sábado, 21 de dezembro de 2019

RESPONDENDO AO ANDRÉ


André é um jovem e simpaticíssimo arquiteto que conheci através da Nina, com quem hoje é casado. Ela também é arquiteta (foda!) e a conheço desde quando era uma pirralha (pensando bem, melhor desconsiderar esse “pirralha”, muito mal empregado ultimamente). Então, rebobinando o Betamax (sou velho, pô!), conheço a Nina desde quando ela era uma criança risonha e de olhos sonhadores.

Pois bem, meu jovem amigo André tornou-se mais um “amigo de facebook”, coisa que me deixou muito feliz graças à empatia imediata que rolou desde que fomos apresentados. Por isso, de sacanagem, sugeri a ele que visitasse o velho blog da solidão ampliada e desse uma olhada nos “dezénhos”. E ele topou!

Não satisfeito com isso, ainda comentou no blog e fez uma pergunta enigmática no Facebook. Por imaginar que a resposta seria longa, resolvi transformá-la em novo post, pois sou um pouco menos bobo do que todo mundo está careca de saber. A pergunta era “vc desenha aqueles á mao ??” Como eu não sabia a quais desenhos se referia, resolvi dar uma geral em meu processo criativo. Bora lá!

O nome escolhido para a seção é o reconhecimento de uma realidade: eu não sei desenhar! Por isso, mesmo que goste de desenho, não tenho habilidade para chegar a um resultado que me agrade, pois nunca fiz curso de desenho nem nada do tipo. Assim, os desenhos feitos à mão saem depois de muito sofrimento. Normalmente são desenhos isolados e independentes um do outro. Exemplo: “CERTO DIA EM STONEHENGE”.

No caso das séries, criei uma forma de expressão que me diverte muito, que é a utilização dos recursos gráficos do Word e algum eventual acabamento de paintbrush e colagens (há desenhos isolados também). Nessa técnica enquadram-se as séries “FIAT LUX!”, “A VIDA ZÉXUAL DOS VETORES”, “SÓ 3,5 BILHÕES DE ANOS?” e outras. As únicas exceções (de que eu me lembro) são as séries “GEMINIANAS” e “NOÇÕES DE ZÉOMETRIA ESPECIAL”, que foram feitas à mão.

Finalmente, às vezes utilizo colagem de imagens que busco na internet, mas totalmente “descontextualizadas”. Exemplo: “CERTO DIA, NA IMENSIDÃO DO COSMOS...

O que todos esses desenhos (ou dezénhos) têm em comum é a transformação de expressões e falas do cotidiano em situações de absoluto non sense, como em “Ô CRIDE, FALA PRA MÃE! – 02”. É isso.



2 comentários:

  1. "Por isso, mesmo que goste de desenho, não tenho habilidade para chegar a um resultado que me agrade, pois nunca fiz curso de desenho nem nada do tipo. Assim, os desenhos feitos à mão saem depois de muito sofrimento. Normalmente são desenhos isolados e independentes um do outro." A origem da minha pergunta veio da observação de uma expressão muito original e objetiva. Eu também "não sei desenhar" !!(sobjetivo). Nem todo arquiteto "sabe". na verdade o desenho serve como premissa, representar uma ideia, sonho, projeto, etc.. Se essa ferramenta executar sua premissa, para mim, é um bom desenho! o belo é o belo.. e na maioria das vezes, pra mim foda-se hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas eu sempre quis saber muito. Aliás, quando chegou a época de vestibular, a UFMG unificou tudo e eu fiz o primeiro vestibular unificado (todo mundo no Mineirão!). Com a mudança eu poderia escolher qualquer curso, pois estava estudando biologia, ingl~es, geografi, história e por aí. Uma das minhas opções era arquitetura, mas desisti por achar que não tinha criatividade para tanto - graças a um colega, que fez o esboço de uma igreja ou capela apenas entrelaçando os esquadros de desenho (ainda se usa isso?). O resultado ficou tão incrível que eu pensei comigo: não tenho essa manha! E fui parar na engenharia.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...