quinta-feira, 14 de julho de 2016

RECEITAS DE CHEF

A coisa que está mais na moda hoje em dia é programa de culinária. Os canais a cabo são responsáveis pela maioria deles. E tome Top Chef, Master Chef (nas versões Austrália, Brasil, Argentina, México, Colômbia e suas versões para crianças), Top Master Chef, A Batalha dos Cozinheiros, Que seja Doce, Que Marravilha!, Bela Cozinha, Receitas da Carolina, Tempero de Família, A Batalha dos Confeiteiros, etc. São tantos os programas que talvez seja necessário tomar um antiácido antes de sentar à frente da televisão.

Pensando nisso e lembrando que o Blogson é como um jornal de bairro, daqueles que sempre trazem uma receitinha em suas páginas, resolvi dar minha modesta contribuição à essa arte. E o prato escolhido foi língua de vaca. Essa escolha aconteceu depois de ouvir meu cunhado contar que seu sogro enchia a língua de porrada para amaciar as fibras da carne.

Confesso que a descrição foi tão vívida que resolvi desconstruir alguma receita já existente, dando a ela o necessário toque Jotabê. Como não entendo nada de culinária, a desconstrução aconteceu só no título. Em vez de “língua encarnada”, receita do início do século XX, resolvi adotar “Língua de Ogra” (não confundir com o docinho conhecido como “língua de sogra”). E a linguagem e grafia são também do início do século XX. Vamos lá:

LÍNGUA DE OGRA (LÍNGUA ENCARNADA)
Preparada que ella seja com agua a ferver, enxugue-se e salpique-se com salitre pulverisado até que fique bem impregnada.
Ponha-se immediatamente n'uma vasilha com cravo da índia, pimenta em grão, alfavaca, louro e tomilho.
Deite-se-lhe em cima agua a ferver mui salgada, e deixe-se assim por espaço de seis dias.
Tire-se findo esse tempo e coza-se em 1,5 litro de agua, com cenouras, cebolas, tomilho, alfavaca, louro, pimenta, cravo e alguma salmoira. Estando a ponto, deite-se n'uma caçarola com o caldo, e deixe-se esfriar.

Eu achei uma boa essa receita, extremamente adequada a uma refeição tipo fast food, pois enquanto a língua vai sendo preparada durante "seis dias" (rapidinho!), você tem tempo de se esbaldar com pizzas, lasanhas e sandubas, levar sua mulher para comer fora e todas essas comodidades do mundo moderno. Além disso, você ainda pode pegar a língua em qualquer estágio da receita e jogar no lixo, porque língua, sem brincadeira, é coisa muito nojenta, com aquelas papilas gustativas e formato que lembra um caracol africano anabolizado e fora da casca; é tira-gosto de cachaceiro, é comida de ogro para Fiona nenhuma botar defeito.

Bem, se você não gostou desta sugestão, você pode desconstruir outras receitas. Por exemplo, se você fizer um prato à base de bacalhau e desconstruir o nome do doce "Baba de Moça", poderá preparar um prato salgado e dar a ele o delicado nome de "Bobó de Moça". Imagino que gente de mente suja poderá fazer alguma associação maliciosa, mas a sugestão é séria. Afinal, se já existe um "bobó de camarão", qual o problema de fazer um "bobó" de bacalhau?

Outra sugestão seria uma receita à base de pé de porco. Se juntarmos esse ingrediente ao vulnerável e mitológico Calcanhar de Aquiles, poderia sair um prato com o simpático nome de "Calcanhar Daquilo". Bom, heim?

Como o tempo acabou, essas receitas poderão ser ensinadas no próximo programa, quer dizer, número (desde que eu descubra antes o que vem a ser "bobó").


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...