segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

JURA DIZER A VERDADE, SOMENTE A VERDADE, NADA MAIS QUE A VERDADE?


Antes que você comece a ler o texto a seguir, preciso deixar claro que não tenho nada contra a Direita nem contra a Esquerda. Eu só não suporto o radicalismo e tenho medo da Extrema Direita e da Extrema Esquerda. Eu me considero de centro (sou o que os idiotas chamam de "isentão"). Ah, e também sinto náusea com o fundamentalismo religioso. Tamos entendidos? Então, bora lá.
 
Na reportagem publicada pelo site BBC News Brasil sobre a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em apoio a ele mesmo, há a transcrição de trechos de notícias publicadas pela imprensa internacional. Por falta absoluta do que fazer, entrei nos sites dos órgãos mencionados na reportagem para ver o que realmente estavam dizendo sobre a muvuca bolsonarista. A seguir, trechos encontrados nos diversos veículos mencionados e trechos traduzidos pela BBC para língua de gente (português):
 
Me enrolei todo nesta introdução, mas o que está pegando é a quantidade real de idiotas que compareceu para manifestar seu apoio ao ex-capitão. Olha só:
 
- Correio Brasiliense, “o advogado e ex-secretário de Comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, disse que são esperadas mais de 700 mil pessoas no ato convocado na Avenida Paulista, marcada para ocorrer no próximo domingo”.
 
- Poder 360: “Ato de Bolsonaro teve de 300 mil a 350 mil pessoas Imagens aéreas da concentração e mapa da av. Paulista permitem cálculo aproximado da concentração; secretaria de Segurança Pública de São Paulo fala em 750 mil pessoas...”
 
- Le Monde: Six blocks of Paulista Avenue were filled with Bolsonaro supporters, many of them saying that he is being persecuted by Brazil's Supreme Court and that President Luiz Inácio Lula da Silva unfairly won his narrow victory in the 2022 election. Independent observers from a research group at the University of Sao Paulo estimated 185,000 people joined in. Brazil's military police put the crowd size even bigger.
O jornal disse que havia um grande número de manifestantes no ato, mas destacou o comedimento de muitos dos presentes.
"A multidão estava lá, é claro. Mas estamos longe do entusiasmo das mobilizações anteriores. Sob um lindo sol, os rostos permaneceram fechados, e as palavras eram controladas. O medo de serem presos por convocarem um golpe é real entre esses bolsonaristas que agora seguram seus ataques contra os odiados juízes do Supremo Tribunal Federal."
 
- Le Figaro: Des dizaines de milliers de personnes se sont rassemblées ce dimanche 25 février à São Paulo en soutien à l'ancien président d'extrême droite Jair Bolsonaro, de quoi tester sa popularité en plein scandale sur des soupçons de «tentative de coup d'État». Vêtus de vert et de jaune, les couleurs du Brésil, les manifestants affluent vers l'avenue Paulista, artère emblématique de la plus grande métropole d'Amérique Latine. L'ancien président a pris la parole lors de ce rassemblement où les organisateurs attendaient 500.000 personnes.
 
- El País: El expresidente de Brasil reúne en São Paulo a unos 185.000 seguidores en su primer acto político desde que en 2022 perdió contra Lula y sus fieles asaltaron el Congreso.
"Cerca de 185 mil fiéis, segundo uma contagem de acadêmicos, apoiaram-no juntamente com quatro governadores aliados e dezenas de parlamentares. Três dias depois de permanecer em silêncio ao ser questionado pela polícia sobre a suposta trama golpista, Bolsonaro queria uma foto de multidão para rebater o que considera uma perseguição judicial."
O jornal destacou a fala de Bolsonaro de que não havia "tanques nas ruas" e que, portanto, não houve tentativa de golpe. Segundo o jornal, Bolsonaro "ignorou que no século 21 os golpes são perpetrados distorcendo as leis".
O El País disse que o ex-presidente está "cada vez mais encurralado pela justiça".
 
- Daily Mail: Thousands of Brazilians pour into the streets of Sao Paulo after ex-President Bolsonaro called for show of support amid claims he plotted a coup to stay in power after election defeat
O Daily Mail enumerou as acusações contra Bolsonaro, mas concluiu: "Mesmo assim, Bolsonaro ainda é considerado o líder da oposição e é adorado por seus fervorosos apoiadores".
"O protesto de domingo à tarde é visto como um teste decisivo ao seu apoio antes das eleições municipais de outubro, nas quais se espera que a sua influência desempenhe um papel fundamental na nação ainda polarizada."
 
- The Independent: Former Brazilian president Jair Bolsonaro has denied inciting a coup after losing the presidential election in October 2022.
The far-right leader told hundreds of thousands of supporters at a rally on Sunday that the allegations against him were a "lie" as he flexed his political muscle to hit out against the ruling government.
O Independent destacou que Bolsonaro ainda tem muitos apoiadores no Brasil, apesar das investigações policiais contra ele.
"O evento mostrou que a mensagem de Bolsonaro ainda ressoa entre muitos brasileiros, alguns dos quais evidentemente são a favor de qualquer tentativa de golpe que o coloque no poder.
 
- The Guardian: Tens of thousands of supporters of former Brazilian president Jair Bolsonaro have rallied in the country’s biggest city, in a show of strength against legal challenges that could put him in jail. Six blocks of São Paulo’s Paulista Avenue filled with Bolsonaro supporters, many of whom said that he was being persecuted by Brazil’s supreme court and that President Luiz Inácio Lula da Silva unfairly won his narrow victory in the 2022 election.
O Guardian destacou na sua manchete: "Dezenas de milhares de pessoas participam de manifestação em apoio ao ex-presidente do Brasil".
 
- Isto É: A manifestação na Paulista é bancada pelo pastor evangélico Silas Malafaia, que estimou na sexta-feira (23) desembolsar entre R$ 90 mil e R$ 100 mil para arcar com toda a estrutura do evento, como fornecimento de água, instalação de grades e transmissão pela internet – há seguranças privados, mas a Polícia Militar também atua no local. Malafaia alugou dois trios elétricos que estão dispostos em “L”: um maior, onde está Bolsonaro e os aliados mais importantes, de onde são feitos os discursos e um segundo veículo, sem estrutura de som, para abrigar os demais convidados, fotógrafos e cinegrafistas.
 
- Record News: Pouco antes das 17h30, os manifestantes começaram a evacuar a área da avenida Paulista após final de ato pró-Bolsonaro, realizado neste domingo (25). O ex-presidente – que passou a noite no Palácio dos Bandeirantes e chegou acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao evento –, discursou para cerca de 700 mil apoiadores, segundo informações dos organizadores, e disse ser ‘vítima de perseguição’.
 
- Carta Capital: A manifestação encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo 25, reuniu 185 mil pessoas em seu pico, às 15h. A estimativa de público partiu do Monitor do Debate Político, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto.
Às 17h, a contagem do grupo registrou 45 mil pessoas. Os especialistas chegaram a esses números por meio de fotos aéreas e com o auxílio de um software.
A equipe tirou 43 fotos entre 15h e 17h, onze das quais foram selecionadas de forma a cobrir a extensão do ato, sem sobreposição. Na sequência, cada foto foi repartida em oito pedaços – em cada parte, o Monitor aplicou um método chamado Point to Point Network, para identificar cabeças e estimar a quantidade de pessoas.
Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou para menos nas imagens aéreas com mais de 500 indivíduos.
 
- Portal G1: Os apoiadores começaram a chegar pela manhã e os discursos tiveram início por volta das 14h30. Bolsonaro chegou por volta das 15h, acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse horário, segundo um levantamento de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reunia cerca de 185 mil pessoas – o ápice da manifestação.
 
- Secretaria de Segurança Pública: o ato na Avenida Paulista reuniu 600 mil pessoas. Considerando também os presentes nas ruas adjacentes, o público chegou a 750 mil, de acordo com a pasta do governo estadual, chefiado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
 
Então, ficamos assim: a quantidade de manifestantes presentes no ato “me ajudem a tirar o cu da reta” foi de
750 mil segundo o governo estadual de São Paulo
700 mil segundo o portal Record News
600 mil segundo a Secretaria de Segurança Pública
300 mil a 350 mil segundo o Poder360
185 mil segundo o Le Monde, El País, G1 e Carta Capital
 
A favor da veracidade do número informado pela Carta Capital está o detalhamento do método utilizado pela USP. Outra coisa “bunitinha” foi a grana desembolsada pelo pastor Silas Mala. Veio de onde? Das doações dos fiéis ou do próprio bolso? (creio que isso é redundância)
 
Isso me leva à seguinte constatação: em política a “Verdade” é “fluida” e tem a precisão de acordo com os interesses de quem a veicula e de quem nela quer acreditar.
 
Deixei para finalizar este longo post 
uma imagem curiosa, que faz lembrar uma saudação antiga, de tempos muito sombrios. Mas, claro, é só uma coincidência. Fui.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...