sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

MEU RECADO DE ANO NOVO - GIANNDRE ROBERTO

Eu adorei este texto de meu amigo virtual GRF. Por isso, sem a menor cerimônia e sem aviso, copiei e resolvi postar aqui no blog. Apenas aproveito para fazer meu voto mais sincero e carinhoso para todos os insensatos que acessam o Blogson (10,3 para ser exato). Que em 2021 todos possam ter Saúde e Vacina! Como se diz no país basco, "Urte berri on"!


 Você vai vestir que roupa no ano novo? Talvez branco? Talvez amarelo? Talvez vai usar o vermelhão que estava guardado. Importa? Olha, importa. Para você importa. Ainda que use a primeira roupa que veja, importa. Vais pensar: "hm, então você é a predestinada". E vestirá sua roupa. Talvez acredite em superstições ou tenha suas crenças. Seu mapa astral está em dia? E se vestir amarelo e o ano que vem for um desastre? Lembrarás da cor que foi vestida no primeiro dia do ano? Ou somente lembrarás se a sorte te benzer?

 
Você vai vestir que roupa no ano novo? Qual a cor dela? Péssima ideia. Vai chover e fará frio. É curta. Não, não, não. Não é pra tanto! Não nevará também. Apenas vista aquela roupa. Sim, aquela roupa. Aquela mesmo! Se dê ao luxo pelo menos por hoje. Todos estarão lá. Ninguém? Poxa. E os espíritos? O senhor é espírita, eu sei. Estarão todos lá. E verão vossa beleza. A beleza que os vivos desprezaram. Não és espírita? Talvez cristão? Certamente. Então vista a mais bela roupa do teu cabideiro ou do teu guarda-roupa. Aquela mesma. Sem dúvida, que exuberante! Os parentes ficarão encantados. Dirão "tu que não te importas com vestimentas, quão belo estás! Que divino". Não dirão? Não estarão lá? Pois bem, o baile da solidão também merece um belo traje.
 
Você vai vestir que roupa no ano novo? Vista-se para ser visto. Abandone a vela do desprezo ao cerimonioso. Apenas um dia. Vamos! Gaste teu tempo como um ser humano normal que se prepara para escolher a roupa do ano que começa. Faça de si um mero vaso de rituais. Somente por um dia. Se orne do melhor modo que puder.
 
E beba! E coma! E goze! E beba! Beba, meu senhor. Beba, minha senhora. Cavalheiros e damas, bebam! Gozem! Gozem! O ano termina. Sabemos que nada muda, mas por uma noite nos permitimos acreditar em todas as deleitosas promessas falsas desse mundo sem sentido. Bebamos! Comamos! Gozemos! Ria, ria, ria! E se vista com o teu melhor traje, a noite é tua. A Lua estará lá. Beba!

10 comentários:

  1. Beba, Jotabê, beba! Pode até ser um toddynho espumante!!!

    ResponderExcluir
  2. A virada do ano é uma "linha imaginária". Não faz sentido no mundo real. É intangível. É uma ideia coletiva. Mesmo assim, aceitar a virada de ano como uma mudança de fato, é uma ideia que pode fazer diferença real na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão! Estava comentando justamente sobre isso com minha nora. Disse-lhe que houve um momento (ou uma época) em que eu estava mais racionalista e que via a passagem de ano como um evento sem nenhuma importância, pois o dia 31 era exatamente igual ao dia primeiro, pois tinha as mesmas angústias, os mesmos problemas, as mesma esperanças. Hoje eu penso um pouco diferente, pois penso no simbolismo (e seu efeito na mente das pessoas) que uma mudança de ano, uma mudança de década pode representar. é como um recomeço, uma revitalizada nas expectativas, uma reanimada ou ressuscitada nas esperanças de cada um. Acho que é por aí. A propósito, feliz 2021!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Penso exatamente como você, Giovani. E não apenas a data do Ano Novo, também os meses, as semanas etc, todas as divisões de tempo são arbitrárias, são "ciclos" criados pelo ser humano como uma forma de alento conformista, para ele não pirar e surtar com a rotina e a imutabilidade das coisas, maneira dele achar que o ano que seguinte será melhor, o próximo mês, ou mesmo amanhã poderá ser um novo recomeço. Cada desses ciclos que se encerram são respiradouros na monótona e constante passagem do tempo.
      Para mim, isso não funciona, mas para a grande maioria só de pensar que amanhã será outro dia (não será), um dia melhor, acaba fazendo com que o dia da pessoa seja um pouquinho melhor, mesmo; um placebo.

      Excluir
    4. Penso como você e o Giovani, mas como disse no meu comentário esses ciclos podem ter um simbolismo positivo. Eu nunca penso que o novo ano será melhor que o anterior (2020 esteve aí para provar isso). O que eu penso é que a nova translação da Terra em torno do Sol poderá ser, seria desejável que fosse. Por exemplo, se 2021 for o ano da vacinação no Brasil (apesar do comportamento idiota e preconceituoso do presidente) ele tem grande chance de ser muito melhor que 2020.

      Excluir
  3. Cara, eu só vi hoje essa publicação! Hahaha

    ResponderExcluir

TÁ UM DESERTO!