quarta-feira, 9 de novembro de 2022

GEMININIÑAS 12

 
Mais um registro de memória para ser lido no futuro.

DO TEMPO DA DELICADEZA
No recente Dias das Crianças minha mulher preparou um "presente de greguinho" para nossas netas: transformou dois cavaletes de madeira em quadro negro de um lado e apoio para telas de pintura e papeis do outro, comprou tintas guache, papéis em formato A3, giz, apagador (quase do tamanho das menininhas), telas e pinceis e... cola.

Ontem, a mãe da Lelê e da Lulu (três anos) contou a mais nova tchutchuquice das filhas: tentando colar no papel algumas figurinhas recortadas pela mãe, a Lulu fez uma poça de cola na folha. A mãe disse que assim não daria certo, pois não colaria direito. E arrancou a folha, sob protestos e choramingo da Lulu – que logo depois fez outra poça de cola na toalha da mesa. A mãe, carinhosa mas severamente disse que isso não estava certo e que não deixaria mais a Lulu usar a cola. Foi quando a Lelê saiu em defesa da irmã: 
- Mamãe, a Lulu não sabe colocar pouca cola!
 
A mãe disse então que faria pingos de cola no papel para a Lulu colar as gravuras. A reação da Lulu foi deliciosamente comovente e engraçada: 
- Mamãe, eu não sei colocar pouca cola, mas não fique brava comigo, pois eu sou muito delicada.
 
 
PÃO QUENTINHO 
A correria que o trabalho diário impõe aos pais da Bia e da Cacá (quatro anos) impede que os pães do café matinal sejam comprados pela manhã. Cena do dia: Bia comendo um pão de sal de ontem no café da manhã. Aí vira e fala: 
- Papai, o pão está frio. Esquenta pra mim?
 
O pai pega o pão de sua mão para esquentá-lo na sanduicheira elétrica. A Bia, bem no estilo “Chaves” e sem falar nada, continua comendo um pão imaginário...
 
 
CUIDADORA DE CRIANÇAS
A mãe da Bia e da Cacá trabalhou de mesária nas recentes eleições. Por isso, já perto do encerramento das votações, o pai perguntou para as filhas: 
- Pessoal, vamos buscar a mamãe?
 
A Bia responde: 
- Não. Você busca.
- Não tem como eu buscar a mamãe e vocês ficarem sozinhas!
- Eu tomo conta da Cacá!
 
 
AULA DE ANATOMIA
Em uma conversa de almoço sobre ossos de galinha, o pai da Bia e da Cacá comenta:
- Se a gente não tivesse ossos, a gente seria molenga.
 
Com olhar de surpresa a Cacá pergunta:
- Então a vovó não tem ossos?


POESIA MATINAL
Uma coisa que me encanta nas crianças muito novas é sua capacidade de fazer comentários inesperados, divertidos ou poéticos. Pela manhã, bem cedo, talvez lembrando alguma história infantil ouvida recentemente, a Bia e a Cacá fingiam escrever alguma coisa na cama dos pais:
 
(Bia) O gato não sabe voltar. 
(Cacá) A lua não sabe que é história...
 
Vontade de abraçar e apertar muito essas quatro netinhas tão doces!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...