terça-feira, 22 de novembro de 2022

TEMPO DE FAXINA

 
Já faz um tempão que eu venho me sentindo angustiado e puto com todas as manifestações saídas dessa caixa de Pandora aberta pela extrema direita (não vou citar nomes!). E o cardápio é extenso: negacionismo, radicalismo, intolerância, nacionalismo extremado, truculência, ignorância, má fé, selvageria, falta de educação, violência, fundamentalismo religioso, moralismo, desprezo pelas leis vigentes e todo tipo de sentimentos e atitudes que tornaram este país um octógono de disputas verbais e até mesmo de full contact.
 
Resumindo: este país está uma merda. E isso tem me atingido como na letra do Belchior – Tenho sofrido demais, tenho chorado pra cachorro” (eu sei que a palavra correta é “sangrado” e eu não tenho chorado nem uma gota). Esse abafamento e essa tristeza que tenho sentido quase o tempo todo contaminaram os textos que tenho escrito. Para ser sincero, acho uma necessidade idiota registrar minha revolta, indignação ou desilusão, pois cada vez mais imagino o moderado Blogson como uma ilha cercada de conservadorismo por todos os lados.
 
Por isso, para tornar mais amistoso este blog desimportante e com vocação para porra louca, resolvi fazer nele uma faxina daquelas de tirar bicho. Em outras palavras quero deixá-lo mais friendly user.
 
Aqui cabe um parêntese: adoraria ver a cara de puto dos nacionalistas e puristas radicais ao ler esta simpática expressão em inglês. Em minha defesa direi apenas que é melhor usar expressões da língua do Obama que da língua do Maduro ou do Fidel Castro. Porque eu sou totalmente a favor da mistureba de línguas e influências culturais, do uso de gírias, de palavras chulas (para quem curte) e até de emojis (os hieróglifos modernos). E sempre contra a caretice e fundamentalismo de qualquer espécie. Fim do parêntese.
 
Por isso, para tornar mais puro e oxigenado o ar que se respira no blog, resolvi ter um trabalhão do caralho ao identificar todos os posts autorais relacionados a política e políticos (aí incluído até o Tiririca) e trocar seus marcadores, jogando tudo na “seção “Politicalha”, uma espécie de caixa de gordura ou esgoto primário do blog. As únicas exceções serão os dezénhos e as piadas sem graça que amo fazer. Falou em seriedade? Politicalha; falou em FHC, Temer, Lula, Bozo et caterva? Politicalha!
 
Acredito que essa mudança será benéfica para mim, pois como já ensinavam os algarismos romanos há mais de milânus, “Mens sana in blog sano”.
 
Mas que ninguém espere que o Blogson receba inserções de imagens de florzinhas lindinhas nem de coelhinhos peludos (menos ainda de coelhinhas peladas), pois este é um blog que se dá ao respeito.

10 comentários:

  1. O blog é meu passatempo favorito, pois sou um idoso recluso e sem amigos. Por isso, vivo inventando moda, tentando imaginar como seduzir as pessoas que acessam o Blogson. Sinceramente falando, sou muito vaidoso, não tenho nenhuma modéstia e, menos ainda, a falsa. Por isso, gosto muito de alguns dos 2.500 posts que escrevi ou “dezénhei”. Tentar arrumá-los ou dar mais destaque a eles é uma das minhas preocupações. No meu julgamento, os mais atraentes ou melhores marcadores do blog são:
    “Memória”
    “Literatíces - Prosa”
    “Literatices – versos”
    “Eu não sei desenhar” (humor)
    “Sem noção” (humor)
    Mas deixo claro que duvido que as pessoas gostem tanto como eu do que leem aqui, pois não sou nenhum Drummond, um Pedro Nava nem um Angeli, longe, muito longe disso.
    E gosto muito de falar mal de mim mesmo, pois isso me diverte e surpreende ou escandaliza algumas pessoas.
    Enfim, Fabiano, este é um “cartão de visitas” pouco lisonjeiro e bastante antipático, mas profundamente sincero. Espero que continue a explorar os caminhos e descaminhos do blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que política uma das coisas mais tóxicas e chatas que existem, por isso o desejo de reunir tudo em um único marcador.

    ResponderExcluir
  3. O que nos leva a uma questão: e o que saiu da Caixa de Pandora da Extrema Esquerda? Ou tudo o que eles fazem se tornou tão normal que um "centro-direita moderado, averso a qualquer fundamentalismo" conseguiu conviver de forma pacata por décadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Ozy, suas perguntas merecem uma abordagem mais ampla e até complexa. Veja bem, você que é o segundo amigo virtual a surgir no Blogson deve se lembrar que eu nunca convivi pacatamente com os governos petistas (que, aliás, não considero de esquerda radical), pois sempre critiquei, ironizei as burradas, sacanagens e putarias da tchurma do Lula. Acho que você tem uma visão distorcida da realidade (perdoe-me por falar assim). Provavelmente fica tentado a chamar de "comunista" alguém que professa ideias defendidos pela esquerda. Se não é desse tipo, parabéns, ponto positivo para você. Mas, falando da caixa de Pandora, o que posso dizer é que cada época tem a sua.E nela estão guardados os sentimentos e ódios dos governantes que estiverem no poder e de seus seguidores. A oposição fica quieta, na moita, à espreita. Não sei se notou, mas parei de falar do Bolsonaro, mesmo que continue a falarmal de seus seguidores. E o motivo está naquele ditado: "não se gastam flores com mau defunto" ou aquele outro que diz que "não se chuta cachorro morto". Para mim (e posso estar enganado) o Bozo hoje é apenas um personagem de livros de história. Mas seus seguidores, seus apoiadores, aqueles que aceitam até incendiar caminhões para fazer bloqueio, aqueles inconformados com os resultados das eleições, esses preocupam. Quanto ao Lula e sua gangue só estou esperando a primeira mijada fora do penico para começar a falar mal deles e de sua caixa de pandora. Mas vou te dar um conselho (que eu sei que não seguirá): seja menos radical, menos passional. Se quiser, ouça a música e reflita sobre a letra da música Father and Son, do Cat Stevens. A receita está ali, nas palavras do pai. Abraços.

      Excluir
    2. O senhor acabou não respondendo sobre a Caixa da Pandora da extrema esquerda, e não, não saio por aí chamando as pessoas de comunistas, na verdade pode revirar meus textos e comentários que vivem públicos, que corroboram isso. Entretanto, deixa no ar que eu sou radical, enquanto diz que o PT não é uma esquerda radical. Tudo muito engraçado. A primeira mijada fora do penico?
      Acho que todo o enviesamento do TSE, a derrubada de contas e opositores políticos, censura prévia durante a eleição, crimes contra a humanidade durante décadas de corrupção, tudo isso sumiu. A própria "PAC de fura teto" que tá fazendo até seus amigos tucanos como o Luciano Huck tremerem nas bases, bem como o Meireles dar boa sorte e sair, acho que também não deve contar. Toda a movimentação pra querer colocar na cadeia o Bolsonaro e boa parte de seus apoiadores eleitos em um tribunal, acho que deve me parecer bastante democrático, onde já se viu? Algo compatível com uma esquerda moderada. Loteamento de cargos e ministérios aumentando ainda mais o gasto da máquina pública pra pagar o apoio que recebeu da Simone Estepe, Marina Silva e tantos outros? Tudo normal. A verdadeira ameaça a democracia não é a completa corrupção das instituições, a verdadeira ameaça deve ser algum pobre cidadão de verde e amarelo que vai nas portas dos quarteis porque não sabe mais a quem suplicar por justiça.

      Excluir
    3. Meu caro Ozy, você colocou nove temas diferentes no seu comentário. Vou tentar falar sobre cada um. O primeiro é a “Caixa de Pandora da esquerda radical”. Como deve se lembrar, eu listei sentimentos e atitudes observados nos meus conhecidos de direita e também lidos em vários portais de notícia (inclusive nos de direita). nos últimos tempos. E são eles: negacionismo, RADICALISMO, intolerância, NACIONALISMO EXTREMADO, truculência, IGNORÂNCIA, MÁ FÉ, selvageria, FALTA DE EDUCAÇÃO, violência, fundamentalismo religioso, moralismo, DESPREZO PELAS LEIS VIGENTES. Para facilitar, coloquei em maiúscula os defeitos que poderiam ser ditos também da esquerda radical. Disse também que Na caixa de pandora ideológica estão guardados os sentimentos e ódios dos governantes QUE ESTIVEREM NO PODER e de seus seguidores. A oposição (qualquer oposição) sempre fica quieta, na moita, na defesa. Fique à vontade para fazer a sua lista.
      Comunista: Eu disse que você “Provavelmente fica tentado a chamar de’comunista’ alguém que professa ideias defendidos pela esquerda”. Eu não afirmei categoricamente, eu fiz uma suposição baseada no que observo em meus conhecidos do mundo real. Peço desculpas se o ofendi.
      PT radical: O PT não é um partido radical, é um partido dividido em grupos mais ou menos moderados, mais ou menos radicais. Ele é uma colcha de retalhos da esquerda e que abriga pessoas muito radicais, mas não todas.
      TSE: Acho que só mesmo a direita mais radical se ressente das determinações legalistas feitas pelo TSE, pois o que a manada queria era chutar o balde. Infelizmente, discordo totalmente de sua visão sobre isso.
      Crimes contra a humanidade: Sinceramente, não entendi. Quais seriam esse crimes cometidos pela esquerda? Se você dissesse que foram cometidos pelas atitudes do Bolsonaro durante a pandemia eu até concordaria. Por favor, ilumine a minha ignorância.
      PEC fura teto: Essa merda começou com seu queridinho Bozo fazendo de tudo para ganhar a eleição. Para tudo terminar no apagar das luzes de 2022. O Lula usou a mesma arma ao prometer um auxílio permanente. Sou contra a irresponsabilidade fiscal tanto do Bozo quanto do Lula. Aliás, vou te contar um caso que talvez você não saiba. Sabe quando os aposentados irão receber o décimo terceiro salário? Não vão, pois já recebemos em maio e junho!!!!
      Bolsonaro na cadeia: Não sou advogado. Se tem culpa no cartório (eu acho que ele tem), cadeia nele. Minha opinião: nunca será preso, beneficiado pela morosidade e filigranas que também beneficiaram o Lula.
      Loteamento de cargos: Bom, eu não quero engasgar de tanto rir, mas quem só faltou dar a bunda para o Centrão tem sobrenome italiano.
      Intervenção do Exército: Neste caso, eu preciso dizer de minha decepção por você tentar justificar essa excrescência. Aconteceu uma eleição. O exército (que não tem nada que dar palpite nisso)atestou que não houve fraude.O Bolsonaro perdeu. O resultado só valeria se o Lula tivesse perdido?Faça uma pequena abstração: Os eleitores inconformados do Lula acampados em frente aos quartéis pedindo intervenção militar. Provavelmente seriam postos pra correr na porrada.
      Para finalizar, vou apenas dizer que acho uma babaquice essa de Deus pra lá, Deus pra cá. Esse tipo de lavagem cerebral, de chantagem emocional só conseguiu fazer com que eu me afastasse cada vez mais da religião. Espero ter respondido tudo.

      Excluir
  4. Eu gosto de brincar que ao falar mal de mim mesmo, só minha dupla personalidade pode me processar. E também cito a música do Ultraj ^"Eu me amo, não posso mais viver sem mim".

    ResponderExcluir
  5. Você disse preferir falar a língua de Obama que a de Fidel ou Maduro. E quem falaria a língua dos ditadores citados, o Bolsonaro? Um dos primeiros atos "diplomáticos" do Lula e do PT será reconhecer Nicolas Maduro como um legítimo e democrática chefe de estado da Venezuela.
    https://revistaoeste.com/politica/pt-vai-reconhecer-ditador-nicolas-maduro-como-presidente-da-venezuela/
    https://revistaoeste.com/politica/lula-considera-retirar-status-diplomatico-de-representantes-de-guaido/
    Como é que esse Lula, esse safado, consegue vender para pessoas tão esclarecidas essa imagem do "bem"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vai ser um motivo para cair de pau nele (de novo!!!!)

      Excluir
    2. Eu não sou nada xenófobo quando se trata de países da América do Norte, Europa Ocidental e Oceania. Quanto aos demais países do mundo, cada caso é um caso. Na America do Sul, tirando a Argentina e o Uruguai, quero mais é que o resto se foda.

      Excluir

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...