domingo, 24 de setembro de 2023

LADY MURPHY

Basta alguma coisa dar errado que sempre aparece alguém dizendo que foi a "Lei de Murphy". Até parece que o Eddie Murphy (não é o ator, pô!) é o braço direito do Darth Vader. 
Como ninguém conhece direito essa história (nem eu), resolvi contar aos meus 1,7 leitores a verdade. 

1ª Lei de Murphy: 
O capitão Edward A. Murphy Jr. era um engenheiro (não sei porque, mas engenheiro tem sempre a mania de dar palpite em tudo) da Força Aérea Americana que, à falta do que fazer - estava sem palavras cruzadas naquele dia - resolveu enunciar uma lei universal amparada em conceitos de probabilidade e, principalmente, desalento. Aí disse algo parecido com uma das seis opções abaixo:

-   Se existe mais de uma maneira de uma tarefa ser executada e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la.
-   Se há duas formas de fazer alguma coisa e uma delas vai resultar em um desastre, é assim que ele vai fazer.
-   Tudo que pode dar errado dá errado.
-   Se algo pode dar errado, dará.
-   Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível.
-   Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal.

No duro mesmo, o que ele queria era homenagear sua amada esposa. Embora ele fosse americano, sua esposa era uma inglesa de nobilíssima estirpe, uma verdadeira lady. Por isso, deu ao enunciado o pomposo título de Uma Reflexão para Lady Murphy, que era o tratamento dado carinhosamente por ele à sua musa inspiradora. Infelizmente, naquele tempo, a sociedade era ainda muito machista e ele acabou por mudar o nome de sua teoria para Lei de Murphy.

2ª Lei de Murphy:
Essa lei, embora resultante de intensa reflexão, acabou ficando esquecida e não consta mesmo em nenhuma publicação digna de crédito (pessoal ou imobiliário). A bem da verdade, teria surgido de um pequeno bate-boca familiar, sendo apenas a transcrição do que disse sua esposa, Lady Murphy, carregando na ironia:

“Se não consegue nem enunciar uma Lei de forma clara e indiscutível, sempre haverá alguém para interpretar e reescrever o que foi dito por você”.

Lei de Smurf:
Depois de absorver os ensinamentos contidos nos programas do canal Animal Planet, cheguei a uma conclusão que bem poderia ser considerada uma Lei sobre o comportamento da espécie humana. Poderia até dar meu nome a essa teoria e, se assim o fizesse, seria reverenciado e aplaudido pelas futuras gerações. Mas, por grandeza de espírito, elevada modéstia e pequenez de vaidade, preferi dar a ela o nome de Lei de Smurf (ah, essa mania de trocadilhos infames!):

Se você criticar a atitude de alguém, sempre encontrará quem tente amenizar ou justificar o comportamento da pessoa criticada com fatos e argumentos que nada têm a ver com o objeto da crítica.

Corolário - de Gargamel (Alguém se lembra do desenho dos Smurfs?): 
Se você defender uma pessoa ou alguma coisa, sempre encontrará alguém disposto a atacá-la. E vice-versa.

escrito em 02/09/2014

2 comentários:

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...