quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

JOTABÊ TEM UM GHOST WRITER!

 
Foi no início da década de 1970, lendo O Pasquim, que eu tomei conhecimento da expressão “Ghost Writer”. O cartunista Jaguar, criador do rato Sigmund Freud (Sig para os íntimos), ícone do jornaleco, parece ter entrado em uma entressafra criativa para criar as hilárias tiras do Sig. Por isso, durante muito tempo, o jornalista e cronista da BBC Ivan Lessa mandava o roteiro das tiras e o Jaguar ilustrava. E nas tiras aparecia o nome do jornalista como “ghost writer”.
 
Hoje me ocorreu a ideia de usar um ghost writer para melhorar a qualidade decrescente dos próximos textos que cismar de escrever. E o ghost writer (mais ghost, impossível) será o ChatGPT. Só que a ordem será assim: depois de penar para escrever um texto minimamente inteligível pedirei ao chato do GPT para reescrevê-lo. Assim, quem não souber dessa treta poderá pensar: “Como Jotabê está escrevendo bem! Meio careta, meio pudico, mas não há agressões à gramática e a fluência está ótima!’
 
A seguir, o mesmo texto reescrito pelo ChatGPT. Mas a duplicidade acaba aqui. A partir de agora e sempre que der na telha meus textos serão reescritos pela IA, devidamente identificada. Antes de continuar, só uma piada daquela época para explicar o nome do rato de “pés de elefante”: “Deus criou o sexo, Freud criou a sacanagem”. Olha o Sig aí.

  
Foi nos primeiros anos da década de 1970, lendo O Pasquim, que tomei conhecimento do termo "Ghost Writer". O cartunista Jaguar, criador do personagem Sigmund Freud (ou Sig, para os íntimos), um ícone do jornal, parecia estar passando por um período de pouca criatividade para elaborar as divertidas tiras de Sig. Por essa razão, durante um bom tempo, o jornalista e cronista da BBC Ivan Lessa enviava o roteiro das tiras e Jaguar as ilustrava. E o nome do jornalista aparecia nas tiras como "ghost writer".
 
Hoje, ocorreu-me a ideia de utilizar um ghost writer para aprimorar a qualidade decrescente dos próximos textos que eu decidir escrever. E o ghost writer (mais "ghost", impossível) será o ChatGPT. No entanto, a dinâmica será diferente: depois de me esforçar para redigir um texto minimamente inteligível, solicitarei ao ChatGPT para reescrevê-lo. Desta forma, aqueles que não estiverem cientes dessa estratégia poderão pensar: "Como Jotabê está escrevendo bem! Talvez um pouco conservador, mas não há erros gramaticais e a fluidez está excelente!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...