quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

MAIS UMA TEORIA INSTANTÂNEA

 
Não sei se esta é uma característica comum a todos os idosos, mas desde que comecei a envelhecer de forma mais acelerada tenho tido um interesse meio mórbido em saber quem morreu neste ou em outro ano qualquer. Talvez eu esteja apenas seguindo o verso da música que diz “cá pra nós, antes ele do que eu”.
 
Pois bem, depois da notícia da morte do ator Pedro Paulo Rangel, resolvi fazer um levantamento rápido dos famosos falecidos em 2022, um “who’s who da finitude atingida”.  Descobri que a Wikipédia tem uma relação mês a mês de quem “partiu para nunca mais”. Fui passando os olhos na lista e anotando os nomes de quem me trazia algum tipo de lembrança, por menor que fosse. E o resultado foi uma lista com setenta pessoas. Vários desses nomes são de estrangeiros famosos. Dessa lista tirei as seguintes informações:
 
- o tempo de vida médio desse grupo foi de 80,8 anos;
- 17 pessoas morreram com mais de 90 anos, 21 estavam na faixa de 81 a 90 anos, 24 estavam na faixa de 71 a 80 anos e 8 com menos de 70 anos.
- não me preocupei com a “causa mortis”. Em vez disso, resolvi descobrir quantos famosos morreram na faixa entre cinco anos a mais ou a menos que minha idade atual (72 anos). E o número de falecimentos é de apenas 18, ou 25% do total levantado.
 
E esse resultado fez surgir mais uma teoria miojo em minha cabeça (para quem não sabe, teoria miojo é aquela formulada em apenas três minutos e o resultado obtido é sempre uma merda):
 
Na verdade, a "teoria" é só a ratificação de um pensamento recorrente em minha cabeça. A reação mais previsível seria ficar mais atento e preocupado com o número de falecimentos de pessoas na faixa etária próxima à minha. No entanto, mesmo que eu fique mais focado nessa faixa, ela não é tão significativa se comparada com o total do levantamento feito (mesmo que sem nenhum rigor científico).
 
Tentando extrapolar essa conclusão para outras áreas do cotidiano, uma reflexão possível é a confirmação ou percepção de que as pessoas só prestam atenção, só se sensibilizam com as informações que validam, que vão ao encontro de suas preocupações (ou preconceitos), mesmo que a Realidade seja muito maior e mais abrangente. E que quanto mais ficamos focados nos nossos mundinhos, menos capazes somos de entender e até aceitar a diversidade à nossa volta.
(Jotabê esguicha psicologia aplicada, mesmo que seja de fabricação caseira).
 
E agora, para terminar, a relação dos falecidos em 2022 (vai falar que não estava interessado em saber!):
 
Richard Leakey - arqueólogo
Viktor Saneyev - atleta olímpico
Milton Gonçaves - ator
Pedro Paulo Rangel - ator
Ray Liotta - ator
Rubens Caribé - ator
Sidney Poitier - ator
William Hurt - ator (O Beijo da Mulher Aranha)
James Caan - ator (O Poderoso Chefão)
Robbie Coltrane - ator da série Harry Potter
Isaac Bardavid - ator e dublador
Jean Louis Trintignant - ator francês
Djenane Machado - atriz
Françoise Forton - atriz
Irene Papas - atriz
Maria Fernanda - atriz
Maria Lúcia Dahl - atriz
Marilu Bueno - atriz
Kirtie Alley - atriz americana multi premiada
Olívia Newton-John - atriz e cantora
Cláudia Jimenez - atriz e comediante
Ilka Soares - atriz e modelo
Monica Vitti - atriz italiana
Taylor Hawkins - baterista da banda Foo Fighters
Eder Jofre - boxeador
Cesar Costa Filho – cantor e compositor
Paulo Diniz - cantor
Ruy Maurity - cantor
Marcos Pitter - cantor brega
Leno - cantor da dupla Leno e Lilian (Jovem Guarda)
Rolando Boldrim - cantor e apresentador
Erasmo Carlos - cantor e compositor
Nico Fidenco - cantor italiano
Elza Soares - cantora
Gal Costa - cantora
Paulinha Abelha - cantora
Cláudio Hummes - cardeal
Arnaldo Jabor - cineasta
Jean Luc-Godard - cineasta
Peter Bogdanovich - cineasta
Gilberto Chateaubriand - colecionador de arte
Sérgio Paulo Rouanet - diplomata
Olavo Monteiro De Carvalho - empresário
Gil Cesar Moreira De Abreu - engenheiro chefe da construção do Mineirão
Ligia Fagundes Telles - escritora
Nelida Piñon - escritora
Ivana Trump - ex Donald Trump
Luiz Antonio Fleury - ex-governador de São Paulo
Luiz Galvão - fundador dos Novos Baianos
Newton Cruz – general
Olavo De Carvalho - guru e astrólogo
Batoré - humorista
Jô Soares - humorista
Elifas Andreato - ilustrador (muito foda!)
Isabel Salgado - jogadora de vôlei
Alberico De Souza Cruz - jornalista
Danuzza Leão - jornalista
Silvio Lancellotti - jornalista e gastrônomo
Dalmo Dalari - jurista
Edino Krieger - maestro
Henrique Morelembaum - maestro
Paulo Jobim - músico (e filho de Tom Jobim)
Jerry Lee Lewis - músico dos primórdios do rock and roll
Gary Brooker - músico fundador da banda Procol Harum
Vangelis - músico grego
Thiago De Mello - poeta
Mikhail Gorbatchev - político russo responsável pelo fim da União Soviética
Michael Lang - produtor do Festival de Woodstock
Tilden Santiago - professor universitário e político
Marilene Galvão - uma das Irmãs Galvão

Atualização: depois da publicação deste post o portal G1 fez uma reportagem ou levantamento com “As mortes que marcaram 2022 no Brasil e no mundo”. Aí ficou de colher para ver o retrato do pessoal. Para quem se interessar, o link é este:

 

Um comentário:

  1. Acho que você tem razão, mas eu sou um pouco depressivo e tenho 72 anos. Então, qualquer notícia de morte de alguém com setenta e poucos anos faz meu radar ligar. Ontem mesmo morreu o maior ídolo da história do América mineiro (futebol). Idade? 79 anos. É difícil fugir disso. Eu apenas registro que se passa na minha cabeça.

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...