segunda-feira, 18 de julho de 2016

STARDUST

A vantagem de ser aposentado é que você tem a oportunidade de aprender um monte de coisas absolutamente inúteis através dos documentários do Discovery e afins. Outro dia, por exemplo, fiquei sabendo que há mais de 100 bilhões de galáxias no universo. E que só a Via Láctea, nossa galáxia, tem de 500 bilhões a um trilhão de estrelas. Outra coisa legal: a luz emitida pela Alpha Centauri, a estrela mais próxima do Sol, demora uns quatro anos para chegar à Terra. Bacana. 

Disso eu tiro duas constatações e uma conclusão:

-   Quando olhamos para o céu à noite o que vemos são retratos antigos, imagens do que aconteceu (essa era muito óbvia).

-   A quantidade de estrelas no universo é quase inversamente proporcional a meu saldo bancário. Sério!

A conclusão é esta: pensando bem, acho que vou renomear as coisas que escrevo. Vou chamar tudo de Alpha Centauri. Por quê? Porque tirando uns 2,3 malucos que acessam o blog com mais frequência, quem já ouviu falar do Blogson demora uns quatro anos para criar coragem de acessá-lo para ler alguma coisa nele.

(A cabeça de Jotabê está sempre iluminada, mas é só lixo pegando fogo).

6 comentários:

  1. Com tanta estrela por aí, ainda tem gente que duvida que exista vida em outros lugares do universo.
    Sim, caro JB, o que vemos das estrelas, são suas velhas fotografias. Mais ou menos como nossa memória se lembra de nós, sempre temos uma autoimagem de nós mais novos do que realmente estamos.
    Outra coisa que, provavelmente, você deve ter pensado : se Alpha Centauri morresse - explodisse - hoje, nós só veríamos a luz de sua explosão e o seu sumiço do céu daqui a quatro anos; durante quatro anos continuaríamos a ver uma estrela que não mais existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, o que tem saído no Blogson são "fotos" antigas de minha mente, textos que eu venho adiando a publicação há muito tempo. Motivo? Lixo puro!

      Excluir
    2. É também o meu caso, JB, meus textos são reedições, remasterizações de fotos antigas. Até porque se as estórias dos pequenos contos noturnos fossem de atual vivência, minha mulher já teria me capado.

      Excluir
    3. Você esclareceu uma dúvida que eu sempre tive: com tanta putaria no seu blog, como é que sua mulher nunca te pendurou pelo saco? No meu caso, remasterizações ou não, eu já estaria pendurado em um prego há muito tempo.

      Excluir
    4. Durante um tempo, ela bem que implicava, se ressentia de algumas coisas que eu publicava, não as putarias escancaradas, sim algumas poesias de viés (eu também gosto dessa palavra, viés) mais romântico e saudosista, pois me acusava de usar o blog para "mandar recados" para alguma ex que o pudesse ler etc etc. Com o tempo ela parou com isso. Na verdade, ela parou de lê-lo.
      Acho que aceitou que o Azarão (o meu Walter Ego) é uma parte minha que eu preciso pôr pra fora, e concluiu que é melhor que eu o faça num blog, dentro de casa, sei lá, mas, sim, o blog já me deu algumas dores de cabeça caseiras.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...