sábado, 16 de setembro de 2023

PREVIDENTE

Este diálogo foi originalmente publicado em 14/06/2014 e dentre os mais de dois mil posts já publicados é um dos meus textos prediletos, não só pelo diálogo totalmente sem noção, mas por "detalhes construtivos" que talvez a maioria das pessoas nem perceba. Um deles, por exemplo, está na quinta frase da conversa, quando a mudança de letra maiúscula para minúscula e tamanhos diferentes da fonte indicam o abatimento e a consternação que invade a vidente, que vai abaixando o tom de voz. Mas não quero falar mais nada, porque isso aqui não é uma tese de mestrado. 


Há pouco mais de um mês (02/05/2014), alguns canais de TV noticiaram a morte da “vidente” e personalidade televisiva Mãe Dinah. Segundo consta, ela teria previsto a morte do grupo “Mamonas Assassinas”(!). Mas, deixemos Mãe Dinah em paz ou, como dizia meu pai, “que Deus a tenha em bom lugar”.

Não sei porque me lembrei disso agora, mas fiquei pensando que deve ser foda ser vidente quando se está perto de morrer. Como fazer? Desabilitar a função “previsões pessoais”? Vá saber! Por conta dessa lembrança,  fiquei imaginando uma outra vidente velhusca que sai enlouquecida do banho. Saca só:


- EU VOU MORREEERRR!!!!!!!!!!!!

- MÃE!!! Porque tá pelada assim? Ficou louca???

- EU VOU MORRER!!!!

- Pelamordedeus, cobre com a toalha essas mamonas caídas! Os meninos já devem estar chegando!

- EU VOU MORReeerrr...

- Todo mundo vai, Mãe, só não dá para sair igual uma louca do banheiro.

- Você não entende, eu tive uma visão de que vou morrer dentro de trinta dias!!!

- Relaxa, Mãe, você não está em um programa de televisão...

- Eu tô falando sério!! Eu vou morrer dentro de UM MÊS!!!

- Tá bom, supondo que pelo menos desta vez a senhora acerte uma, de que adianta ficar desesperada? Se vai acontecer, vai acontecer. Relaxa!...

- Você não está acreditando, mas isso não pode ficar assim! Eu sou uma vidente, entendeu? Uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo.

- E o que a senhora pretende fazer? Vai fechar o consultório? Vai viajar? Vai começar a rezar?

- Não, a partir de hoje só aceito pagamento à vista. Cheque pra trinta dias, nem pensar!

Um comentário:

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...