sábado, 2 de janeiro de 2021

LINHA INVOLUTIVA

 
Segundo li em algum lugar, o cérebro dos sapiens tem 1.400 cm³ enquanto o dos Neandertais possuía 1.600 cm³. O que isso significa? Confesso não ter a mínima ideia, mas me permito pensar que nossos primos não tiraram vantagem nenhuma dessa superioridade volumétrica. Se isso é verdade ou não, pouco me importa. O que me importa é também pensar que os humanos não parecem utilizar muito bem essa caixa de pandora celular que todos recebemos ao nascer.
 
Nesse Natal ganhei de presente de um dos filhos o livro “Maus”. Para quem não conhece, é a história em quadrinhos da vida de um judeu polonês que sobreviveu a Auschwitz. Esse homem era o pai do autor do livro. “Maus” em alemão significa “rato”. E é assim que os judeus na história são representados, perseguidos e assassinados pelos gatos nazistas. O livro é muito bom e foi lido em um dia (estou relendo agora).
 
Esse presente motivou a seguinte troca de mensagens:
- Acabei ontem mesmo de ler o livro. Muito legal! A maioria das coisas eu já tinha lido sobre, mas alguns detalhes, algumas narrativas são o bicho. Os avisos do vestiário antes da câmara de gás têm humor involuntário e sinistro, embora eficiente: "memorize o número de seu cabide", deixe os sapatos amarrados um no outro". As plantas do lugar são muito impressionantes. A cena da criança sendo agarrada pelos pés e tendo a cabeça esmagada na parede é de uma crueldade indescritível!
 
- Esse livro é daqueles que você não consegue largar. Das coisas que eu desconhecia, me impressionou como a maldade começou antes, tirando o pessoal de suas casas e fazendo com que eles pagassem para os novos ocupantes, como se esses fossem "caseiros". Tem também o caso do cara que, ao final da guerra, tentou recuperar a padaria e foi assassinado... São muitas histórias e detalhes que fazem desse um livro obrigatório, na minha opinião.
 
- Sem dúvida! É nessas horas que penso que não há um futuro decente para a humanidade. Os chimpanzés brigam com grupos rivais, planejam emboscadas e arregaçam os "inimigos", mas o "serumano" elevou a maldade a um nível infinitamente maior.
 
- O humano é um bicho lento e fraco, que só prosperou graças à "inteligência", desenvolvendo abrigos e armas. Mas muito bicho mora em caverna, tem passarinho que constrói casa e existem macacos que pescam com lanças...
Uma vez vi alguém falando que os sapiens têm como vantagem o amor; não o amor ao próximo - mesmo porque esse é raro -, mas o amor que consegue despertar no outro, para que seja protegido, nutrido, etc... Só que isso outros bichos também fazem; não é à toa que a maioria dos filhotes seja bonitinha.
O humano se comporta como qualquer outro animal, mas dá nomes aos instintos. A diferença está na crueldade pela crueldade, na necessidade/desejo de se sentir superior ao outro, na ilusão de que meu jeito de pensar é o certo e o outro tem que ser eliminado, essas coisas.
E o sapiens se acha inteligente... Eu acho que é burrice e, se for pensar bem, o que a humanidade faz com o planeta é igual a um câncer: multiplica-se até a morte do hospedeiro, mas isso já vem no "manual", com um inofensivo "crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra".
Mas essa teoria antropológica-miojo-niilista rende... Só sei que estou fazendo minha parte, impedindo o meu ramo da árvore (genealógica) de crescer.
 
- Muito bom! Estava aqui pensando que os idiotas ou os radicais se ligam e se aglutinam uns aos outros com muito mais facilidade por serem cheios de arestas (ou "spikes", como o Coronavírus), enquanto os moderados e os inteligentes, não conseguem, pois são mais "lisos". Que acha?
 
Ele ainda não respondeu, mas estive conversando com ele e mais um filho durante a passagem de ano e fiz essa provocação, motivada pelo comportamento dos radicais (se alguém pensar que “lá vem de novo esse imbecil do Jotabê falar mal do Bolsonaro e de seus seguidores!”, eu direi que está absolutamente correto. Nosso presidente sempre prova que a lei de Newton sobre a ação e reação é perfeita até mesmo quando não há corpos físicos interagindo, pois toda vez que ele faz ou fala as coisas horríveis de que não se envergonha nem por um segundo, eu reajo no sentido contrário com a mesma intensidade e com o máximo horror):
 
O parêntese foi tão longo que eu vou repetir: esta é a provocação que fiz a nossos filhos: Talvez nosso processo evolutivo esteja ainda em um estágio em que pouco importa o volume de nossos cérebros, pois nossa capacidade de processar informações é insuficiente, inadequada ou mal feita.
 
Mesmo sem entender do assunto e usando os computadores para fazer uma comparação vagabunda, diria que o volume do cérebro corresponde a um HD parrudo, capaz de armazenar gigas e mais gigabites de informações e dados, mas a parte que corresponde ao processamento é mal desenvolvida ou sujeita a frequentes falhas. Essa situação levaria a comportamentos radicais, ao fundamentalismo religioso, à intolerância e até à manifestação da maldade pura e simples.
 
Porque alguma coisa está errada, deve estar errada! Como enaltecer, como admirar personalidades públicas que parecem se esmerar em demonstrar que são ainda piores do que já conseguiram ser até o momento? Para não ficar só chovendo no molhado brasileiro, vamos pensar no cabelo de milho Trump, que insiste em continuar falando de fraude eleitoral depois de ter tomado sucessivos pés na bunda da justiça eleitoral de seu país. Além das doações, da exposição na mídia e até uma eventual nova candidatura, o que ele ganhará com isso? Apenas o desprezo e a repulsa das pessoas com um mínimo de moderação e equilíbrio! Espero que para a História ele seja lembrado mais como uma escória a ser lamentada e condenada.
 
E é esse tipo de reação que um jumentão boçal também provoca por aqui. Mesmo tendo sido eleito “Personalidade do Ano” por "seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), um consórcio internacional que reúne jornalistas investigativos e centros de mídia independente" nosso presidente poderá ser e talvez seja mesmo reeleito (como disse acima, os radicais se aglutinam com muito mais facilidade), mas fica a reflexão: o cérebro de seus eleitores e apoiadores está em uma linha evolutiva ruim, pois não há mal algum em ser de Direita, em odiar o PT e seu “deus”. O problema é endeusar e acreditar que só existe um messias, mesmo que um mito desses pareça ter uma personalidade psicótica e, principalmente do mal. Isso é que causa tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...