domingo, 17 de janeiro de 2021

FRASES CÉLEBRES

 
A História e as Religiões estão cheias de frases célebres ditas por filósofos, profetas, políticos, artistas e todo tipo de personalidade midiática de cada época. Alguém pode argumentar que no passado muito distante não existia internet nem televisão. Como poderiam existir personalidades midiáticas? Não sei e nem quero saber, pois falei só para encher lingüiça (mesmo não entendendo porra nenhuma de charcutaria). Para acalmar os ânimos dos leitores mais exaltados (alguns têm andado muuito exaltados!), diria que o Rei Midas certamente foi uma personalidade midiática. Mas deixa pra lá.
 
Voltando às frases célebres, tenho a suspeita ou quase total convicção (eu disse “quase” porque sou escorregadio, um invertebrado moral que não gosta de se comprometer com nada – exceto minha mulher, com quem já sou comprometido), repetindo para compensar o texto entre parênteses, tenho a quase total convicção de que muitas dessas frases são delírios da imaginação de quem as divulgou, mentiras piedosas, exageros de fanáticos ou auto-endeusamento de alguns com caráter muito duvidoso. Parafraseando o Vinícius de Moraes, ninguém vai me dizer que a frase é mesmo do autor a quem é atribuída sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório. E com firma reconhecida!

Vejamos alguns exemplos:
 
Até‚ tu, Brutus? (Bonde do Tigrão)
Do alto dessas pirâmides 40 séculos vos contemplam (Júlio Cesar)
Eu tenho perfil de atleta (Napoleão)
L'État c'est moi (Maria Antonieta)
Meu reino por um cavalo! (Jumentão)
Que grande artista o mundo irá perder! (Luis XIV)
Só sei que nada sei (Júlio César)
Se não têm pão, que comam brioches (Nero)
Veni, vidi, vici (Ricardo III)
Vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim (Sócrates)
 
Há também algumas frases bem legais que a elevada modéstia do autor impediu que fosse identificado. Por exemplo:

Jacaré no seco anda?
Cachorro que late n’água late em terra?
Comer suã faz suar? (certamente criada por um francófilo)
As aftas ardem e doem (germanófilo)
No meio de lobos uive como lobo (principalmente se estiver sendo mastigado)
Mede cem vezes e corta uma só (o autor tinha TOC)
Isso é do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça!
 
Como se pode ver, a sabedoria não está necessariamente vinculada a famosos e autoridades.Na verdade, há casos bastante conhecidos onde acontece exatamente o contrário disso. Mas comecei a falar sobre esse assunto ao lembrar-me de uma das frases mais célebres e imbecis de que tenho notícia. Não, não são as frases ditas por um mitômano nem as do Blogson (geralmente imbecis mas nada célebres). A história é a seguinte:
 
Em meados do século XIX, David Livingstone, missionário (pastor) e explorador inglês foi dado como desaparecido em uma de suas viagens ao interior da África (para evangelizar os “selvagens”). Um editor do New York Herald,  totalmente sem noção (o editor, não o jornal) incumbiu um jornalista de sair à sua procura para fazer uma matéria com ele. O mais louco é que o pastor foi efetivamente localizado.  Ao encontrá-lo, o jornalista disse a frase célebre, na verdade uma pergunta registrada sabe Deus como  (ele devia ser mais sem noção que seu editor):
– “Dr. Livingstone, I presume?"
 
Numa boa, se fosse brasileiro, uma pergunta assim seria feita só pra tirar sarro. Como eram britânicos, o tom da pergunta deve ter sido de alívio e alegria. Mas eu, se fosse o "Livistón", teria respondido:
– “Não, mané, eu sou um hipopótamo, não está vendo? Que você acha? Olha em volta! Eu e você somos os únicos aqui neste cu de mundo que estamos com a pele da cor de camarão".
 
Por essas e outras é que eu digo: ainda bem que hoje existe o Parler para divulgar e eternizar só frases, notícias e informações verídicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CUNEIFORME

  Você já parou para pensar qual foi a maior conquista da humanidade? Talvez você diga “não”, por ter mais o que fazer, por estar focado no ...