quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ANTICONSTITUCIONALISSIMAMENTE


Segundo a Wikipédia, o título deste post é a maior palavra da língua portuguesa. Um palavrão, portanto.

Em 2003 encaminhei um texto erroneamente atribuído ao Millor Fernandes – muito engraçado e cheio de palavrões – para um ex-chefe mala que, de tão pedante que era, usava linguagem escrita para falar. Em resposta ao envio despreocupado do texto de humor, começou a me provocar com perguntas sem fim, durante uns três ou mais meses. Eram e-mails quase diários, escritos em linguagem empolada, pernóstica, cheia de traças e teias de aranha. E eu respondia do mesmo jeito pedante, um pouco para mimetizá-lo, um pouco por esnobismo mesmo (fui colega do príncipe Charles, pô!). 

Como o assunto deste texto é o uso de palavrões, resolvi transcrever algumas dessas respostas (resgatadas de backups antigos) – verdadeiras pérolas de pedantismo – que dei sobre esse assunto. De lá para cá a coisa mudou. Aliás, aproveito para deixar claro que todas as coisas que escrevo hoje utilizam – por opção pessoal – uma linguagem coloquial, frequentemente mal educada e sem modos. A mim causam mais desconforto os erros de gramática que cometo do que as palavras de baixo calão que eu possa utilizar.

Assim, feitos os devidos esclarecimentos, vamos ao resgate de reflexões em estilo que a revista Veja classificaria de “pedestre”.

Não sou antropólogo, sociólogo, psicólogo ou teólogo. Longe de mim, portanto, o “logos”. Sou apenas um pobre engenheiro (cujo sufixo também se aplica a atividades mais prosaicas e carentes de uma atividade intelectual mais efervescente – ferreiro, carpinteiro, marceneiro, pedreiro e outros). Como tenho baixa autocrítica, vivo “teorizando” e “refletindo” sobre coisas que não entendo bem. No duro, no duro, sou apenas um simplório, um matuto que tenta se passar por ladino. Sobra-me atrevimento, faltam-me “engenho e arte”. (12/09/2003)

Penso que há um vigor nas palavras de baixo calão que as ditas “eufônicas” não têm. As palavras chulas “gritam”, enquanto aquelas recomendadas pelas boas maneiras apenas “sussurram” ou dizem à meia voz. Essas palavras carregam em si uma “energia potencial” muito grande, uma força expressiva bruta de tal forma, que, ao serem usadas, liberam emoção pura, quase atômica. Fico pensando que por dizerem respeito a comportamentos ou secreções (excreções?) orgânicas que a sociedade acostumou-se a esconder, condenar ou evitar – por puramente animais e instintivos (longe, portanto, da razão) – acabam funcionando como catarse. Essa força explosiva que carregam quando usadas agressivamente, acaba sendo preservada mesmo quando utilizadas de forma amistosa ou ironicamente. Acho que é por aí. (12/09/2003)
           
Por morarmos na rua principal de acesso e saída do bairro, por onde passavam carros, ônibus e bondes, eu e meu irmão permanecemos muito tempo presos em casa, até quase o final da infância, pois não podíamos sair sem a companhia de adultos nem brincar nos campos de futebol de várzea próximos de nossa casa, tal como fazia a molecada da vizinhança. Um dia, quando meu irmão já estava autorizado a sair sozinho pelas proximidades, fui com ele a algum lugar. Ao passar perto de dois meninos que discutiam, ouvimos um deles soltar um “filho da puta!”. Aquilo me mesmerizou, hipnotizou, pois era uma expressão tabu. Virei para meu irmão e disse “você viu o que o Alvinho falou? Ele disse F.P.!!!” Olha que coisa ridícula e hipócrita! Eu nem sonhava saber o significado de “puta”, mas sabia que aquilo era um palavrão. Se eu tivesse ficado calado, tudo bem, mas sempre me lembro e me impressiono com a hipocrisia e a carga de repressão sobre uma criança de sete ou oito anos contidas nesse episódio.

Devo dizer que se enganam os que acreditam que eu sou um apologista da linguagem “boca suja”. Não sou (de verdade!). Como tenho temperamento de camaleão, me expresso de acordo com o ambiente em que estou. Por exemplo, se estiver conversando com um padre, é só ora pro nobis pra lá, aleluia pra cá e amém (bazinga!). E quando converso com pessoas mais velhas que eu (o que está cada vez mais difícil de acontecer) jamais falo um palavrão, pois entendo que devo respeitar a diferença de comportamentos aprendidos em épocas distintas. É o caso de minha sogra.

Mas há outros exemplos: logo depois de formado, fui admitido em uma empresa onde trabalhavam sete irmãos do dono. Para complicar mais, esse sujeito era sobrinho de bispo, irmão de freira e pai de padre. Apesar de gente finíssima, era um mega carola. Assim, nos três anos em que trabalhei lá, fiquei sem dizer um único palavrão no horário de trabalho. Em compensação, no emprego seguinte, encontrei um ambiente barra pesada onde casos de orgias e bacanais (no popular, surubas) eram alegremente contados pelos diretores e gerentes. Resultado: destravei a língua de uma vez só (mas nunca participei das putarias). Em minha defesa, posso dizer que mesmo usando às vezes uma linguagem de deixar carroceiro orgulhoso, apenas tento não cair na profundidade rasa de muito texto que leio por aí. Xô, hipocrisia!

A título de conclusão, reservei outra “reflexão” dirigida ao antigo chefe mala.

Para mim, mesmo que não seja de bom tom, falar palavrões é uma coisa meio catártica. Funcionariam como um fio-terra, colocando-nos de novo em contato com a Mãe Natureza. Penso que as palavras “fortes” nos provocam um safanão cerebral, devolvem-nos (ainda que inconscientemente) a percepção do que efetivamente somos: animais com processos cerebrais mais evoluídos, mas animais (e, por isso, instinto puro), em última análise. Eufemisticamente, diria que os palavrões e palavras correlatas são como que “rugidos e rosnados”. (15/09/2003)

Hoje, se recebesse um e-mail de alguém com as bobagens empoladas que escrevi há mais de dez anos (claro, depois de passado o susto ao ler esse lixo), eu ficaria tentado a responder de forma cautelosa, elegante e fleumática, digitando:

– Você pode até não "arquivar", mas está deixando "a gaveta aberta". 

Escrito em 11/12/2014


2 comentários:

  1. Que coincidência, meu caro!
    Então você também foi colega do príncipe Charles? Como esse mundo é pequeno. Quando encontrar com ele, pergunte se ele se lembra de mim. Deve lembrar, porque quando éramos pequenos eu dava cola para ele. Bons tempos.
    A propósito: não se preocupe com aquele post. Todos nós erramos de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui colega, mas não da mesma classe (até porque meu colégio não tinha classe nenhuma). Estudávamos em colégios co-irmãos, ele em Londres e eu no Ginásio Afonso Arinos, em BH. mandei muitas cartas para ele,mas elas sempre eram devolvidas (creio que por minha caligrafia ilegível).

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...