sábado, 23 de setembro de 2023

ATA OU COSTURA?



Eu nunca me liguei em moda, mas sei que há três mundos: o mundo das pessoas normais, de carne e osso, o prêt-à-porter e a alta costura (percebeu a associação com o título idiota deste post? Pois é...). Por não entender nada desse assunto sempre achei um porre comprar roupa (pois só compro errado!). Por isso, quando vejo mulheres olhando um sapato, uma bolsa ou uma blusa, sempre tenho a impressão que estão examinando a organização das moléculas da peça ou analisando a estrutura atômica do material usado em sua confecção, tal a concentração diante de um detalhe que nem se me mostrarem eu conseguirei entender.

Se eu tivesse a infelicidade de ser obrigado a trabalhar em uma butique ou loja tipo C&A, eu tava ferrado. Até imagino um ou uma cliente dizendo – “Moço ("moço", no caso,  é só força de expressão, porque eu sou velho, pô!), que você acha dessa roupa?” A tentação seria responder – “Acho que isso é um vestido” ou – “Para mim, isso está parecendo uma calça comprida”. Resumindo, não durava um dia no emprego, pois não entendo chongas dessa área.

Entretanto, depois de assistir na TV a um reality show de estilistas, tipo Big Brother (só que em vez de bundas, silicone e tatuagens o que se vê são plumas, paetês e congêneres), fiquei assustado com a magreza das modelos que desfilam as peças criadas pelos concorrentes. Elas são magras demais! Como dizia minha mãe, “as pernas são dois cambitos, de tão finas” (por favor, não me perguntem o que são “cambitos”, pois não faço a menor ideia). Ao desfilar, algumas moças dão a impressão que vão cruzar as pernas enquanto andam! Fico até na dúvida se é proposital ou sinal de fraqueza e inanição. Observei também que os participantes heterossexuais masculinos representam não mais que 1% do total. O restante é composto de mulheres e gays.

Não me atrevo a explicar o que leva os hetero e as mulheres a escolher modelos esqueléticas. Mas acho que encontrei uma explicação para essa preferência entre os estilistas gays. A questão é que estilistas gays não entendem de mulher. O que eles entendem mesmo é de cabide, ou melhor, de mulheres-cabide para desfilar as roupas que criam. E a explicação mais plausível é bem simples: normalmente cabides ficam em armário. E os "fashionistas" em algum momento de suas vidas, saíram de dentro de um. Daí a identificação.

escrito em 17/06/2014


19 comentários:

  1. Muito bom. A parte da organização molecular e a teoria dos cabides foi hilária. Ri muito por aqui. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o blog foi criado eu era um louco com duzentos arquivos para desovar e zero leitores. Então, os primeiros posts tiveram zero acessos (um ou outro familiar, para ser sincero). Mas eu estava feliz por ter um lugar onde pudesse publicar tudo o que eu já tinha enviado por e-mail , claro, com a esperança de que alguém um dia lesse essa montanha russa de emoções (ironia, depressão, raiva, reflexão, humor, religiosidade, etc.). O Marreta foi o primeiro leitor identificável a acessar com frequência o Blogson. Creio que seu primeiro comentário foi publicado no final de julho de 2014.Eu brinco que (para minha sorte) graças a seu "blogbuster" ele se transformou no atacadista do blog, ao trazer outros leitores. Mesmo assim, muita coisa teve uma ou duas visualizações apenas. Essa a motivaação para selecionar e mover os textos que mais me agradaram para os dias atuais. Eu, se fosse ele, faria a mesma coisa em seu blog, principalmente por ter uma produção de qualidade muito maior e mais antiga que as tranqueiras do velho Blogson.

      Excluir
    2. É uma boa ideia. Fica como se fosse um guia de leitura. Isso ajuda bastante a "fisgar" novos leitores e por em evidência textos que saíram muito "cedo". Tem razão.

      Excluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. Feliz também por ter tido a ideia de mover alguns posts lá do início do blog para os dias de hoje. Acho que ninguém tem paciência de acessar coisas antigas.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Bom que gostou, pois essa era a idéia! Repetindo, eu adoro escrever piadas infames, trocadilhos idiotas e besteirol descontrolado.

      Excluir
    2. Por trás de brincadeiras infames existem algumas verdades mas isso não me incomoda. Mas vocês heteros precisam parar de pensar isso dos gays. Somos homens, temos sexo na veia. A gente só não "come" as mulheres. Mas temos capacidade de discernir a beleza e gostosura delas.

      Excluir
    3. Meu caro Fabiano, tenho dois sobrinhos gays, uma parente lésbica e vários amigos gays. Para ser sincero, sempre preferi mais conversar com os gays que com os hetero, pois uma grande parte dos gays são exatamente isso que a palavra originalmente traduzia: "feliz". Como sabe, este texto foi escrito em 2014, quando eu estava preocupado apenas em fazer as pessoas rir. Mas jamais tive sentimentos homofóbicos ou intenção de desmerecer pessoas com uma sexualidade diferente da minha. Eu sou do bem!

      Excluir
    4. Relaxa Jotabê! Eu não disse que você não é do bem, nem disse que tal coisa é homofóbica, aonde coloquei isso??? São palavras que você está colocando. Ficou na defensiva por um comentário inofensivo de quem apenas quis dizer pra você que a concepção lida no texto "gays não entendem de mulher" é equivocada. Vocês héteros não entendem de mulher. Acham que todos os gays olham as mulheres como irmãzinhas, ou mãezinhas... Quando você começou com "tenho dois sobrinhos gays, uma lésbica..." eu logo vi um discurso onde você acha que só porque convive com algumas pessoas, que já conhece os gays e lésbicas do país inteiro, como se fossemos um grupelho reduzido a pífias pessoas. Não. Você pode conhecer e conviver com 500 pessoas aí. Cada uma é diferente da outra. E essa visão de gays sobre mulheres nunca existiu. Muito pelo contrário!!
      Já pensou eu falar que conheço você, Jotabê, só porque você é hetero, então traçar uma série de características porque eu convivo com um monte de héteros aqui, então sei que você é assim e tudo bem. AHAHAH! Que coisa doida. Tem gay que fode mulher. Sabia não??? RELAXA!!

      Excluir
    5. Tem razão, Fabiano, eu tenho notado que aparentemente minha capacidade de discernir está cada vez mais prejudicada. O que antes eu vi com ironia e bom humor hoje eu vejo com preocupação e medo de ser mal interpretado. Estou piorando (muito) com a idade. Mas a expressão "gay não entende de mulher" era uma piada necessária para a continuidade do texto que pretendia ser engraçado. A menção a meus parentes (todos pessoas adoráveis) foi uma tentativa de dizer que eu não ligo a mínima se alguém é gay ou não, pois não sou nem nunca quis ser um "macho das antigas".

      Excluir
    6. Só para completar, quando digo estar sem inspiração isso significa exatamente minha atual incapacidade de escrever textos bem humorados, que é o que sempre quis fazer. hoje talvez não conseguisse escrever um texto como esse, pois talvez ficasse bloqueado pela ditadura do politicamente correto (que eu abomino).

      Excluir
    7. Não vi nada demais no seu texto. Eu ri com sua colocação a qual, sinceramente, foi muito inofensiva, mas é como muitos heteros pensam. Por isso, aliás, você achou que era engraçado. Você achou que ririam da piada gay não entende de mulher, só que eu gay ri da piada heteros não entendem de gays. Daí, pro hetero, a piada perde a graça, não é? Eu não acho. Continuo achando sua colocação muito engraçada e interessante. Mas é uma pena que você republicou esta postagem, ou seja, você deve te-la considerado muito legal. Isso sim é muito engraçado.
      Meu caro, ninguém muda a cabeça de ninguém. Relaxa!
      O blog é seu. Escreva o que quiser.
      O Marreta, no primeiro vídeo dele, falou pros gays irem chupar laranja, se não tiverem laranjas, ele tinha lá e poderia pra um saco pra chupar. Ele deve ter falado achando que ia ofender. Eu ri tanto, mas tanto, que reassisti o vídeo umas 5 vezes. É tão perturbador e agressor quanto dar um murro na almofada macia. Não tem como não rir.

      Excluir
    8. Uma coisa você pode ter certeza, tudo o que eu resolver mudar para a época atual tem o "selo Jotabê de qualidade". Como diria o personagem Sheldon na série "The Big Bang Theory", bazinga!". Ou seja, isto é só uma ironia. Já percebi ou suspeito de que eu e você rimos de coisas diferentes. Não sei definir que tipo de humor te atrai, mas o meu é do tipo idiota, non sense ou de quinta série (como definiu um dia o desaparecido GRF). Hoje, relendo o que escrevi lá no início, percebo ter produzido um mar de mediocridade com lixo e até preconceito de todo tipo. Eventualmente percebo alguma coisa menos ruim boiando. São alguns desses posts que pretendo continuar fazendo a migração. Mas uma coisa é certa: parafraseando os Roling Stones ("I know, it's only rock and roll but I like it"), eu diria que eu sei que são apenas bobagens e tolices, mas eu gosto delas. Hoje eu sei, tenho certeza de que escrevo melhor que 90% ou mais da população brasileira, mas em um país de analfabetos funcionais isso nada significa. Se eu mostrasse a um escritor tipo Drummond o que eu já escrevi e pedisse sua opinião, certamente ele diria algo como "Vai, Zé, vai ser engenheiro na vida". Hoje eu reconheço minha mediocridade, mas é muito tarde para me arrepender do que escrevi. Mais fácil é migrar e tentar salvar o que me deu prazer de publicar. Como escreveu o genial Rubem Braga a respeito de suas crônicas, "com o tempo a gente fica menos ansioso e mais humilde e se as vezes contempla a filharada toda com aborrecimento pelo menos não a despreza mais por amor dos recém–nascidos, que já sabemos que não são grande coisa". É por aí. (escrito às 4h da madruga, depois de ter o sono interrompido três vezes).

      Excluir
    9. Perecebo que se preocupa demais com sua escrita. Você escreve muito bem, é um escritor. Ponto.
      É que nem espírita. Não existe espírita kardecista nem espiritia ubandista. Existe ESPIRITA. Porque o ubandista não fala "sou espírita", nem os demais religiosos que lidam com espíritos falam "Sou espírita wicca, sou espírita esotérico, sou espírita de terreiro...", quando falam "sou espírita", já sabe que é Kardec, Chico Xavier, essas coisas. Você é um escritor, Marreta é um escritor, tantos de nós somos escritores. E ponto.
      Há escritores que têm livros publicados. Há os que publicam artigos em colunas de jornais e revistas. Há os que publiccam em blogs como este...
      Percebe o patamar de igualdade?
      Um Drummonde pode ser maravilhoso pelo seu conteúdo. Mas, em termos de escrita em si, ele tem a dele e nós temos a nossa - pronto!
      O que você quer transmitir é algo que as pessoas não veem em você fora do blog. Você é um no blog do Marreta, com seus comentários. Daí o opovo sai de lá e vem aqui e não vê o mesmo teor de lá. E daí? Sei lá. E acho que não precisa pensar em muito do que você pensa sobre suas postagens, mas este é você, você é assim, então tá tudo certo. Seja você. E acho que está sendo você. Ok então. Espero que seu "Eu" um dia se liberte de querer determinar tanto como é sua escrita e como deve ser seu blog. Qurem sabe um dia isso acontece, mas será que você continuaria sendo você, ou será que isso é apenas um looping o qual você um dia sairá?
      Seja leve. Sabemo que é do bem. E não precisa provar nada pra ninguém.
      Seja você.
      Um abraço.

      Excluir
    10. Obrigado pelo comentário, Fabiano. Eu sou o maior crítico do que escrevo, mas é uma crítica sincera, surgida depois de muitas leituras e releituras do que escrevi. Achei interessante você mencionar o que escrevo no Marreta. Por serem comentários eu me deixo levar pela ironia e sacanagem que não consigo mais colocar nas postagens do blog. Talvez eu seja mais o que mostro no Marreta que no Blogson, pois lá ainda me permito ser leve, idiota, provocador (como quando converso com pessoas do mundo real). Valeu!

      Excluir
    11. Saiu tudo errado, como sempre, mas você entendeu.
      Não. No blog do Marreta você se parece muito com o que falei sobre sua foto. No seu blog vc parece o amigo do Mickey. Também acho que você tem mais a ver com o que vejo no Marreta do que aqui. Embora faz tempo que não fico lendo comentários lá. Posto o meu e saio correndo. Não me junto com uma certa Gentalha.

      Excluir
    12. Hoje eu passei o dia escrevendo o texto que sua postagem me inspirou a escrever. Escrevi, reli, apaguei, reescrevi, apaguei de novo, comecei do zero, etc. Foi uma boa diversão. Mas só sairá na terça feira. À meia noite de hoje sairá a republicação de um texto que gostei de escrever, uma autêntica viagem na maionese dirigida aos ateus que conheço.

      Excluir
    13. Esse processo que você faz com o texto, de revisar e até reescrever, é o processo muito utilizado e recomendado para se escrever um romance (longa estória). Por isso leva-se tempo e dá muito trabalho.

      Excluir
    14. eu sempre fiz isso e ainda há erros (imagine se não fizesse). Boa noite.

      Excluir

VIÚVAS DE MARIDO VIVO

  Talvez por ter achado muita graça do medo de ser preso do nosso ex-pres, que o levou a passar dois dias na embaixada da Turquia, lembrei-m...