segunda-feira, 14 de novembro de 2022

AUDIÇÃO, TATO, VISÃO

 
AUDIÇÃO
Ontem, ao assistir pela TV ao último show do Milton Nascimento, fiquei com uma sensação íntima de gratidão. Gratidão por ele ter resolvido não se apresentar mais ao vivo, pois sua voz e limitações físicas atuais estão uma lástima. A mesma decisão deveria ser tomada pelo Beto Guedes, que desafinou horrivelmente ao tentar cantar um ou dois versos de uma canção do Milton. Isso apenas prova que o avanço da idade e a deterioração do corpo é uma coisa muito democrática, pois não poupa nem ricos nem pobres, nem artistas consagrados nem anônimos.
 
TATO
Ajudado pela audição cada vez mais deficiente e por um relaxamento comportamental digo coisas que deixam arrepiados meus filhos e minha mulher, uma prova de que estou cada vez mais com menos tato.
 
VISÃO
Os moderados, mesmo sem concordar com os radicais, conseguem entendê-los. Os radicais, por sua visão monofocal, nunca aceitam ou conseguem entender a moderação.

3 comentários:

  1. Apesar de nunca ter sido um grande fã do Milton Nascimento, também fiquei triste em saber de sua última apresentação. Triste pela inevitável finitude. Sempre sabemos dela, mas quando ela começa a nos alcançar, não importa o quanto nossos calcanhares estejam protegidos, a tristeza e a depressão são inevitáveis.
    É a podridão, meu velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranha mesmo essa sensação. Se nunca mais houvesse uma "última sessão de música" ninguém notaria - mesmo que fosse necessária, mesmo que fosse inevitável. O defeito é saber que aquela será "a última sessão de música" de um artista que precisou ser amparado por duas pessoas para ficar de pé e sair do palco. É muito chocante ver o que a lâmina do tempo fez com um artista genial. Eu pressinto que ele não deve durar muito (talvez eu vá primeiro que ele). Eu publiquei um post em que ele aparece interpretando ao piano a música que deu o título à turnê. Não precisa se incomodar de ler o comentário que fiz, mas recomendo que ouça a música (originalmente gravada no "Milagre dos Peixes ao vivo"). É o máximo da delicadeza e me lembrou as músicas que tocavam no intervalo entre duas sessões de cinema. O link de uma apresentação mais recente (2009) é este: https://www.youtube.com/watch?v=3nZSqFhKs-I&t=17s

      Excluir
  2. E você acha que eu já não ouvi a música? Belíssima.E, claro, que também li o comentário que fez, como sempre, ora essa!

    ResponderExcluir

A MÃO DE DEUS

Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que achei ...