O Blogson Crusoe
tinha exatos dois dias de vida quando minha mania de explicar o que ninguém
pediu para saber se manifestou. O número de leitores era zero, mas mesmo assim
eu entendi que deveria caracterizar cada um dos nove marcadores que pretendia utilizar para alocar as postagens que faria. Naquela época, em lugar
de “Marcador” eu utilizava o termo “Seção”.
O tempo foi
passando, a ansiedade indo e vindo como se fosse a água da onda que quebra na
praia e novos marcadores foram progressivamente sendo criados. Alguns eram tão
idiotas que acabaram sendo definitivamente excluídos. Nesse meio tempo
o Blogson foi assassinado e ressuscitado umas quatro vezes, novos blogs foram
criados e depois extintos e a ansiedade ali, só na marcação, só esguichando.
Na última morte
e ressurreição do Blogson eu prometi que nunca mais atentaria contra sua vida
digital. E disse mais, prometi - e estou cumprindo - migrar para os tempos atuais os posts que me
causaram prazer ao ser criados. Preciso também confessar que essa migração visa seduzir novos leitores, pois ninguém parece ter vocação para arqueólogo de blog, para escavar os posts do início do Blogson.
Por isso, nada
mais natural que eu faça a reapresentação das seções - ou marcadores – onde os
posts do blog estão abrigados. A novidade é que dei uma rápida higienizada no
blog, o que resultou na eliminação de um marcador e na exclusão de sete
postagens idiotas. Hoje o Blogson está assim planejado:
ENTENDENDO O
BLOG: autoexplicativo
SEM NOÇÃO: esta seção também poderia ser chamada de “espaço Jotabê” por abrigar todas as idiotices e piadas ruins e sem graça que imagino. O detalhe é que as coisas
postadas nesta seção necessitam que o leitor tenha uma pouco da chamada cultura
pop ou cultura inútil ou cultura geral ou, simplesmente, cultura. Se não tiver,
como irá malhar adequadamente as coisas ridículas e sem graça que lerá? Ou
seja, se só entender de futebol (por exemplo), como irá detonar toda a falta de
senso que encontrar pela frente? Resumindo: este blog é contraindicado para
analfabetos funcionais.
DIÁLOGOS DE SPAMTAR: o nome já diz tudo - se fossem encaminhados por e-mail, eu
seria marcado como spam pelos destinatários. Significa que esta é um caso
bem mais grave e particular da seção “Sem Noção”.
FALANDO SÉRIO:
90% das coisas que escrevo são piadas idiotas, trocadilhos infames e
pensamentos ridículos. Às vezes, entretanto sai alguma coisa sem (ou com pouca)
ironia.
PAPO CABEÇA: esta é uma versão “viajada” do “Falando Sério”. Embora hoje eu
seja radicalmente contra o uso de qualquer tipo de droga – não importando se é
lícita ou ilícita (só aceito leite com Toddy – gelado, por favor), às vezes
deliro um pouco. Como disse o Belchior, “a minha alucinação é suportar o dia a
dia, o meu delírio é a experiência com coisas reais”.
VINTAGE: há situações que só ocorrem (ou ocorreram) uma vez. Por isso, os
textos acabam por ficar envelhecidos, meio datados, não atemporais. Como um
texto sobre a Copa, por exemplo.
RELIGARE: esta seção era meio polêmica, já que pretendia juntar todas as frases
e textos relacionados à religião, ou melhor, às religiões de modo geral. A
polêmica poderia surgir dos textos postados, que podiam ser piadas, comentários
irônicos ou reflexões sérias. Não tenho nenhum problema com isso, pois sou
católico praticante. Muitos textos foram depois excluídos, mas os
fundamentalistas ainda podem ficar meio ou muito putos com o que
lerem. Paciência.
MEMÓRIA: outro caso particular de “Falando Sério”, está relacionado à minha
lembrança de pessoas, casos e acontecimentos que me marcaram ou fizeram parte
de minha vida. Embora seja um lance mais pessoal, algumas coisas são legais.
POLITICALHA:
esta é uma seção criada para canalizar meus espasmos de ódio, perplexidade e
consternação com as atitudes dos políticos brasileiros. Para dar a real
dimensão do que sinto por essa gente, em lugar de “Calha Política”, resolvi
adotar o nome Politicalha. Segundo Rui Barbosa, “política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se
relacionam com a outra, antes se negam, se repulsam mutuamente. A política é a
higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de
moralidade estragada”.
PRODUÇÃO
TERCEIRIZADA: este marcador ou seção serve para compartilhar com os
inexistentes leitores alguns textos de autores consagrados que admiro e
venero. Há também uma sacanagem implícita: como sou menos bobo (não muito
menos) do que aparento ser, quando alguém procurar o autor ou o texto, vai que
encontra o blog, não é mesmo? Com o tempo passei também a publicar textos bacanas de
anônimos ou quase isso.
MÚSICA, MAESTRO!
este marcador é uma espécie de irmão gêmeo da seção “Produção Terceirizada”,
só que voltada para compartilhar os links das músicas que me fizeram babar de prazer ao ouvi-las. E é só filé, pois não passa nem perto de “carne de segunda”.
EU NÃO SEI
DESENHAR: esse marcador abriga todo tipo de maluquice que criei com colagens,
grafismos e desenhos tosquíssimos, sempre tentando fazer humor.
LITERATICES: mesmo
que continue achando que a realidade pode ser muito mais louca que a ficção, confesso
ter cometido alguns deslizes e brincado de fazer literatices. Segundo li no
dicionário, "literatice" é sinônimo de "literatura de má qualidade
e pretensiosa; literatismo". E essa definição é a cara do Blogson! Por
isso, resolvi criar (mais) uma seção no blog, que levou o merecido título de
"Literatices". As tentativas de fazer literatura (prosa e poesia) seriam
redirecionadas para a nova seção. Passou um pouquinho
de tempo e essa seção foi dividida em duas, uma destinada aos textos em prosa e
outra aos poemas que ousei escrever.
PESCA NA REDE: marcador
que resgata os comentários e piadinhas que fiz no Facebook.
POSTA RESTANTE:
este é um marcador adequado às minhas excentricidades, pois reúne textos
escritos em forma de cartas ou mensagens.
CORONA: com o
surgimento da epidemia de Covid-19 muitos dos textos, desenhos e piadas que fiz refletiram
o impacto dessa doença em minha mente. Nada mais natural (para mim!) que um
marcador específico fosse criado
O CHATO DO GPT:
o último dos marcadores criados, exclusivo para textos escritos pela I.A. ChatGPT
a partir de minhas sugestões. Sua função é só divertir. A mim e a quem
eventualmente resolva ler esses textos meio melosos.