Mostrando postagens com marcador EU NÃO SEI DESENHAR. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador EU NÃO SEI DESENHAR. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de abril de 2026

DEDICADO AO BU

 
Esta postagem só se explica pela obsessão que tenho de guardar, de preservar a memória de fatos, casos e coisas irrelevantes. Resolvi cumprir o que tinha dito ao meu amigo Eduardo Medeiros, que é mostrar minha briga com o ChatGPT para que essa IA entendesse o que eu estava pedindo, ou seja: apenas gerar uma versão colorida exatamente igual ao meu desenho mal acabado. Acha que foi fácil? Eliminei o blablabla interminável da IA, transcrevendo apenas minhas reações depois de cada imagem gerada. Para quê? Pró-memória, só isso.

MEU PRIMEIRO PEDIDO

A partir do título do disco dos Beatles (Sargent Pepper’s...) eu fiz este desenho baseado na foto da capa do disco, só que os quatro são pimentas verdes, vestidos com roupas nas mesmas cores da foto original. Poderia gerar uma imagem igual ao MEU desenho, mas colorido como na foto?

PRIMEIRA REAÇÃO

As pimentas não podem ter braços! Não precisam de instrumentos musicais. O traço das bocas é só um sorriso de desenho tosco. Corrija a palavra sargent. Os olhos estão esquisitos e o desenho deveria ser mais fosco, menos brilhante. Pode tentar de novo?



SEGUNDA REAÇÃO
Ficou ótimo, mas os uniformes não podem ter mangas, já que não têm braços.


TERCEIRA REAÇÃO (Já meio puto)

Pô, meu amigo, está cada vez pior. Dos desenhos gerados o segundo é o melhor, MAS os bigodes de todos e os óculos da pimenta "John Lennon” desapareceram. Tente seguir o modelo do desenho, apenas aplique cor!


QUARTA REAÇÃO (Já bastante irritado)

OK. Não vou pedir outro desenho, mas o sorriso abaixo do bigode é só um risco, um arco. Vou tentar colorir eu mesmo. Eu só penso em colorir o espaço delimitado entre o bigode e a linha do sorriso, só isso. Se você conseguisse seguir isso que disse eu te pediria um último desenho, mas com os olhos do Lennon mais orientais (como no desenho)

QUINTA REAÇÃO (Até espumando, de tanto ódio)
Parei, não vou pedir mais nada! Se você não consegue entender meus pedidos direito por que tenho que seguir seus conselhos? Repetir erros anteriores (buracos no uniforme para braços inexistentes), orelhas e narizes nos pimentões, incorporação da "coroa" ao corpo de cada pimentão... Chega, é muito para mim! Não quero nada, muito menos sugestões que nunca param de ser feitas. Fui.

Depois de alterar manualmente os olhos e o sorriso da quarta versão, cheguei ao resultado que foi publicado e que meu amigo Eduardo considerou “pica”. E eu completaria: pica dura de conseguir!





terça-feira, 31 de março de 2026

MOLHO DE PIMENTA

 

Um de meus filhos pediu um dia que eu criasse desenhos para estampar camisetas que ele pensava em vender em seu blog. Um deles foi este desenho, imaginado a partir da associação do Sgt. Pepper (Sargento Pimenta) com pimentas vestidas como os Beatles aparecem na capa do disco. Faltava colorir, coisa que eu nunca fiz, pois a ideia da venda das camisetas foi esquecida. Hoje, procurando um "dezénho" no blog, revi o desenho original, ainda cheio de anotações a mão. Tive então a idéia de pedir ao ChatGPT para colorir o desenho. Depois de cinco tentativas, cada uma pior que a outra, fixei-me na segunda opção e tentei dar uma arrumada nos sorrisos e nos olhos. E este é o resultado. Ficou bom? Sei lá!



terça-feira, 7 de outubro de 2025

ADÃO E EVA ERAM ASSIM

 
Li no livro “O caldeirão azul” do físico muito foda Marcelo Gleiser que os primeiros organismos seriam criaturas do tipo “anaeróbica (que vive sem oxigênio) e termofílica (que gosta de ambientes quentes), uma criatura unicelular simples, que viveu onde a água do mar encontrava o magma que jorrava do interior da Terra, em ventas hidrotermais".
 
Imagino que a Terra nesse momento era a expressão máxima do caos, com tsunamis gigantescos com ondas de 500 metros (a imaginação é minha, tã legal?), vulcões vomitando lava para todo lado e a todo momento, terremotos com escala Richter maior que 15 (nem sei se isso é possível), furacões, radiação cósmica, queda de meteoros gigantescos, uma zona, enfim.
 
Quando eu ainda tinha inspiração e piração, criei uma série de dezénhos (os desenhos do Zé) sobre esses proto-organismos. Um dos que mais gosto é este, onde tentei mostrar dois "protos" sendo jogados para lá e para cá num oceano primitivo:



quarta-feira, 13 de agosto de 2025

VOCÊ ESTÁ MANGANDO DE MIM?

 

Piada de roqueiro das antigas (meus filhos acharam um lixo). A ideia idiota é minha, o desenho é do ChatGPT e os versos são da ópera-rock Tommy.








quarta-feira, 27 de novembro de 2024

A POESIA NASCE DO ESPANTO

Este diálogo de spamtar já tinha sido publicado, mas sempre achei que o texto era pouco legível, por estar sobreposto à imagem (a cores). Aí resolvi refazer a piada com uso de uma imagem em preto e branco. Olhaí.

"Poesia não nasce pela vontade da gente, ela nasce do espanto, alguma coisa da vida que eu vejo e que não sabia". (Ferreira Gullar)



sábado, 28 de setembro de 2024

TEREXA

Em 2022 imaginei uma HQzinha meia boca e até me dispus a desenhá-la, mas a impressora com scanner tinha parado de funcionar, o que me obrigaria a fazer todos os quadros imaginados a mão, coisa que sinceramente não tenho mais saco de tentar. Publiquei o texto e ficou por isso mesmo. Hoje, lembrando-me dessa tentativa frustrada, resolvi dar uma pausa no post cabeça que estou tentando escrever e pedir ajuda à Ideogram IA para fazer os desenhos. Mas foi um custo, pois de cara essa IA puritana recusou o termo "trepada". Aí tive sair inventando e mudando o texto, pois a posição de "dino assado" nunca foi gerada. Mas está bom. Agora, pelo menos, tenho uma HQ desenhada, with a little help from Ideogram IA.


quinta-feira, 27 de junho de 2024

A TRÊS MÃOS

Esta é uma piada feita a três mãos, mesmo que eu não faça a menor ideia se uma inteligência artificial que cria desenhos tem mão. Por não ter este aplicativo(?) instalado no meu computador, sugeri ao popularíssimo Marreta que acionasse a IA para gerar um desenho que fosse um híbrido de um bule com uma cabeça de pitbull. O motivo até as amebas da Tailândia já sabem: um pitbule, lógico! 

Ele, o Marreta, prestimosamente providenciou logo cinco desenhos. O problema é que eu queria (mas esqueci de dizer) um pitbule sangrento, agressivo, verdadeira ameaça à espécie humana; e o que recebi foram cinco desenhos bunitinhos, caretinhas, bundamolinhas. Ai precisei utilizar meus fantásticos conhecimentos de paintbrush para dar um "up" no melhor deles. 

E o resultado é a  bagaceira apresentada a seguir. Mas a culpa não é do Marreta, pois ele só gosta de gatos. Na verdade, ele adoora gatos. Espia só:




sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

QUE TÍTULO DAR A ESTE POST?


A desvantagem de ter nascido no tempo da delicadeza, ou melhor, antes da explosão da internet, é que entender expressões geralmente em inglês para mapear esse ou aquele comportamento torna-se tarefa bastante difícil para idosos como eu. Tenho quatro filhos na faixa de 35 a 45 anos (é vero!). Enquanto moravam em nossa casa era mais fácil acompanhar as novidades, conhecer novas bandas, saber de novos costumes, filmes e livros.
 
Hoje, restrito apenas ao convívio diário com minha mulher, fico com a cara apalermada (um pouco mais do que já é normalmente) quando ouço na TV palavras como “troll”, “hater”, e os já tradicionais nerd e geek. A propósito, “geek” para mim sempre lembra o grito histérico de algum machão das antigas quando vê uma barata barateando perto de seu pé descalço.
 
Por isso, resolvi tentar entrar nesse país de que só conheço as fronteiras. Claro, com a ajuda da Wikipédia a mãe dos muito burros. E a primeira coisa que quis saber foi a diferença entre nerd e geek. E achei isto:
 
O nerd é quem está envolvido com tecnologia e gosta de passar a maior parte do seu tempo estudando e aprendendo sobre jogos e ficção cientifica. O geek é também viciado em tecnologia, porém, com um nicho mais ligado para a área do entretenimento, filmes, séries e a cultura pop no geral, como Harry Potter, Star Wars, Stranger Things e outros.
 
Além disso, muitos chamados nerds são descritos como sendo tímidos e excêntricos, bem como com muitas dificuldades em praticar, ou mesmo acompanhar esportes.
 
Foi assim que eu me dei conta de ter um convivido diariamente com um ninho de geeks, pessoas incríveis simpaticíssimas, engraçadíssimas, mas talvez distantes do que a maioria dos jovens de hoje gosta. Por exemplo, em lugar de funk ou pagode tem um que gostava de bossa-nova japonesa (isso existe!). Em compensação existe outro que se na adolescência comprava e ouvia CDs piratas de funk “proibidão”, hoje gosta de choro e MPB. Mas todos gostam de jogos eletrônicos, ficção científica, mangás e RPG e são um pouco tímidos. “Culpa de pais neuróticos”, como definiu um deles.
 
E parece que esse é um comportamento balizado pela genética, pois um dos meus dois únicos sobrinhos biológicos é exatamente igual – mesmo sendo pelo menos dez anos mais novo que nosso filho caçula e sem nunca ter convivido com os primos geek. Por isso, para provocá-lo resolvi fazer uma HQ usando emojis e palavras que ainda pretendo entender melhor. E saiu isto (meus filhos foram unânimes em achar o resultado uma merda):


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

SANTO GRAAL

 
Este desenho é o Santo Graal de todas as bobagens que imaginei para usar em estampas de blusas. E Santo Graal por sido o que mais gostei de imaginar e o que mais necessitaria de uma arte final competente. Para quem nunca ouviu ou não curte a música universal dos Beatles, é um desenho inspirado na capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Só que além do Sargento Pimenta, todos os outros são também pimentas.
 
Achei dificílimo acertar o desenho de acordo com as cores originais das roupas usadas pelos Beatles. Além disso, fiquei na dúvida sobre o bumbo da bateria do grupo. Seria mesmo um bumbo ou um vidro de molho de pimenta? Nesse caso, conseguiria fazer a perspectiva do vidro? E qual seria o nome da “banda”, pintado no bumbo ou vidro? Aí guardei os esboços e nunca mais pensei no assunto. Até agora. Mas chega de desenhos infantis e mal executados.





domingo, 22 de outubro de 2023

GOSTOSO!

 
Tem cara que é assim: na hora do banho, depois de pendurar a roupa no cabide, fica fazendo poses peladão diante do espelho, se achando o máximo. E a roupa no cabide só pode ser um rou pão (para uma salsicha de hot dog queria o quê?).



sábado, 21 de outubro de 2023

JAMES!

A questão é a seguinte: se o Brigadeiro Eduardo Gomes foi homenageado e "emprestou" sua patente para dar nome ao brigadeiro, docinho de festa que todos adoram, por que o rei da soul music não poderia também ser lembrado através de um brownie, ou melhor, do "James Brownie"? Olha aí.


sexta-feira, 20 de outubro de 2023

FRANGO COXINHA

A ideia desta estampa seria a de um frango assado onde as coxas naturais fossem dois salgados em forma de coxinha. Nada muito non sense, fabuloso ou minimamente criativo. O problema real é que eu nunca me senti capaz de reproduzir em um desenho a pele brilhante e deliciosamente crocante de um frango assado real. Por isso, fiz apenas uma montagem toscona só para não esquecer a piada.



quinta-feira, 19 de outubro de 2023

terça-feira, 17 de outubro de 2023

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

CÉU DE BRIGADEIRO


"Céu de brigadeiro" é uma expressão criada para indicar um céu azulzinho, sem nuvens e sem turbulência, adequado para não atrapalhar a leitura ou o cochilo das altas patentes durante o vôo. Resumidamente, é aquele céu mamãozinho com açúcar. Quando aprendi o significado dessa expressão já imaginei logo um balão non sense feito de que mesmo? Brigadeiro, obviamente. Olhaí mais uma estampa.


domingo, 15 de outubro de 2023

LENDAS BRASILEIRAS


Quando o jovem titular do blog Mixidão pediu que eu criasse alguns desenhos para estampar camisetas que pretendia vender através de seu blog, a primeira imagem que surgiu foi a combinação de duas lendas brasileiras em um mesmo desenho. No caso, um personagem de folclore e uma lenda da política brasileira, ou melhor, um docinho criado e batizado em homenagem a um brigadeiro da aeronáutica, (morra de inveja, Bozo!).
 
Sendo mais explícito, o desenho seria a união do Saci Pererê com o badaladíssimo e delicioso brigadeiro (conhecido fora do Brasil como “trufa brasileira”). Talvez muita gente não saiba, mas o brigadeiro tem sua origem em uma homenagem ao patrono da Força Aérea Brasileira e candidato duas vezes derrotado à presidência da república.
 
Meu irmão chama-se Eduardo em homenagem a ele, ao brigadeiro Eduardo Gomes, de quem minha mãe era fã. E não era só ela. Parece que o mulherio da época se derretia de amores pelo militar sarado e bonitão. Para arrecadar fundos para sua campanha presidencial algumas senhoras inventaram o docinho feito com leite condensado e chocolate, que se não foi patenteado acabou ficando conhecido pela patente do militar (esse jogo de palavras foi foda).
 
Mesmo não conseguindo se eleger, o Brigadeiro ficou “imortalizado” com essa homenagem. E bacana mesmo é o slogan criado para sua campanha: “Vote no Brigadeiro. Além de bonito, é solteiro.” Pois é...
 
Quanto ao Saci nem precisa dizer que talvez seja o personagem mais simpático do folclore tupiniquim, pois ganhou um ótimo livro infantil escrito pelo Monteiro Lobato (O Saci), uma revista em quadrinhos desenhada pelo genial Ziraldo (Turma do Pererê) e um disco do Tom Jobim (Matita Perê).
 
Por essas qualidades dos homenageados, saiu este desenho toscão, adequado para guloseimas de festinhas infantis ou estampa de camisetas:


FUCK!

  Minhas netas de sete e oito anos são educadas pelas mães para não dizerem palavrões, pois são palavras vulgares, “palavras grandes”. E ela...