segunda-feira, 16 de outubro de 2023

SELEÇÃO DESNATURADA

Santa Inquisição, Onze de Setembro, Holocausto, massacres no Camboja, Armênia, Ruanda, Holodomor na Ucrânia, Guerra dos Trinta Anos, genocídios, assassinatos isolados ou em massa, estupros, degola de inocentes, limpeza étnica - o que essas tragédias têm em comum? Para mim, a crueldade, intolerância e o sadismo, disfarçados ou camuflados em crenças fundamentalistas, ideologias, mitos religiosos, fanatismo e radicalismo exacerbado.
 
Hoje, pensando em todas as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer, toda a maldade que consegue exibir em comportamentos hediondos e tragicamente frequentes, cheguei à conclusão de que a evolução não nos trouxe uma inteligência privilegiada, superior à de todos os animais.
 
Ao longo da minha vida e na minha "velhitude" atual - que só não avança a passos mais largos porque os joelhos não permitem - eu fui tomando conhecimento de disputas sanguinolentas em nome dessa ou daquela fé, dessa ou daquela ideologia.
 
Matutando sobre isso cheguei à conclusão de que, ao contrário do que muitos acreditam, a evolução do Homo Sapiens não trouxe a Inteligência como “produto” aprovado pela seleção natural. As características que nos diferenciam dos outros animais - e que Dona Seleção chancelou – são a Estupidez e a Maldade. Na nossa espécie a Inteligência parece ser só um "defeito colateral". 

Um comentário:

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...