sábado, 5 de novembro de 2022

AS VIVANDEIRAS ESTÃO MUITO OURIÇADAS!

 
“Eu os identifico a todos. E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do Poder Militar.” (Marechal Castelo Branco)
 
Sabem o que significa “vivandeira”? segundo o dicionário, vivandeira é Mulher que vende ou leva mantimentos, seguindo tropas em marcha". Mas o mesmo dicionário informa o sentido figurado da palavra (e talvez o mais usual). Vivandeiras "São políticos e empresários que tentam seduzir os militares para que enveredem nos descaminhos da aventura política”.
 
As "vivandeiras" dos tempos atuais têm andado ouriçadíssimas. Por isso eu ainda incluiria nessa definição aqueles que mesmo não sendo políticos ou empresários teimam em ficar na frente das unidades do exército pedindo “intervenção militar”, por não aceitar que seu queridinho não tenha sido eleito. Ou seja, são os muito, muito idiotas.
 
Se eu quisesse descer mais o nível, diria que são como putas e vadias querendo dar para os soldados, tentando obter deles algum benefício. Mas vou fazer de conta que não disse isso. Para aliviar um pouco, vou fazer uma imagem "escolar": esses aposentados, os desocupados e até aqueles pagos para aumentar a manada lembram o menino que briga na escola, apanha e vai chamar o irmão mais velho para "corrigir" o antagonista.
 
Permito-me fazer uma pequena reflexão: muitos dos homens mimados e das mulheres que estão pedindo intervenção do exército devem ter feito de tudo para tirar seus filhos ou a eles próprios do serviço militar obrigatório, para não servir o Exército; e são esses mesmos que hoje esperam que o Exército lhes sirva. Parafraseando uma frase famosa do estrategista da campanha do Bill Clinton eu poderia dizer que "é a democracia que você está agredindo, estúpido!"

Esse pessoal que se recusa a aceitar a vontade popular, uma vontade da maioria -, pois  98 milhões de eleitores (63% do total) não viram vantagem em reeleger o Bozo - por pedir o descumprimento da legislação vigente bem mereceria uma camisa de força, mas camisa de força de "grife", pois devem estar loucos, senis, perderam o juizo (ou nunca tiveram). Olha ela aí:


P.S. "Ouriçado é uma gíria velha que não sei ainda está em uso. Poderia ser trocada para "alvoroçado" ou "eriçado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMINHOS DO TEMPO – JOSÉ LUIZ RICCHETTI

Houve um tempo, quando ainda éramos muito jovens e com pouco tempo de casados, que minha mulher e eu viajávamos com sua irmã e seu então mar...