sexta-feira, 25 de novembro de 2022

FABIANO CALDEIRA: ESSE É O CARA!

Graças a meu fornecedor de novos contatos e leitores, o atacadista Marreta do Azarão, ganhei meu décimo quinto amigo virtual, ou melhor, décimo quarto, pois um dos primeiros amigos resolveu que era apenas seguidor e optou por parar de seguir o velho Blogson. Sem stress!

Mas o décimo quinto ou décimo quarto surgiu com uma força tão surpreendente que eu tenho dificuldade até de avaliar. Fabiano Caldeira, esse é o cara. Tem cinco livros publicados (que inveja!) e desenha uma enormidade.

Pois bem, creio ter gostado de um “diálogo de spamtar” que publiquei recentemente e, por isso, resolveu fazer uma HQ. Mas nada parecido com os dezénhos meia boca que eu teimo em fazer. O traço dele é de profissional, coisa de quem entende do riscado (e até do rabiscado).

Se alguém quiser ver o texto que inspirou esta magnífica HQ, o link é este:  https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2022/11/pesadelos-na-madrugada.html

Essa associação entre um diálogo criado por mim e o belíssimo traço do Fabiano me fez lembrar de uma dupla da época do Pasquim. Jaguar, o criador do Sigmund – ou Sig, mascote do Pasquim - era ou é um cartunista com um traço feio pra cacete e, por isso mesmo, sensacional. Em algum momento parece ter perdido a inspiração para fazer as tirinhas do Sig. Quem supriu essa deficiência foi Ivan Lessa, um jornalista que morava em Londres. O Lessa fazia o roteiro e o Jaguar ilustrava. O Pessoal do Pasquim ironizava dizendo que o Ivan Lessa era o ghost writer do Jaguar.

Mas estou falando demais e peço desculpa por isso, pois estou mais excitado que bolsonarista acampado na porta de quartel. Por isso, delicie-se com o desenho do master Fabiano Caldeira.  Como diriam os mineiros, vai desenhar bem assim lá longe, trem!







4 comentários:

  1. De fato, ele tem um traço muito bom, muito interessante. Deu corpos aos seus trocadilhos impagáveis.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um sujeito que ama desenho sem saber desenhar. A sorte é que eu não curto muito desenhos "sérios", eu gosto de desenhos de humor. Por isso, faço minhas "improvisações" a partir de idéias idiotas que tenho. Te covido a conhecer a historinha que mais gostei de fazer. A resolução é uma merda, pois não tenho a manha dessas coisas. Espero que goste. Abraços. Os links são estes: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2020/07/fiat-lux-revista-parte-12.html e https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2020/07/fiat-lux-revista-parte-22.html

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou! Como já disse, falta de vaidade não é exatamente o meu forte. Por isso, já pensei em fazer um livreto com meus "dezénhos". Como minha ferramenta principal para fazer os desenhos é o Word (mais Paint brush), até já pensei no título: "Whar a Wonderful Word". Já fiz algumas séries, publicadas aqui no Blogson, mas só tinha pensado em livro de papel, para deixar para meus filhos (uma tiragem de quatro unidades). Mas a inspiração parece ter acabado, culpa talvez do amargor dos tempos atuais. E como eu não sei desenhar, meu foco é na ironia, jogos de palavras e piadas de quinta série. Esta tudo no marcador "Eu não sei desenhar".

    ResponderExcluir

ESTRELA, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...