quinta-feira, 7 de julho de 2016

FAZ SENTIDO EXCLUIR UM BLOG?

Não sei se já falei sobre isso em outro post; se já, peço desculpas sob o argumento (real) de que os idosos têm tendência a falar de um mesmo assunto mais de uma vez. A culpa disso é a perda de memória que surge com o avanço da idade. Do que é mesmo que eu estava falando? Ah, lembrei!

Um blog autoral, por mais esterilizado ou sanguíneo que seja, tenha ou não qualidade literária, seja ou não bem comportado, é uma ferramenta de inestimável valor para se conhecer a “alma” do blogueiro. Não sei se algum psicólogo ou psiquiatra já atinou para isso, mas deveria, se ninguém ainda o fez.

Uma coisa é certa: não há como esconder traços importantes da personalidade do autor durante uma leitura atenta feita por profissional dessa área. O texto é raivoso? Olha lá você como se fosse uma marca d’água. O texto é bem-humorado, elegante ou vulgar? Sua sombra está projetada na parede. Religioso, pornográfico, memorialista ou ficcional? Suas impressões digitais (boa essa!) lá permanecem. Ou seja, um blog é como um retrato falado das obsessões, pulsões, medos e desejos de quem o criou. Alguém poderá perguntar se também o Blogson é tudo isso. Mesmo que o “tudo” não sirva para juízo de valor, a resposta será -“Claro que sim!

Mas há outra coisa que um blog autoral faz lembrar: ruínas de povos e vidas antigas, de sonhos e realizações há muito extintos, sentimentos viscerais e em combustão de que restaram só as cinzas e as marcas das chamas.

Acredito que essa é a melhor explicação para um blog: ele mostra uma caminhada ao longo do período de sua existência, pegadas erráticas e sem direção definida ou lineares e cheias de nitidez.

Por isso, quando alguém sente-se impelido a excluir seu blog da web, age como se fosse um “estado islâmico” ao explodir ruínas milenares. Sob o pretexto de combater a idolatria, acaba apenas destruindo vestígios de povos extintos muito antes do surgimento de sua fé.

Outra coisa que me ocorreu agora é que excluir um blog equivaleria a excluir os lembretes e recados pregados na porta da geladeira. Nesse caso, o blog seria apenas um blog de recados - ou bloco de recados.

É por isso que o Blogson com seus posts anêmicos e desidratados permanecerá na web, mesmo que autor já tenha desaparecido ou "dado um perdido" por aí. Aliás, ruína por ruína, Jotabê já é uma delas.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. É. Se você pirou, se o saco encheu, basta que você pare de postar, não precisa remover o blog.

      Excluir
  2. Não é a primeira vez que ela despiroca e tira o Elemento Jota do ar, mas acho que ela volta. Primeiro que lá tem um material muito bom e, depois, que, segundo ela, o Elemento Jota, nasceu inspirado no Marreta do Azarão, o que o torna uma espécie de meu filho bastardo.

    ResponderExcluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...