sábado, 3 de fevereiro de 2024

DESEMBUCHA!

 Já ouviu falar do desembucha.com? Provavelmente não. O desembucha.com foi o primeiro (até onde eu sei) site brasileiro para criação/hospedagem de blogs, que teve uma curta vida entre maio de 2001 a setembro do mesmo ano.
 
O site surgiu porque eu queria começar um blog, e cismei de desenvolver um sistema próprio. Se me lembro bem, o Blogger (irônico, não?) na época exibia banners nos blogs, e eu achava isso meio invasivo. Daí a ideia de um sistema próprio, sem banners e tal.
 
Assim começa um texto com a descrição de um site brasileiro que teve a petulância de concorrer com o gringo Blogger, desafio bem sucedido no principio, pois chegou a ter “quase 4.000 blogs cadastrados e aproximadamente 10.000 acessos diários”, estimulados pelo tema bem humorado “blogs pra tudo quanto é gosto, sexo, cor, religião e sabor de sorvete”.
 
Esse site pioneiro foi desenvolvido por um jovem idealista, um quase gênio então com apenas 24 anos. O fim do site foi assim explicado: “o consumo de recursos do site ficou então muito grande, em parte pelo processamento das páginas, já que usávamos uma linguagem interpretada, e em parte pelo consumo de banda. Assim, fomos "convidados" a assinar um plano de hospedagem em um servidor dedicado. Como sustentávamos o site com recursos próprios, tivemos que tirá-lo do ar, já que esses planos de hospedagem em servidores dedicados estavam muito além do que podíamos arcar”.
 
Olha a falta de monetização aí. Em vez de receber por publicidade que poderia ser divulgada no site os idealistas e românticos criadores preferiam pagar do próprio bolso para mantê-lo no ar! E por falta de visão comercial ainda acabaram perdendo o domínio do título do site.
 
Os 2,3 leitores do Blogson podem estar se perguntando por que eu entrei nessa. A resposta é simples: eu conheço os dois jovens que criaram e mantiveram o desembucha.com até onde aguentaram, e foi conversando com seu criador e principal desenvolvedor que me fez refletir sobre o desmonetizado Blogson Crusoe e sua comparação com outros blogs. Mas acho que vou deixar esse assunto para o próximo post, pois se ninguém tem muito saco para ler o que escrevo, menos vontade tenho eu hoje de escrever muito. Hasta la vista, baby!
 
E antes que eu me esqueça, se alguém quiser ler mais sobre o desembucha.com e seu criador, siga este link:
 
http://blog.casalgeek.com/2008/05/desembuchacom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...