quinta-feira, 10 de novembro de 2022

PESQUISA DE IMPARCIALIDADE

 
As manchetes de qualquer notícia têm o objetivo e o poder de tentar sensibilizar e seduzir mais leitores para um jornal. Se não a totalidade do público, pelo menos o público que se sente atraído ou se identifica com aquele tipo de notícia. Lembro-me de  de uma manchete estampada na primeira página de "Notícias Populares", um jornalzinho sensacionalista, que um dia publicou em letras garrafais: "Passou o ferro na mulher e foi dormir". O fato gerador da manchete foi a agressão feita no rosto da mulher com ferro de passar roupa quentaço, nunca uma notícia de "alcova".

Assim são as manchetes, escritas de acordo com a linha editorial ou a simpatia do proprietário do jornal por essa ou aquela ideologia, por essa ou aquela personalidade, comportamento, objetivo ou o que quer que seja.

Todos os dias eu acesso onze portais de notícias para saber das velhidades de forma equilibrada. Ontem, depois da divulgação do relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas eletrônicas, resolvi copiar as manchetes relativas a isso de cada um desses portais, só por curiosidade.
 
Por isso, considerando que a notícia é rigorosamente a mesma e pensando em que não existe isenção absoluta em ninguém nem em nenhum órgão de imprensa, qual dessas manchetes sugere um mínimo grau de equilíbrio e isenção? Dito de outra forma, imaginando que você acabou de chegar de Marte e apenas com base nessas manchetes, quais desses órgãos de comunicação  você acredita estar mais alinhados com o atual presidente ou com o presidente eleito? Não precisa responder, pois o voto é secreto. Além disso, você é de Marte.
 
BBC News Brasil: Sem apontar fraudes: o que diz relatório de militares sobre eleições?
 
Carta Capital: Auditoria dos militares não identifica fraude na eleição, mas apresenta sugestões ao TSE
 
Estado de Minas: Defesa não vê fraude em urnas, mas aponta fiscalização incompleta
 
Folha de São Paulo: Relatório da Defesa não aponta fraude
 
G1: Ministério da Defesa entrega relatório sobre o sistema eleitoral sem apontar fraude
 
Isto É: Defesa divulga relatório e resultado não aponta fraudes nas urnas
 
Metrópoles: Relatório das Forças Armadas não encontra fraude nas urnas eletrônicas
 
O Antagonista: Urgente: em relatório ao TSE, Defesa não identifica fraude nas urnas e apenas sugere recomendações
 
O Tempo: Forças Armadas veem vulnerabilidade nas urnas, mas não indicam fraudes
 
R7: Em relatório, militares dizem que sistema eletrônico de votação não está isento de fraude
 
UOL: Defesa confirma dados do TSE sobre urnas, mas levanta 'risco' hipotético

3 comentários:

  1. Rapaz, o Notícias Populares um "jornalzinho"? Ele é um clássico!!! Quem mais conceberia manchetes como : "broxa torra o pênis na tomada", "aluno é expulso da sala de aula por causa do chulé", "o diabo nasceu em SP", "Bozo era movido à cocaína na TV", "Pelezão (um morador de rua) é o novo ídolo das madames", e, claro, foi o responsável pela criação da maior lenda urbana brasileira, a Loira do Banheiro.
    Jornalzinho? Ora, tome tento, Jootabê!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxe, eu disse "jornalzinho" porque acredito que era vendido no formato tabloide. Nunca comprei nenhum, mas achava muita graça das manchetes alopradas que conseguiam fazer.

      Excluir
    2. Eu também nunca comprei, mas havia uma banca no centro da cidade, por onde eu passava, que deixava a primeira página pendurada na entrada da banca, exposta para o público. Lembro que também sempre tinha uma gostosa de biquini. Era realmente um jornal popular.

      Excluir

ESTRELA, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...