sábado, 9 de setembro de 2023

REFORMA DE CASA

Os casarões construídos no início do século XX guardam um charme, uma elegância de formas, uma nobreza que se mantém mesmo quando a pintura da fachada está descascada e alguns ladrilhos hidráulicos da varanda estão trincados. Mas se o morador não se preocupa com a limpeza interna e deixa o mofo se instalar nos armários e a poeira embaçar a mobília, qualquer pessoa que a visite sentir-se-á desconfortável, incomodada, louca para ir embora.
 
Assim também tenho visto o Blogson Crusoe, um blog que existe há nove anos e que já recebeu mais de 2.600 publicações de todo tipo e estilo. Mas o tempo passou, muitos posts envelheceram, outros tantos exibiram preconceitos e pensamentos que não possuo mais. Como esperar que novos leitores sintam-se atraídos por isso se nem eu mesmo curto mais?
 
Hoje eu percebo que os versos do Belchior retratam bem meu sentimento em relação ao que já escrevi e publiquei no blog: “Você não sente nem vê mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudança em breve vai acontecer.E o que há algum tempo era jovem, novo, hoje é antigo e precisamos todos rejuvenescer”.
 
Traduzindo essas palavras, cheguei à conclusão de que se não pretendo nunca mais acabar com o blog, preciso dar uma varrida, uma espanada nos posts mais antigos para torná-los mais atrativos a quem nunca os leu. E a ideia que tive foi acessar um por um (haja saco!) e trazer para os dias atuais os que eu entender serem atraentes para possíveis novos e seletos leitores. Textos sobre política, por exemplo, nem pensar!
 
Assim procedendo eu deixarei os posts com data de validade vencida - e aqueles com que não mais me identificar - quietinhos em suas datas originais de publicação. Isso melhorará o Blogson? Não sei, mas essa é uma ideia antiga que vira e mexe voeja em minha mente (na verdade, surge sempre quando a inspiração é zero).
 
Tentarei seguir também a opinião de uma especialista para não deixar textos muito longos: "Hoje as pessoas querem coisas rápidas, perdem o foco rápido, e a grande maioria trabalha e tem pouco tempo" (embora as postagens do Marreta contradigam essa opinião).
 
Mas será divertido higienizar o blog, pintar alguns cômodos, encerar o piso, limpar os azulejos e revitalizar o Blogson. Assim poderei convidar pessoas ilustres a visitar as instalações remodeladas do velho Blogson. Talvez, quem sabe?, até inclua algumas fotos em textos do marcador Memória. E se isso funcionar, os leitores novos e antigos nem se interessarão em conhecer o quarto de despejo onde ficará guardada a velharia do blog. Vamos ver como fica.

 

 

Um comentário:

  1. Agradeço suas sugestões e vou transformar minha resposta em novo post (picaretagem, lógico).

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...