terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O INFERNO DE CADA UM

E se o inferno não existir? E se o inferno existir? (isso ficou parecido com a "melô da realidade alternativa" do Chico Buarque que diz "E se o oceano incendiar e se cair neve no sertão?"). Este é um começo verdadeiramente idiota para um assunto irrelevante (para mim, pelo menos). Mas, como só tenho tido pensamentos irrelevantes, resolvi encarar mais este.

Dia  desses comecei a rir sozinho de uma besteira que surgiu na minha mente pré-demente, deprimente (ok, eu sou bobo mesmo!). Era uma visão alternativa do inferno (como se houvesse uma versão oficial!). Aí resolvi fazer um post sobre isso, mesmo que o resultado seja uma colcha de retalhos mal alinhavada. Vê aí.

Talvez por ter sido criado de forma neurótica e castradora (só consegui sair sozinho de casa aos onze anos) e educado para respeitar os mais velhos e não fazer zona, creio nunca ter pensado na possibilidade de ir para o inferno nem ter tido problemas com isso na infância. Mesmo na adolescência, quando eu era pouco mais que um bundão punheteiro, esse não era assunto a entrar no meu radar (refiro-me ao inferno, não à punheta). Hoje, menos ainda, principalmente por não mais acreditar na existência do "fogo eterno". Pelo menos não naquele inferno das pinturas renascentistas, com muito fogo, diabinhos espetando os condenados, etc.

Aliás, esse conceito de inferno cheio de caldeirões, espetos e fogo, com gente sendo cozida, pururucada ou gratinada me faz pensar que a morada do capeta é uma espécie de cozinha do tipo exibido nas TVs em programas "topichef". Há ainda outra semelhança culinária que é o preço salgadíssimo da punição eterna, pago por uns pecados fuleiros praticados em nossa curta existência. Isso lembra muito aqueles pratos oferecidos pelos melhores e mais badalados restaurantes - porções minimalistas (ou mínimas) de alimentos que custam os olhos da cara (ou o preço de um rim em bom estado).

Mesmo que não me preocupe com isso, é inegável o fato de que muitas pessoas  (se não todas) já tenham refletido sobre o assunto. E essa preocupação deve ter gerado todo tipo de comentários e interpretações. Curioso por saber a opinião de outras pessoas sobre isso resolvi dar uma pesquisada na internet sobre o que disseram. E encontrei ótimas frases, justamente por sua originalidade e concisão. Como estas:

Alguém já disse que o inferno é um loop infinito dos nossos erros. O Elemento Jota
Acredito que estou no inferno, portanto estou nele. Arthur Rimbaud
Após o homem ter posto todo sofrimento e tormento no inferno, nada restou para o céu senão o tédio. Arthur Schopenhauer
As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar. Mark Twain
De boas intenções o inferno já está cheio. Desconhecido
É mais fácil para a imaginação compor um inferno com a dor que um paraíso com o prazer. Antoine Rivarol
E se este mundo for o inferno de outro planeta? Aldous Huxley
Não existe inferno maior do que ser prisioneiro do medo. Ben Johnson
Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros. Jean-Paul Sartre
Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes. Marquês de Sade
O céu e o inferno provêm do mesmo coração. Textos Xintoístas
O inferno das mulheres é a velhice. François La Rochefoucauld
O inferno é aqui. Desconhecido
O que é o céu se não um suborno, e o que é o inferno se não uma ameaça? Jorge Luis Borges
O que é o inferno? Afirmo que é o sofrimento de ser incapaz de amar. Fyodor Dostoyevsky
Os homens são criadores do seu próprio inferno. Textos Judaicos
Prefiro o paraíso pelo clima, o inferno pela companhia. Mark Twain

Bacana, não? Hoje, para mim, "inferno" seria uma situação de dor e sofrimento extremos ou crônicos, provocados por doenças graves, fome, tortura, depressão absoluta e coisas do tipo. Mas o que me fez rir sozinho foi pensar em uma versão hardcore de um inferno supranatural. Nesse lugar, o pecador seria obrigado a agir exatamente ao contrário de todos os seus valores éticos e morais, mas conscientemente, de forma compulsória, para depois sentir toda a culpa e vergonha do mundo por ter agido assim.

Imagine-se por exemplo nosso presidente (isso é que me fez rir): casca grossa, autoritário, homofóbico, machista e de extrema direita. Qual seria a maldade a ele destinada? Ele poderia ser obrigado a pagar um boquete para o Lula. Isso na parte da manhã. À tarde, na companhia dos filhos (que também estariam lá), ele assistiria a gravação do que fez antes. No dia seguinte, em vez de boquete, poderia fazer sexo passivo com o Negão da Piroca e outras perversidades do tipo. E, claro, o Lula poderia sofrer condenação semelhante, só que espelhada.

Se fosse o Edir Mais Cedo ou o Mala-fala (eles também estariam lá!), a condenação poderia ser confessar diante de seus seguidores que não acreditam em Deus (eu acho que não acreditam) e que só estão nessa pela grana, e por aí vai. Resumindo, "meu" inferno seria um lugar de sofrimento moral extremo, de desmoralização total, de vergonha absoluta. Não precisaria de dor física nem de cheiro de churrasco. 

Mas como a tônica inicial deste post deveria ser o humor, não poderia terminá-lo com clichês, frases eloquentes ou filosofia barata. Por isso, reservei para o final um dos casos de que mais gosto de contar. Som na caixa!

PLEIN DE MERDE
Uma das pessoas mais divertidas com quem trabalhei era talvez a mais excêntrica e menos convencional que já conheci. Fico hoje me perguntando se não seria autista ou esquizofrênico, porque 100% normal não podia ser, não parecia ser - apesar da impressionante lucidez e clareza de seu raciocínio. Um dia, durante uma tarefa em que estávamos executando, perguntou-me de chofre:
- "Você acredita que o inferno existe"?
Ri da pergunta e desconversei, talvez dizendo um "sei lá!" Mas ele estava disposto a continuar com esse assunto, e voltou à carga:
- "Eles falam que o inferno é um lugar muito quente, onde as pessoas são queimadas e espetadas pelos demônios, não é"?
- "Ah, sei lá, nunca me preocupei com isso. Deve ser!”, respondi. Aí, entre risos, descreveu sua versão do inferno, fazendo com que eu também chorasse de rir por conta dessa maluquice doentia:
- “Para mim, o inferno deve ser um tanque ou piscina cheia de merda até a borda, onde as pessoas ficam mergulhadas, deixando de fora só a cabeça. Apoiada na borda, oscilando pra lá e pra cá, há uma lâmina afiada deslizante. Quando ela vem se aproximando o pessoal grita - 'Olha a lâmina!' e todo mundo mergulha a cabeça. Você que é bom de desenho podia projetar essa piscina".







2 comentários:

  1. O inferno, caro Jotabê, é desejar, em cada milissegundo de cada dia, que o inferno só existisse depois da morte.

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...