segunda-feira, 18 de setembro de 2023

ARQUEÓLOGO DE BLOG

 
O Blogson Crusoe tinha exatos dois dias de vida quando minha mania de explicar o que ninguém pediu para saber se manifestou. O número de leitores era zero, mas mesmo assim eu entendi que deveria caracterizar cada um dos nove marcadores que pretendia utilizar para alocar as postagens que faria. Naquela época, em lugar de “Marcador” eu utilizava o termo “Seção”.
 
O tempo foi passando, a ansiedade indo e vindo como se fosse a água da onda que quebra na praia e novos marcadores foram progressivamente sendo criados. Alguns eram tão idiotas que acabaram sendo definitivamente excluídos. Nesse meio tempo o Blogson foi assassinado e ressuscitado umas quatro vezes, novos blogs foram criados e depois extintos e a ansiedade ali, só na marcação, só esguichando.
 
Na última morte e ressurreição do Blogson eu prometi que nunca mais atentaria contra sua vida digital. E disse mais, prometi - e estou cumprindo -  migrar para os tempos atuais os posts que me causaram prazer ao ser criados. Preciso também confessar que essa migração visa seduzir novos leitores, pois ninguém parece ter vocação para arqueólogo de blog, para escavar os posts do início do Blogson.
 
Por isso, nada mais natural que eu faça a reapresentação das seções - ou marcadores – onde os posts do blog estão abrigados. A novidade é que dei uma rápida higienizada no blog, o que resultou na eliminação de um marcador e na exclusão de sete postagens idiotas. Hoje o Blogson está assim planejado:
 
ENTENDENDO O BLOG: autoexplicativo

SEM NOÇÃO: esta seção também poderia ser chamada de “espaço Jotabê” por abrigar todas as idiotices e piadas ruins e sem graça que imagino. O detalhe é que as coisas postadas nesta seção necessitam que o leitor tenha uma pouco da chamada cultura pop ou cultura inútil ou cultura geral ou, simplesmente, cultura. Se não tiver, como irá malhar adequadamente as coisas ridículas e sem graça que lerá? Ou seja, se só entender de futebol (por exemplo), como irá detonar toda a falta de senso que encontrar pela frente? Resumindo: este blog é contraindicado para analfabetos funcionais.

DIÁLOGOS DE SPAMTAR: o nome já diz tudo - se fossem encaminhados por e-mail, eu seria marcado como spam pelos destinatários. Significa que  esta é um caso bem mais grave e particular da seção “Sem Noção”.
 
FALANDO SÉRIO: 90% das coisas que escrevo são piadas idiotas, trocadilhos infames e pensamentos ridículos. Às vezes, entretanto sai alguma coisa sem (ou com pouca) ironia.

PAPO CABEÇA: esta é uma versão “viajada” do “Falando Sério”. Embora hoje eu seja radicalmente contra o uso de qualquer tipo de droga – não importando se é lícita ou ilícita (só aceito leite com Toddy – gelado, por favor), às vezes deliro um pouco. Como disse o Belchior, “a minha alucinação é suportar o dia a dia, o meu delírio é a experiência com coisas reais”.

VINTAGE: há situações que só ocorrem (ou ocorreram) uma vez. Por isso, os textos acabam por ficar envelhecidos, meio datados, não atemporais. Como um texto sobre a Copa, por exemplo.

RELIGARE: esta seção era meio polêmica, já que pretendia juntar todas as frases e textos relacionados à religião, ou melhor, às religiões de modo geral. A polêmica poderia surgir dos textos postados, que podiam ser piadas, comentários irônicos ou reflexões sérias. Não tenho nenhum problema com isso, pois sou católico praticante. Muitos textos foram depois excluídos, mas os fundamentalistas ainda podem ficar meio ou muito putos com o que lerem. Paciência.

MEMÓRIA: outro caso particular de “Falando Sério”, está relacionado à minha lembrança de pessoas, casos e acontecimentos que me marcaram ou fizeram parte de minha vida. Embora seja um lance mais pessoal, algumas coisas são legais.

POLITICALHA: esta é uma seção criada para canalizar meus espasmos de ódio, perplexidade e consternação com as atitudes dos políticos brasileiros. Para dar a real dimensão do que sinto por essa gente, em lugar de “Calha Política”, resolvi adotar o nome Politicalha. Segundo Rui Barbosa, “política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra, antes se negam, se repulsam mutuamente. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.
 
PRODUÇÃO TERCEIRIZADA: este marcador ou seção serve para compartilhar com os inexistentes leitores alguns textos de autores consagrados que admiro e venero. Há também uma sacanagem implícita: como sou menos bobo (não muito menos) do que aparento ser, quando alguém procurar o autor ou o texto, vai que encontra o blog, não é mesmo? Com o tempo passei também a publicar textos bacanas  de anônimos ou quase isso.
 
MÚSICA, MAESTRO! este marcador é uma espécie de irmão gêmeo da seção “Produção Terceirizada”, só que voltada para compartilhar os links das músicas que me fizeram babar de prazer ao ouvi-las. E é só filé, pois não passa nem perto de “carne de segunda”.
 
EU NÃO SEI DESENHAR: esse marcador abriga todo tipo de maluquice que criei com colagens, grafismos e desenhos tosquíssimos, sempre tentando fazer humor.
 
LITERATICES: mesmo que continue achando que a realidade pode ser muito mais louca que a ficção, confesso ter cometido alguns deslizes e brincado de fazer literatices. Segundo li no dicionário, "literatice" é sinônimo de "literatura de má qualidade e pretensiosa; literatismo". E essa definição é a cara do Blogson! Por isso, resolvi criar (mais) uma seção no blog, que levou o merecido título de "Literatices". As tentativas de fazer literatura (prosa e poesia) seriam redirecionadas para a nova seção. Passou um pouquinho de tempo e essa seção foi dividida em duas, uma destinada aos textos em prosa e outra aos poemas que ousei escrever.
 
PESCA NA REDE: marcador que resgata os comentários e piadinhas que fiz no Facebook.
 
POSTA RESTANTE: este é um marcador adequado às minhas excentricidades, pois reúne textos escritos em forma de cartas ou mensagens.
 
CORONA: com o surgimento da epidemia de Covid-19 muitos dos textos, desenhos e piadas que fiz refletiram o impacto dessa doença em minha mente. Nada mais natural (para mim!) que um marcador específico fosse criado
 
O CHATO DO GPT: o último dos marcadores criados, exclusivo para textos escritos pela I.A. ChatGPT a partir de minhas sugestões. Sua função é só divertir. A mim e a quem eventualmente resolva ler esses textos meio melosos.
 

 

4 comentários:

  1. O Blogson teve sua origem nos e-mails que eu encaminhava obsessivamente para meus filhos e uns dois ou três amigos.Assim, quando o blog foi criado eu tinha umas duzentas coisas que pretendia publicar. Cheguei a definir os assuntos por dia de semana.
    A criação dos primeiros marcadores seguiu essa lógica: como definir qual texto irá em qual dia da semana? A partir daí um TOC moderado se manifestou e eu fui criando marcadores (que para mim eram "seções"). Mesmo sendo totalmente caótico eu tenho mania de organização.
    E quanto ao surgimento de novos litores isso é só um delírio meu.

    ResponderExcluir
  2. Vou te responder contando uma história. Tive um colega bem mais velho que eu, que era uma unanimidade, todos gostavam muito dele. um dia ele não apareceu para trabalhar. Perguntei a seu filho o que tinha acontecido e ele disse que o pai tivera um ligeiro piripaque cardíaco, mas que à tarde ele iria trabalhar. Depois do almoço fui à sua sala e a conversa desandou um pouco, depois de me enfurecer ao saber que a causa do mal estar estava relacionada a seu incurável tabagismo. Chamei meu amigo de idiota, irresponsável, filho da puta e arrematei o esporro dizendo que ele não tinha caráter. Depois, com a cabeça mais fria, voltei à sua sala e pedi desculpas por tentar interferir em sua vida sem ter nada com isso. Sua resposta foi esclarecedora:
    - “Eu tenho muito poucos prazeres hoje em dia e fumar é um deles. Não me importa viver um ano a mais ou a menos. É por isso que eu continuo a fumar, para ter um mínimo de qualidade de vida”.
    Essa resposta pode ser hoje aplicada à minha vida: Eu tenho muito poucos prazeres hoje em dia e mexer no blog é um deles. Como sabe, eu sou mega vaidoso, por isso não me culpo de nada. Só lamento estar sem inspiração para falar besteiras, que é o que mais gosto de fazer. E hoje sei que escrevo de uma forma que agrada as pessoas, mas os assunto abordados são uma bosta na maioria das vezes. Algo como estar vestido com uma roupa maneiríssima mas sem lugar para ir.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão em quase tudo. esse colega era uns trinta anos mais velho que eu, ele tinha a idade para ser meu pai. Meu sogro morreu de câncer no pulmão por ter fumado 40 anos. Por isso quando fiquei sabendo do piripaque do meu amigo comecei a falar como se falasse com um filho, disse que se ele não se importava com a própria saúde deveria pensar em se preservar pelas pessoas que gostavam dele (esposa, filhos, colegas, amigos, etc.) e aí ele fez aquele comentário. Adivinha de que morreu depois de passar um bom tempo com um balão de oxigênio do lado por causa da enfisema? Morreu de câncer no pulmão.

    ResponderExcluir
  4. A família só ficou sabendo da doença uma semana antes dele morrer.

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...