quarta-feira, 16 de novembro de 2022

METAMORFOSE AMBULANTE

 
Só agora eu me dei conta da existência de uma “lógica” profunda, interna, oculta da crença de alguns na terra plana (não reparem se as palavras adequadas me fogem, creio estar perdendo vocabulário). E essa lógica seria assim: quem acredita nessa maluquice precisa de um mundo onde existam lados que possam ser escolhidos ou rejeitados para ficar, algo assim como o lado direito ou o lado esquerdo, o lado de fora e o lado de dentro, a mão e a contramão. Quem assim pensa precisa da segurança de saber onde está, de que lado está. Em um planeta esférico não há posições claras e tranquilas, pois você pode estar em cima ou em baixo, mas não há um lado firme onde você se sinta confortável.
 
Isso parece delírio resultante de intoxicação provocada por excesso de leite com toddy? Claro, sem a menor dúvida! Isso é mesmo puro delírio. Mas, se eu tirar a terra plana e a esfera da jogada e aproveitar o raciocínio para tentar explicar comportamentos, o que dá para inferir? Que há pessoas (muitas, muitíssimas) que precisam de “lados” para se posicionar. A existência de um lado que se possa escolher para ficar traz tranquilidade e segurança. Quem tem essa estrutura mental poderia ser classificado de “conservador”. Em contrapartida, há aqueles que não se preocupam ou não necessitam da segurança das tradições e das ideias preconcebidas. Por isso podem revê-las, mudar de lado, repensar conceitos, reavaliar “verdades eternas”. Esses seriam os moderados.
 
Foi para esses que o Paulo Coelho escreveu estes versos:
“Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. E ele estava certo.
 
Comentário final: posso estar equivocado, mas às vezes eu sinto que o Blogson Crusoe é como que um barquinho de transporte de moderação navegando em um mar de conservadorismo revolto e tempestuoso.

2 comentários:

  1. Sempre preferi ser uma metamorfose ambulante, porém, às vezes tenho medo de apenas preferir, ao invés de realmente ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse uma coisa muito interessante. Eu também sempre me considerei uma metamorfose ambulante, talvez um balaio de contradições ambulante. Mas até que ponto eu realmente consegui ser?O Millôr Fernandes ficou órfão de pai aos dois anos e de mãe aos doze. Segundo ele (assim entendi) esse teria sido o motivo de não ter crescido cheio de bitolas, o que permitiu ter uma forma livre de pensar sobre tudo ou quase tudo. Esta frase é dele: "Eu também não sou um homem livre. Mas muito poucos estiveram tão perto".

      Excluir

A MÃO DE DEUS

Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que achei ...