sábado, 17 de dezembro de 2022

NÃO CUSTA AVISAR

 
Cidadão Lula – permita-me tratá-lo assim, pois o senhor ainda não tomou posse do cargo para o qual foi eleito – preciso dizer que torço para que faça o melhor governo para o povo deste país. E torço amparado na esperança que tive quando lhe confiei meu voto. Meu voto não vale nada, é um voto desclassificado como um cachorro vira-lata, mas não o trate mal, pois foi dado com muito carinho e com a certeza de que qualquer coisa seria melhor que a tragédia criada, adubada e incentivada por seu antecessor.
 
Só o senhor poderá aumentar ou diminuir a distância qualitativa que o separa do atual mandatário. Por isso, quero manifestar minha preocupação com notícias que tenho lido nos jornais e deixar algumas sugestões. Este é o terceiro e provavelmente último mandato presidencial para o qual foi eleito. Por isso, tente não repetir os erros que porventura cometeu no primeiro e segundo mandatos. Se o senhor quiser ser lembrado como um grande presidente, reflita sobre estas sugestões:
 
A primeira é esta: o senhor foi eleito por uma coligação de doze partidos. Não deixe, portanto, que seu mandato seja um governo só do PT. Por exemplo, a senadora Simone Tebet, inicialmente sua concorrente na disputa eleitoral merece ser tratada com consideração e respeito. Seria injusto aceitar pressões do PT para tirar dela o cargo de ministra do Desenvolvimento Social;
 
Afaste-se das ditaduras e de governos autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita. Mantenha relações comerciais se for necessário, mas não passe disso;
 
Lembre-se do Mensalão e do Petrolão para manter-se longe dos corruptos e combata as práticas delituosas normalmente imaginadas por eles;
 
Cuide da responsabilidade fiscal e do teto de gastos como quem deve cuidar da saúde de seus filhos e netos;
 
Adote uma política de “ficha limpa” para todas as pessoas que quiser indicar para os altos cargos da administração. Lembre-se da frase sobre a esposa de Cesar;
 
Não assuste as pessoas que não se identificam com a esquerda, mas que votaram para que fosse eleito. Tente ser o que os americanos classificam como “Fiscally Conservative, Socially Liberal”;
 
Não dê oportunidade a ninguém de pensar ou dizer “eu era feliz e não sabia”.
 
 
Nunca me arrependerei de ter votado no senhor para que o “coiso” não fosse reeleito. Talvez não consiga ver o término do seu mandato, talvez nem mesmo o senhor consiga, pois somos idosos, na faixa etária onde é comum ver nos noticiários a "partida" de mais um famoso, mas quero, se a Vida assim me permitir, guardar uma boa lembrança de seu terceiro mandato. E, principalmente, não quero passar os próximos quatro anos maldizendo ou criticando as burradas e lambanças que o senhor ou aqueles em quem confiou porventura venham a cometer. Boa sorte!

 

16 comentários:

  1. Pode deixar, que sendo um homem muito honesto e honrado, o Lula vai acatar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa! Mas continuo pensando que o Bozo foi uma das piores coisas que já aconteceram no país. Abraços.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=Vc9ToWQ6wOU&ab_channel=ANCAPSU

      Excluir
    3. Tentando manter minha sanidade mental, tenho me recusado a ler ou assistir fontes alternativas de notícias ou opiniões. Comecei a fazer isso ao me afastar do Facebook. Não sei como acabar com meu perfil, mas nem chego mais perto dessa rede, pródiga em vídeos, textos e opiniões de gente que não passa credibilidade. Comecei a assistir ao vídeo do link que me enviou, mas me perguntei o que eu tinha a ganhar com isso. Aí parei de assistir, pois a resposta para mim era "nada".

      Excluir
    4. "Aí parei de assistir, pois a resposta para mim era "nada"" -

      sim, vc está certo.

      Qualquer tipo de fonte jornalística diferente da qual você está acostumado só te traria dúvidas sobre concepções arraigadas já mentalmente sedimentadas .

      chegar de se questionar ou se expor a diferentes pontos de vista.

      afinal, não há a mínima chance de você ter sido enganado até agora.

      nunca na história da humanidade jornalistas de grandes veículos de comunicação contaram propositalmente alguma mentira apenas para obter alguma vantagem política ou financeira.

      me perguntei o que eu tinha a ganhar respondendo seu comentário. Mas não parei de escrever, pois a resposta para mim era "nada".

      E "nada", amigo virtual, pode ser "tudo" que precisamos.

      abs!

      Excluir
    5. O que eu quis dizer é que a grande mídia teoricamente está mais exposta à vigilância dos concorrentes. Para me prevenir do risco de ficar com apenas uma visão parcial dos acontecimentos eu acesso diariamente (várias vezes por dia) os seguintes sites e portais: G1, R7, O Antagonista, Isto É, UOL, Folha de São Paulo, Estadão, BBC News, Metrópoles, Carta Capital, O Estado de Minas e O Tempo (jornal de BH que apoiou abertamente o Bolsonaro). Dessa salada de conservadores e "progressistas", de direita e de esquerda eu tento tirar uma opinião pessoal. Justamente por isso recuso-me a acessar canais de youtube, sites e jornais de pouca expressão, especialmente se forem "conservadores". Eu detesto dois dos veículos citados (Carta Capital e R7), masnão deixo acessá-los. Minha mulher fica puta comigo porque hoje eu passo a maior parte do tempo no computador. Para diversão acesso ainda o portal da Galileu. Por isso, opiniões vindas de onde eu não consigo checar os fatos não me interessam.

      Excluir
    6. G1, R7, O Antagonista, Isto É, UOL, Folha de São Paulo, Estadão, BBC News, Metrópoles, Carta Capital,

      tudo igual
      tudo esquerda

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. a grande mídia teoricamente está mais exposta à vigilância dos concorrentes.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      tudo comparsa

      Excluir
    8. Você foi bastante irônico no comentário e eu te dou razão. Sim, vivemos em bolhas de realidade e é mais fácil aceitar o que já conhecemos ou aceitamos. Minha mulher faz parte de um grupo de zap de ex-colegas. A maioria é bolsonarista. às vezes ela me mostra o que as amigas publicam e é de dar pena ou ódio. Todas são obviamente idosas, com instrução universitária, ricas ou remediadas (não há nenhuma pobre). No entanto, proclamam com orgulho que não vêem a "Globolixo" mas compartilham as fake news mais ridículas preparadas pelas milícias digitais que se formaram para apoio do Bolsonaro, apoiam os acampamentos na na porta dos quarteis, falam muito de Deus, pátria e família, defendem (sem críticar) valores conservadores, condenam o "comunismo", etc. Minha mulher parou de comentar o que suas amigas publicam. Qual o interesse de ler esse tipo de coisa? A resposta é "nenhum". Hoje está cada vez mais clara minha rejeição a todo tipo de extremismo. Estou sinceramente cansado de ler ou ouvir opiniões como se fossem fatos. Justamente por isso adotei a política do foda-se. Estarei errado agindo assim? Foda-se. "Ah, porque o Lula..." Foda-se. "Ah, porque o Bolsonaro..." Foda-se. "Você está se omitindo" Foda-se. Abraços.

      Excluir
    9. se vc viver o suficiente, talvez perceba q infelizmente não eram fake news em sua absoluta maioria

      Excluir
    10. sabe nada, inocente

      pesquise no google

      "teatro das tesouras"

      Excluir
    11. https://lifestyle.r7.com/patricia-lages/teatro-das-tesouras-no-pais-onde-nao-havia-oposicao-30092022

      de uma fonte q vc gosta

      Excluir
    12. R7 parece direita, mas erra propositalmente em relacao a vacina covid. sugiro o brasil sem medo, um dos poucos realistas...

      Excluir
    13. A jornalista da tesoura atira palavras em seu texto com a certeza de que ninguém ou quase ninguém se animará a contestar ou confirmar sua veracidade. E não estou dizendo que está mentindo, apenas que pode transformar meias verdades em verdades inteiras. Exemplos:
      “um governo que, ao contrário de seus antecessores, FINALIZOU OBRAS IMPORTANTES que passavam de um governo para o outro, custando muitas vezes mais do que o previsto”. Isso é apenas parte de uma verdade maior, pois há obras que pela sua magnitude têm prazo de execução maior que o mandato do político que a idealizou.
      A transposição do São Francisco foi proposta e iniciada no governo Lula. Até onde sei é uma obra faraônica executada por uma das empresas do Petrolão e que já estava com mais de 80% pronta nos governos petistas. OK. O Bolsonaro foi lá e inaugurou um trecho como se fosse ele o pai da criança. Ele apenas estava com a faca e o queijo para a conclusão. E ainda faço uma pergunta: a obra está 100% concluída ou só parcialmente?
      Ela fala que “não houve escândalos de corrupção como vimos em governos anteriores”. Escândalos só existem quando a corrupção é descoberta e denunciada. Existiu corrupção no governo Bolsonaro? Sim, claro, como em todos os governos anteriores desde o descobrimento do Brasil. As rachadinhas dos filhos do presidente, a tentativa de compra superfaturada de vacinas o que são.
      Eu tenho particular aversão à Igreja Universal e suas assemelhadas (Mundial, Internacional, etc.), mas deixo claro que essa aversão só é dirigida aos donos dessas igrejas. Dos fiéis eu apenas sinto pena. E saber que ela trabalha ou é colaboradora já faz com que eu a veja com desconfiança. Outro ponto: aconteceram coisas positivas e melhora de indicadores no governo Bozo? Fico feliz, mas seu descaso criminoso com a pandemia, com o desmatamento da Amzônia e seu autoritarismo tornam impossível que eu tenha a mínima simpatia por ele.
      E só repito o que já disse: com seu extremismo e boçalidade de extrema direita o Bolsonaro conseguiu me empurrar na direção da esquerda. Se eu não fosse convictamente de centro hoje eu diria tranquilamente que sou de esquerda. Mas não sou. Sou um ignorante, mas nem de direita nem de esquerda.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...