sábado, 26 de novembro de 2022

FATHER AND SON - YUSUF (CAT STEVENS)

 
Eu já fui jovem um dia, na mesma época em que o Cat Stevens gravou Father and Son, lindíssima e reflexiva música. Eu acreditava ser ele o autor, mas não é. Eu envelheci, ele também, converteu-se ao islamismo e hoje é Yusuf.

Quantas vezes fizemos coisas de que nos arrependemos depois? Quantas vezes faremos coisas de que nos arrependeremos? Só Deus sabe. Talvez nem Ele mesmo saiba. À medida que vivemos, as escolhas que precisamos fazer vão surgindo e se multiplicando, assim como os galhos e ramos que brotam e se espalham à medida que uma árvore cresce.
 
Quando eu era jovem, dava mais razão para o pai. Hoje, que sou velho,dou mais razão para o filho, porque não há vacas sagradas nem bezerros de ouro para adorar. Há apenas vacas e bezerros.

Por que estou dizendo essas banalidades? Porque hoje é sábado, estou fechado dentro de uma casa trancada, com a sensação de que a vida acabou há muito tempo. E que não tenho mais certeza de nada.
 
A letra da música em tradução livre está transcrita a seguir. E se quiser (re)ouvir a música, o vídeo original está logo abaixo.
 
(idoso)
Não é hora de fazer mudanças, relaxe, vá com calma
Você ainda é jovem, esse é o problema
Há muita coisa que você precisa saber
Encontre uma garota, acalme-se
Se você quiser, pode se casar
Olhe para mim, estou velho, mas sou feliz
Eu já fui como você é agora e eu sei que não é fácil ficar calmo quando você percebe que algo está acontecendo
Mas vá com calma, pense bastante
E pense em tudo que você tem, pois você ainda estará aqui amanhã, mas seus sonhos talvez não estejam
 
(jovem)
Como posso tentar explicar?
Porque quando eu tento, ele dá as costas novamente
É sempre, sempre a mesma velha história 
Desde o momento em que eu pude falar fui obrigado a ouvir
Agora há um caminho, e eu sei que eu tenho que ir embora
Eu sei que tenho que ir
 
(idoso)
Não é hora de fazer uma mudança
Apenas sente-se, vá devagar
Você ainda é jovem, esse é o problema
Há muita coisa ainda que você tem que enfrentar
Encontre uma garota, acalme-se
Se quiser, você pode se casar
Olhe para mim, estou velho, mas sou feliz
 
(jovem)
Todas as vezes que eu chorei, mantive todas as coisas que eu sabia aqui dentro
É difícil, mas é mais difícil ignorá-las
Se eles estivessem certos, eu concordaria, mas eles conhecem a si mesmos, não a mim
Agora há um caminho e eu sei que tenho que ir embora
Eu sei que tenho que ir.
 


 

3 comentários:

  1. É a franqueza serena se manifestando! Você deveria aproveitá-lo para fazer uma postagem em seu blog (mesmo que ainda não tenha captado a essência da página). No Blogson, em 99% das vezes “resposta grande vira post”.
    Já que mergulhou tão profundamente dentro de suas emoções, deixo um link que lembra o que disse. Quando eu preciso me remoer por dentro eu finjo que faço um “poema” (para mim, os versos que escrevo são apenas frases recortadas fora do lugar). Boa semana!
    https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2021/01/espasmos-da-depressao-sem-rima-sem.html

    ResponderExcluir
  2. Acho que você tem razão. Por algum motivo qualquer eu resolvi transformar o Blogson em uma "blogoteca" onde eu arquivo todo tipo de sentimentos, sensações, e pensamentos. O "problema" é que é uma blogoteca pública. Para que me expor tanto? Sei lá, talvez exibicionismo, carência afetiva, vontade de ser amado, falta de amigos com quem conversar. Enfim...

    ResponderExcluir
  3. O Blogson foi criado para desovar as besteiras e piadas idiotas que mandava por e-mail para meus filho e alguns amigos. Algum tempo depois foi como se ele estivesse criando vida própria, onde eu fui ficando como alimentador do personagem Jotabê, algo que eu comparei com a história do médico e do monstro. Jotabê é a face transgressora, o Mr. Hyde do depressivo e antissocial José Botelho, o Dr. Jekill. Mas é divertido fazer streapteases mentais, pois nenhum de meus conhecidos do mundo físico acessa o blog. Mais ou menos como aquela história do Jota Cristo: "ninguém é profeta em sua própria terra". Às vezes alguns familiares se espantam e dizem que escrevo muito bem ou "de onde tirei essas ideias?", mas nunca acessam o blog. Então, sinto-me à vontade para fazer "nudes" da minha personalidade e jeito de ser. Um dia deixarei algum bilhete onde direi: "quer saber como eu realmente era? Acesse o blog." Mudando de assunto (e já peço desculpas antecipadas), gostaria de sugerir mais uma série de dezénhos que curti muito,para a apreciação e crítica de um desenhista muito foda: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2020/10/so-35-bilhoes-revista-0102.html e https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2020/10/so-35-bilhoes-revista-0202.html

    ResponderExcluir

A MÃO DE DEUS

Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que achei ...