terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DEMAIS - ANGELA RO RO

 
Hoje, ao ouvir no rádio a música “Demais” cantada pela Angela Ro Ro, resolvi procurar no Youtube seu link para postar no Blogson. Melodia linda, sofisticada e difícil de cantar sem sair do tom (trocadilho não intencional), composta pelo genial Tom Jobim e Aluísio de Oliveira. Mas, depois de descobrir várias versões com vários intérpretes, fiquei sem saber se optava pela gravação original feita por ela ou se escolhia uma versão ao vivo. A gravação de estúdio exibe na capa do disco uma Ro Ro extremamente jovem, sem rugas, sem as marcas de velhice, dos porres homéricos, uso de drogas e da decadência física que exibe na versão ao vivo, bem mais recente (2016). Ao comparar as duas imagens lembrei-me do romance “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde.
 
Essa história reúne duas de minhas obcessões, retratos e envelhecimento, mas já aviso que nunca li (e talvez nunca leia) esse livro. Mas sempre me fascinou a ideia de um retrato que envelhece e mostra a degradação física do retratado – que permanece jovem. No romance, além dos sinais de envelhecimento, o retrato exibe também as marcas da devassidão, desregramento, maldade e toda sorte de comportamentos condenáveis a que o retratado se entregava. Pensando sobre isso, cheguei a mais esta reflexão jotabélica:
 
A Velhice é o retrato de Dorian Gray da Juventude.
 
Depois dessa, só me resta transcrever três links, pois a versão de estúdio tem um pistom fenomenal. E a voz da Ro Ro - mesmo envelhecida - é incrível.

1984: 


 

1984: 


 

2016: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...