão bonito que não pude deixar de comentar. Excelente texto e parabéns pela família”. (em SÉCULO 19 VÍRGULA NOVE https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/07/seculo-dezenove-virgula-nove.html).

Um dia, sabe-se lá por qual motivo, o blog sumiu, foi retirado da internet ou coisa parecida. Não demorou muito para seu/sua titular sumir também. E eu, que já estava acostumado a ler seus comentários bem humorados e sem noção, fiquei sem poder rir de suas maluquices, tal como um velho deixado pelos filhos no asilo, sem ter nada de engraçado para ouvir.

Pensando nisso, resolvi fazer deste post um revival de seus comentários. Não sei se é ele ou se é ela, se é straight ou gay, se é cisgênero ou transgênero. Se alguém quiser ler alguns, é só mergulhar de cabeça nos próximos textos, retirados dos posts entre parênteses:

JB, e você ainda tem a cara dura de dizer que não tem dom para a poesia, veja só? Um belo poema, de verdade. Sabe, existem mesmo momentos, às vezes impressões de algumas cenas que parecem sem importância, mas que são extremamente marcantes e que ganham, arranjam um certo simbolismo ou lugar na cabeça e no coração da gente. Lembro que eu devia ter uns doze anos quando meu professor de biologia, durante uma aula sobre células, perguntou à classe por que estávamos (estamos) vivos e mortos todos os dias. Nossa, é até hoje uma das ideias e dos conceitos que mais gosto. (EU ENVELHEÇO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/08/eu-envelheco.html

Olha, vou confessar que tenho uma ou duas fotos nessa pose constrangedora, resultado da mais pura sacanagem com minhas "zamigas" e claro de algumassss doses de tequila, agora que essa porra é totalmente sem noção e patética é sim ou com certeza. (BIQUINHO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/10/biquinho.html

Muito bom mesmo, JB. Só posso rir ao repetir o clichê que você está melhorando com a idade, e é fato inegável ué, fazer o quê?! E não ouse discordar. ;) (VELHINHO OSTENTAÇÃO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/11/velhinho-ostentacao.html

Estupendo trabalho, JB. Por mais capítulos e séries como essa. É tão difícil e importante achar quem consiga ver/transmitir as coisas como são, e mais ainda quem consiga ver a beleza dos detalhes que quase sempre são negligenciados pela memória que o tempo faz questão de varrer. (NASCIDOS NA FAZENDA - 06 (BÔNUS))
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/11/nascidos-na-fazenda-06-bonus.html

Só 18%? Saporra tá errada (com o perdão da palavra), olho praticamente todos os dias os blogs que acompanho, só não comento tudo pq minha opinião é irrelevante e quase sempre uma bosta (outra vez desculpe rsrs). E parabéns ao blog e à postagem, já que são eles que lhe tem. O texto ficou realmente muito bom. (PRISIONEIRO DO BLOG)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/01/prisioneiro-do-blog.html

Só pra não perder o costume de perturbar gostaria que tivesse uma foto do Seu Amintas pra ilustrar. Agora, cá entre nós, cê tá ficando cada dia mais "nojento" nessa categoria Memória, zulivre einhh. Sensacional, mesmo e mesmo. (NOITES DA INFÂNCIA)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/02/noites-da-infancia.html

A bela e verdadeira filosofia de boteco, ou ainda, a verdade nua e crua, a gente come uai rsrs. Toda cidade com polo industrial e área portuária reúne um gama dessas figuras, e como acabei escolhendo direito do trabalho acabo lidando com a "peãozada". Pode parecer grosseiro, mas eu ainda prefiro esse estilo rodrigueano, é sincero e faz a gente rir pra caramba. E a minha preferida foi a do cu ladrão, agora para finalidade de proteção as leitoras d vou esperar uma postagem-encarte de saúde pública pra prevenção desse tal pau venenoso. (HARDCORE)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/02/hardcore.html

Exagerar na tequila, é? Adorei o texto e a faceta descontraída. É realmente tuddoooo isso. (POLTERGEIST (É BLOG!))
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/03/poltergeist-e-blog.html

Como sempre bem legal, JB. Gosto pra caramba dessa sua série Memória e desse seu latim de cachorro de bodega (muito melhor que o meu). Esse conhecimento todo só fez lembrar que preciso estudar mais, passei o domingo todo fazendo prova e a única coisa que trouxe de lá foi minha bunda mais quadrada rsrs. (PORTUGUÊS CASTIÇO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/03/portugues-castico.html

Só tive tempo de ler agora a continuação, ri demais, pra seu consolo acho que todo maconheiro que se preze já fumou muita bosta de vaca rsrs e ainda tá em tempo, JB. Minha sogra foi dar uns tapas já coroa, no meio de uma festa da família, dizendo ela que não sentiu nada, mas dormiu o sono dos anjos. Vai entender, tá valendo. (SEXO, DROGAS & ROCK' N ROLL - PARTE 2)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/08/sexo-drogas-rock-n-roll-parte-2.html

Se fudê cês dois, viu. Ahhh essas criaturas jurássicas se soubessem o que eu sei... E amanhã é meu aniversário, mas nada de ficar soprando velhinhos. (SEPARADOS POR UM SOM IMAGINÁRIO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/10/separados-por-um-som-imaginario.html

Norah Jones é aquele tipo gostosinha de ouvir mesmo. Agora incenso vou dizer que me faz espirrar igual cachorro. Ontem li em algum lugar que pessoas que possuem o mesmo gosto musical tem alta porcentagem de serem amigas ou de manterem um bom relacionamento. Eu no fundo acredito, nunca fui com a cara desse povo que gosta de axé mesmo rsrs. (DON’T KNOW WHY - NORAH JONES)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/11/dont-know-why-norah-jones.html.

Tcharã uma p... Pode tratar de espremer essa laranja da terra murcha aí. Kkk (UM ESTRANGEIRO - 2/3)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/11/um-estrangeiro-23.html

Acho tão bonitas essas memórias, talvez por inveja da velhice alheia eu tenha começado a escrever as minhas antes até delas acontecerem, um pinote no tempo. Fico pensando quando alguém for falar de mim o que vai dizer, nem me interessa que seja em tom elogioso ou não, mas a curta sinopse: morreu afogada no próprio vômito, um infarte fulminante que mordeu o lábio até parti-lo, algo com algum detalhe assim. Quando era criança esse tipo de morte que me impressionava, os relatos de crianças que se enroscavam em balanços, um vizinho morto a tijoladas ou um conhecido que se enforcara com o laço da rede na varanda. Tá, eu sei que é meio mórbido, mas me diz que a vida não é um livro do Nelson Rodrigues. (A GANGUE DA MINHA RUA)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/12/a-gangue-da-minha-rua.html

Tudo é relativo, JB. E perdoe a trocação das letras, costumo responder a e-mails e comentários do celular, quando não é o corretor que me faz cada vergonha monstruosa, o teclado digital que não acompanha o raciocínio rsrs (ou será o contrário?!) (EFEITO ESTUFA)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/01/efeito-estufa.html

Que coisa eu sempre pensei a mesma coisa, mas nunca tinha visto alguém importante que ratificasse a ideia. Ahhh JB, eu ando meio ausente dos comentários, mas leio saporra todo dia então queria dizer/ agradecer a produção diária. (NADA A ACRESCENTAR)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/01/nada-acrescentar.html

Eita porra ( foi mal JB, sei que você não gosta da minha boca suja), ficou muito bom. É triste que a poesia aflore não do poeta, mas da profundidade do seus sentimentos. Talvez seja essa umas das razões do inconformismo literário, da eterna frustração do autor para com sua obra, seus rebentos artísticos; querer pra si o que nunca foi seu, quando poemas são filhos paridos pro mundo. (NÃO SEI)

Eu acho toda pose feia pra caralho até de foto 3/4, fazer bico então, a criatura já é feia que dói e ainda inventa de torcer mais o diacho do bagaço, fica a materialização do cão chupando manga. Mas como toda modinha passa depois nos resta rir dessas idiotices. E, não vem falar você, não, cadê suas fotos de terno e bermuda brega? (CAMPANHA)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/04/campanha.html.

Pareço menino que aprendeu a falar palavrão, tô com meu caderninho só anotando as perversidades e olha que no jurídico ouvimos uns bem diferentes. Bem legal. (PRÓPRIO PARA MENORES)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/05/proprio-para-menores.html.

Gente do céus. JB não é que você tem talento pra escrever pra Capricho. Já podes enviar currículo pro tutorial de perguntas e respostas da Todateen. Caso ainda não saiba eu sou de Libra, não podia ser outra coisa mesmo, totalmente descompensada. (HORÓSCOPO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/05/horoscopo.html

De um delicadeza sem tamanho, JB. Agora isso é uma sacanagem o Azarão ganha cesta de cachaça, pimenta e o diabo; você idem. Eu não ganho droga nenhuma com o meu blog, só uma porção de poemas mancos de uns punheteiros rsrs. (AMOR IMPOSSÍVEL)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/06/amor-impossivel.html

Ahhhh JB, "tomar no c..." cê me deixou comovida. Ja disse muitas vezes, mas não custa repetir no caso de gente assim meio cabeça dura (como todos os presentes), a melhor coisa em ter um blog no mundo virtual foi por ironia e definitivamente, as pessoas. Eu que agradeço, de verdade, a amizade e a paciência. Ahh! E você ia se surpreender viu, na vida real eu sou quase uma lady. Os palavrões são para os Vips. Atente, eu disse quase. (ALTERNATE REALITY – 02)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/07/alternate-reality-02.html

Sabe o qual a ironia? Tenho 28 anos e falo com você através de uma tela. Sentimentos não respeitam fronteiras, meu amigo, como aquele pai que vê o filho através do vidro do berçário pela primeira vez. É um prazer tê-lo como amigo, JB. Pra um agnóstico teísta como eu amizade é uma das provas de Deus. (DIVISOR)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/08/vidro.html

A minha avó é todinha aquela senhora, percebe coisas sutis, ouve melhor que tuberculoso. Fora que ela é muito corajosa, aos 82 adora andar de moto, aceita qualquer convite pra viajar e fazer arte. Não sei se é a idade ou falta de juízo mesmo. Quando eu digo que ela louca, ela sempre me conta uma história escrachada (sem nem ficar rosada) e a gente chora de rir. (MILLÔR NA VEJA - 04/20)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/09/millor-na-veja-04_24.html

Rapaz exatamente por ser casada com um mineiro que eu te digo que de Minas mesmo eu gosto é de queijo. #pas pra combinar com minhas sincera solidariedade ao William Waack. PS: Moreno é o nome do meu cachorro e pequeno ninguém merece mesmo. (JAMBOS E ROSAS BRANCAS)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/11/jambos-e-rosas-brancas.html

Caro pacaralho e feio paporra. Monaleza rsrs (COMENTANDO AS RECENTES - 046 (LEILÃO))
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/11/comentando-as-recentes-046-leilao.html

Sumida nada, JB. Eu tô sempre aqui quietinha só observando o movimento. Pensa bem, isso não é estar sem assunto, isso é o manifesto domínio do tema. ;) (SMARTPHONE)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2017/11/smartphone.html

"Virtualmente o único que comenta alguma coisa" agora deu pra mandar indiretas, JB? Ta parecendo minha mãe. Não vai dizer que isso é coisa de velho(a). (SURUBRAIN)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2018/02/surubrain.html

Foda, JB, apesar da sua inútil resistência, do seu notável protesto, você tem o talento patente em contar histórias. "Creio que o Medo, tal como se fosse uma entidade demoníaca, instalou-se em mim muito cedo, influenciando, pautando, balizando minha vida, minhas atitudes, comportamento pessoal, profissional e caminhada. A primeira lembrança mais nítida que tenho do efeito devastador do Medo em minha mente está relacionada à gravidez de minha mãe." Sensacional, sério mesmo. (POSSUÍDO PELO MEDO - UMA SESSÃO)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2018/06/possuido-pelo-medo-primeira-sessao.html

Muito bom, JB. E, sim, estou vivíssima da Silva Nogueira Prado. Tb ia falar que muito me agradou o título, mas cheguei tarde então é ipsis litteris. (SÚPLICE)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2018/07/suplice.html)

Ahh JB, tá vendo assim você até me tira do túmulo. Odeio quando voce fala de mim como no feminino, sabia? Quando criei o hoje extinto e por vezes saudoso cafofo que chamei de O Elemento Jota me esforcei bastante pra plantar a dúvida sobre ser uma entidade masculina ou sei lá, uma alma feminina presa num corpo alto másculo kkkkk Brincadeiras à parte, sabes que é um prazer ter notícias suas, um noticiário "jotabelístico" se assim posso me apropriar. Espero de verdade que você se estenda quantas vezes mais ;) (UM CONSELHO DE BUKOWSKI)
https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2019/06/um-conselho-de-bukowski.html.

Um comentário:

  1. A Jota deixou saudades também no Marreta - sim, "a" Jota. É uma mulher, embora traga em si um pouco de todos os outros elementos de suas suspeitas : "uma lésbica tresloucada, um gay permanentemente chapado ou uma mulher descompensada ou um homem de alma mais feminina ou ..."
    Quanto à localização geográfica da Jota, só me é permitido dizer que você errou feio.
    E, não sei, não, mas esta postagem está me parecendo um ardil, um chamariz para a Jota sair das sombras e ressurgir.
    Torçamos.

    ResponderExcluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...