terça-feira, 31 de outubro de 2023
A PORTA
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
CHECK-UP (COMO CUSTEI A ME LEMBRAR DESTA EXPRESSÃO!)
Minha mente tem oscilado tanto quanto oscila
meu corpo quando ando. Meus joelhos rangem emperrados tanto quanto parecem
estar minhas circunvoluções cerebrais.
Todo dia, em todos os dias eu percebo que meu vocabulário tem diminuido e que lembrar de palavras que expressem adequadamente os sentimentos ou ideias que pretendo expor tornou-se um exercício de paciência muda enquanto espero que o cérebro se digne a finalmente reagir.
O sentido da minha vida lembra hoje uma placa
de beira de estrada que a ferrugem e a falta de manutenção tornaram ilegível e
que o mato crescido à sua volta ocultou.
Minha tristeza embaraçou-se com a alegria
como se fosse o cipó que enlaça e asfixia a árvores onde se instalou.
A dor emocional – embora quase insuportável –
não se rivaliza com a dor física que traz consigo o desejo de estar morto.
E a esperança que antes iluminava os sonhos,
desejos e objetivos a alcançar resume-se hoje à vontade de que a vida passe
mais rápida, que não demore a se acabar.
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
MIOPIA EM MARKETING
Os comentários super bem vindos a respeito do post “Preciso de novo atacadista” atiçaram minha vontade de propor uma nova teoria "miojo" (aquela que etc.), uma teoria pseudo psico sócio antropológica instantânea sobre o público dos blogs.
o bicho-homem sente necessidade de comunicar-se com os da sua espécie;
ninguém ou quase ninguém está interessado em saber o que o outro pensa, todos querem apenas dizer o que pensam, dar sua opinião;
textos autorais precisam ser muito bons e atraentes dentro da linha escolhida por quem os escreve;
se o autor não é uma personalidade conhecida é pouco provável que atraia muitos leitores;
o que a maioria quer hoje em dia é a simplicidade das imagens publicadas nas redes sociais;
para muitos, saber o que um famoso come ou o que veste é muito mais interessante que a leitura de um comentário inteligente sobre assuntos da atualidade;
ler exige concentração e um mínimo de intimidade com o vocabulário utilizado nos textos escritos;
Uma antiga propaganda de aparelhos para surdez trazia este slogan: "para você que escuta mas não entende bem as palavras”. Hoje, basta mudar a palavra “escuta” para “lê” que fica perfeito: para você que lê mas não entende bem as palavras. Porque o analfabetismo funcional é hoje uma realidade no país.
“Não é suficiente que homens e mulheres conheçam o paradeiro de leões e bisões. É muito mais importante para eles saber quem em seu bando odeia quem, quem está dormindo com quem, quem é honesto e quem é trapaceiro”.
(...) Você acha que quando almoçam juntos professores de história conversam sobre as causas da Primeira Guerra Mundial, ou que físicos nucleares passam o intervalo do café em conferências científicas falando sobre partículas subatômicas? Às vezes. Mas com muito mais frequência eles fofocam sobre a professora que flagrou o marido com outra, ou sobre a briga entre o chefe do departamento e o reitor, ou sobre os rumores de que um colega usou sua verba de pesquisa para comprar um Lexus”.
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
PRECISO DE NOVO ATACADISTA
Pouco depois de criar o Blogson encontrei e fui encontrado pelo blogbuster Marreta do Azarão, um verdadeiro blockbuster dos blogs. Esse encontro foi extremamente benéfico para mim, pois graças ao “imprimatur” que me foi concedido por ele, novos leitores começaram a chover na horta do blog, fazendo com que o Blogson ficasse mais visível, mais visitado e mais comentado. Esses novos leitores até me fizeram enxergar o Marreta como um atacadista de blogs, pois não fosse ele talvez eu não tivesse insistido em descolar assuntos e postagens interessantes para o público que chegou, que eu chamaria hoje de “a Turma do Marreta”, gente totalmente alinhada com sua forma pouco moderada de ver a vida.
E AGORA, QUEM PODERÁ ME DEFENDER?
Tomei a frase emprestada de personagens do antigo seriado “Chapolin Colorado” só para chamar a atenção dos incautos para uma situação real que está me incomodando.
segunda-feira, 23 de outubro de 2023
SANTO GRAAL
Este desenho é o Santo Graal de todas as bobagens que imaginei para usar em estampas de blusas. E Santo Graal por sido o que mais gostei de imaginar e o que mais necessitaria de uma arte final competente. Para quem nunca ouviu ou não curte a música universal dos Beatles, é um desenho inspirado na capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Só que além do Sargento Pimenta, todos os outros são também pimentas.
domingo, 22 de outubro de 2023
ALI SIR NO BLOG DAS MARAVILHAS
Anteontem, contando para uma cunhada a associação que fiz de uma lemniscata com o Big Bang e o “pré Big Bang” ela me perguntou como eu conseguia pensar essas idiotices. Disse-lhe não saber, pois essas associações surgem sem que eu tenha controle sobre elas. Ontem, por exemplo, talvez por culpa de uma overdose de leite com toddy depois das 22 horas, acordei de madrugada, saindo de um sonho/pesadelo onde tentava associar os blogs com a história de Alice no País das Maravilhas.
Os cogumelos que fazem crescer e diminuir poderiam ser as visualizações do blog em geral ou de um post em particular. No caso do Blogson esses “cogumelos” só fazem diminuir, não há Viagra intelectual que faça isso mudar:
GOSTOSO!
Tem cara que é assim: na hora do banho, depois de pendurar a roupa no cabide, fica fazendo poses peladão diante do espelho, se achando o máximo. E a roupa no cabide só pode ser um rou pão (para uma salsicha de hot dog queria o quê?).
sábado, 21 de outubro de 2023
JAMES!
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
EPPUR SE MUOVE
Eu não quero saber o que pensa
Eu só quero que saiba o que eu penso
Pouco me importa sua opinião
Do juiz que lavrou a sentença
Para Galileu retratar-se
Que nenhum espelho reproduz
A certeza que a alguém seduz
Sua imagem e pensamento torto
Onde o que parece ser sim vira mis
E o oblíquo, o esconso aparenta ser orto
FRANGO COXINHA
A ideia desta estampa seria a de um frango
assado onde as coxas naturais fossem dois salgados em forma de coxinha. Nada
muito non sense, fabuloso ou minimamente criativo. O problema real é que eu
nunca me senti capaz de reproduzir em um desenho a pele brilhante e
deliciosamente crocante de um frango assado real. Por isso, fiz apenas uma
montagem toscona só para não esquecer a piada.
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
FALANDO DE VICKYS, ZULUS E CLEONICES
Nunca pude ter um cachorro quando era criança, mesmo que fosse louco para ter um. Morávamos na casa de minha avó materna, uma casa pequena onde convivíamos com oito tios e tias. Gato então, nem pensar. E a vontade de ter um companheiro com quem brincar acabou passando, como tudo tem de passar.
QUARTO SEGURO, TERRA INSEGURA
Rejeito dogmas e tradições
E seitas fundamentalistas
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
O RETORNO DOS NACIONAIS
O desespero de centenas de brasileiros para sair de Israel ou da Faixa de Gaza para a segurança do Brasil fez com que uma ideia antiga voltasse a circular na minha mente: afinal, na prática (desconsiderada a legislação que trata disso), quem pode ser considerado brasileiro/a?
Conheço vários jovens que se mudaram para os Estados Unidos, cada um com seu motivo particular, mas duvido que estivessem interessados no american way of life. A maioria, provavelmente, foi em busca de grana, mesmo que para ganhá-la tivessem de executar trabalhos braçais que jamais aceitariam realizar se estivessem no Brasil. Muitos desses jovens conseguiram esconder sua condição de imigrantes ilegais e até prosperaram na terra do Tio Sam. Conheço pedreiros, faxineiras, pizzaiolos e motoristas de taxi que estão lá até hoje, vinte, trinta anos depois de deixar o Brasil, alguns até casados com americanos/as.
Se lhes perguntarem se têm vontade de voltar, a maioria provavelmente responderá que sim, mas certos de que não conseguiriam aqui a mesma remuneração que recebem no exterior. Para mim, essas pessoas são apenas brasileiros que moram em outro país. Agora, quando há motivação religiosa, cultural ou étnica para que alguém se mude do lugar onde nasceu a coisa muda de figura.
Voltei a pensar nisso em virtude da tragédia em andamento no Oriente Médio e nas centenas ou milhares de brasileiros tentando voltar para o Brasil com medo dos horrores da guerra entre palestinos e israelenses. Sinceramente falando, mesmo que tenham nascido aqui, mesmo que tenham dupla cidadania, não consigo vê-los como “brasileiros”.
Por isso, sempre discordo quando vejo alguém ser considerado “brasileiro” apenas por ter nascido e vivido algum tempo no país. Ah, o senhor ou a senhora segue a religião judaica e por isso resolveu viver na “terra prometida”? Amigo/a, você é israelense antes de tudo! Você tem parentes na Faixa de Gaza e resolveu viver na terra de seus antepassados? Você é palestino/a! O mesmo acontece com nisseis ou sanseis que resolvem fazer o caminho de volta para o Japão. Nasceram no Brasil mas são japoneses de corpo e alma.
Na minha opinião sincera, quem troca de país movido por laços parentais, afinidade cultural, étnica ou religiosa não é realmente brasileiro. Usando uma palavra dita por um embaixador ao referir-se ao pessoal que está louco para sair da região em guerra, seriam no máximo “nacionais”. E para eles o Brasil seria apenas uma válvula de escape, um porto seguro em caso de extrema necessidade.
Mas há um caso curioso e que talvez seja do conhecimento de poucas pessoas (só quem gosta de cultura inútil descobre essas coisas). Peter Medawar, filho de pai libanês e mãe britânica, nasceu em Petrópolis e viveu alguns anos no Brasil, quando foi mandado para a Inglaterra para estudar. Para encurtar a conversa, estudou, foi professor e pesquisador em algumas universidades e ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1960. Bacana, não?
Então temos um Prêmio Nobel nascido no Brasil mas que viveu e fez seus estudos e pesquisas na Inglaterra (onde morreu)? Lamento dizer que Sir Peter Brian Medawar não pode servir de motivo de orgulho para os brasileiros, justamente por não ser brasileiro (provavelmente estava pouco se lixando para isso). No caso dele, isso é verdade total, pois perdeu a nacionalidade brasileira ao não prestar o serviço militar obrigatório na Terra de Santa Cruz. E o Brasil perdeu a chance de ter um prêmio Nobel para chamar de seu.
terça-feira, 17 de outubro de 2023
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
SELEÇÃO DESNATURADA
Hoje, pensando em todas as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer, toda a maldade que consegue exibir em comportamentos hediondos e tragicamente frequentes, cheguei à conclusão de que a evolução não nos trouxe uma inteligência privilegiada, superior à de todos os animais.
Ao longo da minha vida e na minha "velhitude" atual - que só não avança a passos mais largos porque os joelhos não permitem - eu fui tomando conhecimento de disputas sanguinolentas em nome dessa ou daquela fé, dessa ou daquela ideologia.
Matutando sobre isso cheguei à conclusão de que, ao contrário do que muitos acreditam, a evolução do Homo Sapiens não trouxe a Inteligência como “produto” aprovado pela seleção natural. As características que nos diferenciam dos outros animais - e que Dona Seleção chancelou – são a Estupidez e a Maldade. Na nossa espécie a Inteligência parece ser só um "defeito colateral".
CÉU DE BRIGADEIRO
domingo, 15 de outubro de 2023
LENDAS BRASILEIRAS
sábado, 14 de outubro de 2023
INANIMADOS MUITO ANIMADOS - 06
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
A TRAGÉDIA DE UMA MENININHA
Estou lendo um livro que lembra mais anuário
estatístico que um livro normal, tantos são os números, porcentagens e
resoluções publicadas. O título é "Catástrofe" e foi escrito em plena epidemia de
covid. Mas algumas coisas ficam retidas na mente. Uma delas é uma frase atribuída
ao ditador Stalin, um dos maiores genocidas que este mundo já produziu. A frase
é mais ou menos assim (não consegui localizar no livro):
A morte
de uma pessoa é
uma tragédia, a de milhões é uma estatística. Mesmo que não tenha sido ele quem disse, esta frase resume
a maldade de que os homens são capazes de fazer.
Ontem,
em algum portal de notícias que não consegui mais identificar saiu a foto de
uma menininha limpando as lágrimas. Tem a idade provável das minhas netas de cinco anos. Aquela foto me destruiu emocionalmente, justamente
por ver naquela criança uma menininha que poderia ser minha neta e brincar e
rir como minhas netas. Mas lá estava ela, a imagem da desolação, da tristeza e
do sofrimento.
Fiquei
pensando nisso, com o coração dolorido, tentando entender a origem de tanta
maldade, tanta crueldade, tanta violência. Não preciso e dispenso textos e
artigos explicativos que exponham além dos fatos a visão ideológica ou
religiosa de que os escreveu. O que eu gostaria mesmo de entender é como surgiu a
maldade e intolerância em um bando de primatas lá do início dos tempos.
Israel, Hamas, Israel, Palestina, Hamas, terra prometida... Uma ciranda, uma cilada com milhares de mortos, milhares de feridos, milhares de sonhos destruídos. Mas são só estatísticas. Gostaria de saber quem conseguirá trazer esperança para uma menininha indefesa que chora de dor, medo ou tristeza diante de uma tragédia que talvez nem compreenda e que teve a má sorte de nascer em uma terra onde todo tipo de maldade e intolerância acontece, isso é o que eu gostaria de saber.
HOT HOT DOG
(17/01/2022)
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
DESIGN ITALIANO (DA TOSCANA, LÓGICO)
Scant, meu amigo virtual e “coach de otimismo” sugeriu que eu “continue desenhando”, atividade a que os pacientes de Alzheimer também se dedicam para passar o tempo. Creio ainda não ser este o meu caso, mas, sei lá, vá saber! Pelo sim pelo não, tentarei seguir sua proposta, pois ainda que não tenha a manha do traço bonito, gosto de imaginar desenhos que, mesmo não conseguindo realizar de forma minimamente razoável, ficam espetaculares em minha mente (acho que isso é autoindulgência).
ESTA MENSAGEM TAMBÉM SE AUTODESTRUIRÁ EM 24 HORAS
O terrorismo – seja ele motivado por princípios religiosos ou ideológicos - é o ápice, o suprassumo, o nec plus ultra do radicalismo, da intolerância e do fundamentalismo. E se eu já odeio e abomino toda forma de radicalismo e de fundamentalismo, que dizer do terrorismo?
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
TORRE DE PIZZA
Mais recentemente, talvez por estar pensando em encarar uma pizza margherita, comecei a viajar no molho de tomate (porque margherita não leva maionese!), E imaginei que seria engraçado se a micro pizzaria desse conhecido tivesse adotado o nome de "Torre de Pizza", um trocadilho horroroso, para ser sincero. Como sempre é possível piorar um pouco o que já está ruim, acabei fazendo um desenho (com a ajuda de uma folha de papel vegetal e do Google Maps, claro) com essa ideia, para ilustrar um possível cardápio, um avental ou a parte da frente de uma camiseta. Mas fiquei sem graça de mostrar para ele, pois ´como ensina o ditado: "não se deve falar de corda em casa de enforcado". E como continuava embalado com a idéia das pizzas, fiz ainda outro tosquíssimo desenho com o mesmo tema. A título de curiosidade, a cada alteração de sabor corresponde um nível diferente. Hoje, por estar sem nenhum assunto e inspiração, resolvi guardá-los aqui no cada vez mais evanescente Blogson. Olhaí.
STRIP TEASE DE PERSONALIDADE
Kristen Stewart
Albert Einsten
Avicii
Stanley Crouch
Isaac Newton
Rene Descartes
Ellliot Page
Blaise Pascal
Lord Varys (Game of Thrones)
Neo (The Matrix)
Marshall Flinkman
Bruce Banner (Hulk)
Aemon Targaryen (Game of Thrones)
Leslie Winkle (The Big Bang Theory)
Chloe O’Brian
Alexandre Mahone (Prison Break)
Abed Nadir (Community)
Jack Ryan (Jack Ryan Series)
Os Lógicos (INTP) se orgulham de ter perspectivas únicas e grandes habilidades intelectuais (Confere!).
Imaginativos e curiosos, os indivíduos com a personalidade do Lógico têm um fascínio sem limites pelo funcionamento da própria mente (Confere!).
Ironicamente, nem sempre se pode confiar na palavra de um Lógico. Apesar de quase nunca terem a intenção de ser desonestos, com uma mente tão ativa, ideias e teorias não totalmente analisadas transbordam. Eles podem mudar de opinião sobre qualquer assunto, do plano para o fim de semana até um princípio moral fundamental, sem sequer perceber que já tinham uma ideia previamente definida a respeito. Além disso, gostam de bancar o advogado do diabo para manter um debate interessante fluindo (Fazer o que, não é mesmo?).
Para os Lógicos, as melhores conversas são como sessões de brainstorming, com ampla liberdade para explorar pensamentos não convencionais e hipóteses fora do comum (Confere!).
Os indivíduos com esse tipo de personalidade querem entender o universo como um todo, mas uma área em particular costuma ser um desafio: a natureza humana. Como o próprio nome sugere, os Lógicos se sentem mais à vontade no reino da lógica e da racionalidade. Consequentemente, podem se sentir perplexos diante da forma ilógica e irracional através da qual os sentimentos e emoções influenciam o comportamento das pessoas, incluindo o deles (Esse cara sou eu!).
terça-feira, 10 de outubro de 2023
ESTAMPAS DE CAMISETA
Buscando amenizar a sensação de estar vestindo uma pele que não é minha, a pele de alguém menor que eu, resolvi tentar me divertir com o Blogson, talvez a última coisa, lugar ou situação em que posso mexer à vontade, apagar, criar, excluir ou movimentar o material publicado.
O dono do excelente blog “Mixidão” (https://mixidao.com.br) um dia me perguntou se eu não gostaria de criar desenhos divertidos para estampar camisetas que ele pensava em vender através de seu blog. Por ser um blog de dicas e receitas culinárias lindamente ilustradas por ele, os desenhos deveriam ser inspirados em doces, comidinhas e alimentos em geral.
Achei boa a sugestão e comecei a tentar rabiscar as ideias que iam surgindo, mas a coisa parou por aí, por algumas razões de ordem prática: para realizar essas vendas seria necessária a criação de um estoque mínimo com modelos, cores e tamanhos diferentes. O preço de venda mais frete projetado para produção terceirizada de produtos de boa qualidade mostrou-se elevado e provavelmente pouco atraente para eventuais compradores.
Além disso, o dono do Mixidão desinteressou-se de continuar alimentando seu blog com as receitas culinárias lindamente ilustradas e testadas por ele. E, finalmente, havia ainda a qualidade dos desenhos, tudo muito tosco, mal feito e precisando de cores e de um trabalho de edição digital que eu não sei fazer nem ele estava com tempo para isso.
Resumindo, guardei minha viola no saco, ou melhor, guardei os desenhos em um envelope e a coisa parou aí. Mas eu sou neurótico. Além de neurótico, tenho um tamagotchi virtual que atende pelo nome de Blogson Crusoe a alimentar. Aí comecei a publicar aqui e ali alguns desses desenhos.
Lembrando-me disso, resolvi desovar no blog os desenhos ainda guardados. Antes, entretanto, decidi remanejar todos os desenhos desse pacote já publicados para o momento atual, para obter uma unidade temática com os ainda inéditos No caso, desenhos para estampas de camisetas. Mas se alguém espera qualidade, pode esquecer, pois Eu Não Sei Desenhar! Além disso, o humor e criatividade (que não tenho mais) são tipicamente jotabélicos. E isto nunca foi um elogio.
Se isso vai melhorar o meu astral eu não sei. Só sei que talvez azede o fígado dos leitores deste blog bipolar. Mas o aviso está dado.
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
CARTAS PARA A REDAÇÃO
domingo, 8 de outubro de 2023
GORGULHOS E PRECONCEITO
Já devem ter notado que o título idiota e sem sentido deste post é só uma brincadeira com o livro "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen (que não li), né? Então, vamos lá:
“Põem ovo, põem galinha, põem o que quiserem. Mas não vem por o satanás fantasiado de azul na entrada da cidade. Só traz maldição pra nossa cidade. Eu não aceito”.
TECHNICAL PROPOSAL
Except in the case of mergers of already existing companies, all construction firms started out by doing building renovations, constructin...
-
Este post serve para divulgar as três obras primas publicadas por este blogueiro na Amazon.com.br . E são primas só pelo parentesco, pois...
-
Esperando que ninguém tenha "fugido para as montanhas", apresento mais uma música fruto da parceria Suno-Jotabê (o compositor se...
-
Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...