sexta-feira, 8 de setembro de 2023

CRÈME DE LA CRÈME

Como tinha dito antes, fiz uma seleção das melhores frases e aforismos de George Bernard Shaw, verdadeiro "nec plus ultra", "crème de la crème” do pensamento afiado do escritor (na minha avaliação, obviamente).

 

 

A dança é uma expressão perpendicular de um desejo horizontal.

A democracia é um sistema que faz com que nunca tenhamos um governo melhor do que merecemos.

A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente.

A peça foi um grande sucesso, mas o público foi um fracasso total.

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.

A virtude não passa de tentação insuficiente.

Alguns homens veem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo 'Por que não?'

Costumo me citar. Isso adiciona tempero à conversa.

Crie uma regra de nunca dar a uma criança um livro que você não iria ler.

Cuidado com o falso conhecimento; ele é mais perigoso do que a ignorância.

Cuidado com o homem que não devolve a bofetada. Ele não a perdoou, nem permitiu que você se perdoasse.

Errar é humano, mas se a borracha acaba antes que o lápis estamos passando dos limites.

Inocente é aquele que não foi apanhado em flagrante.

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.

Não é a incredulidade que é perigosa para nossa sociedade; é a crença.

Nunca resisto às tentações, porque eu descobri que coisas que são ruins para mim não me tentam.

O maior mal que podemos fazer aos nossos semelhantes, não é odiá-los, mas sim lhes ser indiferente. Esta é a mais absoluta desumanidade.

O mundo jamais será tranquilo enquanto não se extinguir o patriotismo da raça humana.

O que realmente deixa um homem lisonjeado é o fato de você o considerar digno de adulação.

Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de educação para torná-los estúpidos.

O silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo.

O único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que eu caiba nelas.

Patriotismo é sua convicção de que este país é superior a todos os outros países, porque você nasceu nele.

Quando um estúpido faz algo de que se envergonha, diz sempre que esse é o seu dever.

Se você quiser dizer às pessoas a verdade, tem de fazê-las rir, caso contrário, elas te matam.

Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas ideias.

Temos tempo bastante para pensar no futuro quando já não temos futuro em que pensar.

Todas as grandes verdades começam por ser blasfêmias.

Um pessimista é alguém que acha que todos são tão desagradáveis quanto ele e os odeia por isso.

Uma vida inteira de felicidade! Nenhum mortal a suportaria: seria o inferno na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...