sexta-feira, 8 de setembro de 2023

AGORA É OFICIAL

 
Belo Horizonte é oficialmente a capital dos botecos, com mais de 4 mil bares. E eu moro no bairro que é considerado o mais boêmio de BH. Por que eu tinha de gostar logo de leite com Toddy?
 
O Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tornou oficial um título há muito reconhecido: Belo Horizonte é a capital com a maior quantidade de bares do país. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comparou os dados da população com o número de estabelecimentos ativos na base da Receita Federal.
 
A capital mineira desponta na liderança, com 178 bares a cada 100 mil habitantes, bem à frente da segunda colocada, Florianópolis, com 150 bares a cada 100 mil moradores, e muito à frente da cidade do Rio de Janeiro (8ª colocada, 99 bares por 100 mil habitantes) e da cidade de São Paulo (14ª colocada, 78 bares a cada 100 mil).
 
Segundo a Receita Federal, BH tem 4.136 estabelecimentos com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)  principal de bar. O órgão reconhece dois CNAES na categoria: bares com entretenimento e bares sem entretenimento.
 
Considerando-se a área do município, são 12,5 bares por km² em Belo Horizonte, número também muito superior aos de todas as outras capitais. Por este critério, São Paulo fica em segundo lugar, com 5,9 bares a cada km², logo à frente da terceira colocada, o Rio de Janeiro, que tem 5,1 bares por km2. Em números totais, São Paulo tem 9.043 bares e o Rio de Janeiro 6.175.
 
“Não é surpresa, há muito sabemos informalmente que Belo Horizonte é a capital dos bares e botequins. Qualquer pessoa que já tenha visitado a cidade por alguns dias pode atestar isso. Mas agora não há espaço nem mesmo para contestação”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. “Como o estudo leva em conta a atividade principal, creio que o número de estabelecimentos é ainda maior. Porque muitos que têm CNAE de restaurante na cidade servem refeições no almoço e, à noite, funcionam como bar da happy hour em diante”, ele completa.
 
Levando-se em conta as regiões, além da líder no Sul, Florianópolis, no Norte a liderança fica com Palmas (TO), que tem 130 bares a cada 100 mil habitantes. No Nordeste a primeira colocada é Salvador (BA), com 104 bares a cada 100 mil habitantes. E no Centro-Oeste a líder é Goiânia (GO), que tem 101 bares a cada 100 mil habitantes. No Sudeste, além da líder Belo Horizonte, há um destaque especial para Vitória (ES), que fica em terceiro lugar no país, com 149 bares a cada 100 mil moradores.


Reportagem publicada no jornal O Tempo


 

2 comentários:

  1. Kkkkk eu vi isso passando na TV, hoje!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sério, eu moro no que é considerado o bairro mais boêmio de BH! Existe uma confluência de três ruas onde se pode escolher sete bares e restaurantes para tomar umas. Na praça principal do bairro existem oito e assim vai. Há desde restaurantes mais sofisticados até um bar que meu sobrinho disse ser um banheiro que vende cerveja, de tão fedido de urina. E tem também o bar mais antigo de BH. Coisa de louco!

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...