sábado, 10 de dezembro de 2022

PRANCHA NELES!

 
Meu amigo Marreta é um entusiasmado torcedor do ludopédio, Por isso, depois da naba levada pela seleção brasileira e do alto do seu conhecimento, adquirido depois de assistir a milhares de partidas de futevôlei, lascou este comentário:
 
"O cara tem um portal de 7,32 m à sua frente e está a uma distância de 11 metros desse buraco para acertar uma bola com um diâmetro de 22 cm dentro dele. E erra! O cara ganha milhões e milhões para chutar bola. E erra um pênalti. (...) A seleção brasileira de futebol sempre se fode nos pênaltis - para a minha alegria, é claro. Acho que os caras são tão arrogantes, tão pernósticos, que nem treinam cobrança de pênalti em seus coletivos. Acham mesmo que são os picas da galáxia e desconsideram a possibilidade de terem que chegar aos pênaltis".

Concordo integralmente, mas pênalti não é para qualquer um. Neném Prancha foi um técnico de futebol. Pelas frases engraçadas que dizia ganhou o apelido de Filósofo do Futebol. Segundo ele, “Pênalti é uma coisa tão importante que quem deveria bater é o presidente do clube”. Como bom filósofo, filosofou bastante. A seguir, algumas de suas frases certeiras e bem sacadas:
 
Bola tem que ser rasteira, porque o couro vem da vaca e a vaca gosta de grama.
 
Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende...
 
Futebol moderno é que nem pelada. Todo o mundo corre e ninguém sabe para onde...
 
Goleiro é uma posição tão amaldiçoada que onde ele pisa nem grama nasce.
 
Jogador bom é que nem sorveteria: tem várias qualidades.
 
Jogador brasileiro não vai ter problema no México, não. Tudo já morou em favela e não pode se queixar de altitude...
 
Jogador que joga nas 11 não joga bem em nenhuma.
 
Jogador tem que ir na bola com a mesma disposição de quem vai num prato de comida.
 
Jogue a bola pra cima, pois enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol.
 
O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas.
 
O importante é o principal, o resto é secundário.
 
Quem corre é a bola. Senão, era só fazer um time de batedores de carteira.
 
Quem pede tem preferência, quem se desloca recebe.
 
Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio não perdia uma partida.
 
Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava sempre empatado.
 

4 comentários:

  1. Rapaz, algumas eu já conhecia, mas nunca tinha ouvido falar do nome do autor!
    O importante é o principal, o resto é secundário.
    Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava sempre empatado.
    Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li você falar de pênalti eu me lembrei da frase do presidente, mas não sabia quem a teria dito. Fui procurar e achei o Nenem Prancha, figura folclórica de quem já tinha ouvido falar.

      Excluir
  2. jogador brasileiro se acha tão foda que deve acreditar que é o melhor do mundo. E deu para ver que não é. Outro dia eu fiquei impressionado com a notícia de que mais da metade dos jogadores brasileiros ganha salário mínimo. Já pensou?

    ResponderExcluir

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...