segunda-feira, 25 de setembro de 2023

AVE, ADÃO!

Outro dia ocorreu-me uma ideia para mexer com algumas pessoas com quem convivo. Como não tenho nenhum embasamento teórico para sustentar esse raciocínio, o texto a seguir serve apenas para cutucar os ateus com vara curta.

Segundo a Bíblia, o homem foi assim criado: (Gen. 1:26)Então Deus disse: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança'(...)”.

Embora eu seja darwinista e ache boa parte do Antigo Testamento um amontoado de crenças, lendas e maluquices, sou tentado a concordar com a citação acima. Aliás, acho legal também o uso do plural majestático (“façamos”). Tá bom, vou me explicar antes de levar a primeira pedrada. A viagem é a seguinte:

O homo sapiens sapiens distinguiu-se dos outros animais por ter um cérebro capaz de estabelecer formas de comunicação, aprendizado e organização muito sofisticadas. Então, pense bem e tente imaginar esse pessoal exposto a todo tipo de perigo, à mercê dos fenômenos naturais e sei lá mais o quê. Se fossem como os outros animais, as únicas preocupações seriam correr de (ou atrás de), comer, dormir e se reproduzir. Mas, mesmo sem entender por que, isso não era o bastante para eles. Natural que, tendo os atributos cerebrais necessários, começassem a olhar o céu de forma inquisitiva, a tentar antecipar-se aos perigos que sempre estavam por perto (feras, doenças, raios, enchentes, etc.). Alguma explicação devia existir para toda essa complexidade!

Eu acredito que aí é que entrou o conceito da divindade, ou melhor, a necessidade da divindade. Só um ser superior poderia explicar a existência de tantos fenômenos não compreendidos.

Isso está parecendo papo de ateu, mas não é (eu - ainda - sou católico). Em minha opinião, à medida que a espécie humana ia absorvendo experiências e conhecimentos, mais necessária tornava-se a adoração de um (ou mais de um) deus que, afinal, regularia aquela baderna toda.

Por conta disso, na infância da humanidade (volto a dizer que essa é minha opinião) os maiores avanços tecnológicos, as expressões artísticas mais sofisticadas, as melhores normas de conduta teriam sido criadas e utilizadas para celebrar e agradar a(s) divindade(s).

Assim, sem perceber, os homens foram se moldando à imagem e à semelhança do que eles entendiam que era Deus (ou deuses), pois, quanto mais semelhantes e mais próximos da(s) divindade(s), mais a salvo de perigos e doenças poderiam estar.

Por isso, pode-se dizer que sim, os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus.

escrito em 05/10/2014

2 comentários:

  1. Pura curiosidade: você é mormon? Já acessou o familysearch?

    ResponderExcluir
  2. FamilySearch é uma ONG dedicada à pesquisa genealógica e mantida pela igreja mormon. Tem um aplicativo onde já viajei bastante, pois descobri os nomes e alguns detalhes da família biológica de minha sogra (que só sabia que sua mãe biológica tinha morrido quando tinha apenas quatro anos). Achei o nome da mãe, do avô e dos três irmãos, também falecidos ainda na primeiríssima infância. Pesquisei também a família de minha mulher, a de minha mãe e a de meu pai. É muito divertido para quem curte esse lance de memória.

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...