sexta-feira, 27 de outubro de 2023

MIOPIA EM MARKETING

 
Os comentários super bem vindos a respeito do post “Preciso de novo atacadista” atiçaram minha vontade de propor uma nova teoria "miojo" (aquela que etc.), uma teoria pseudo psico sócio antropológica instantânea sobre o público dos blogs.
 
Então, esta é a ideia: as pessoas que acessam este ou aquele blog têm algum interesse em comum com quem alimenta os blogs com suas postagens. Se fizermos uma lista de desejos dos autores e leitores podemos dizer que:
 
um blog é um instrumento de comunicação;
o bicho-homem sente necessidade de comunicar-se com os da sua espécie;
ninguém ou quase ninguém está interessado em saber o que o outro pensa, todos querem apenas dizer o que pensam, dar sua opinião;
textos autorais precisam ser muito bons e atraentes dentro da linha escolhida por quem os escreve;
se o autor não é uma personalidade conhecida é pouco provável que atraia muitos leitores;
o que a maioria quer hoje em dia é a simplicidade das imagens publicadas nas redes sociais;
para muitos, saber o que um famoso come ou o que veste é muito mais interessante que a leitura de um comentário inteligente sobre assuntos da atualidade;
ler exige concentração e um mínimo de intimidade com  o vocabulário utilizado nos textos escritos;
Uma antiga propaganda de aparelhos para surdez trazia este slogan: "para você que escuta mas não entende bem as palavras”. Hoje, basta mudar a palavra “escuta” para “lê” que fica perfeito: para você que lê mas não entende bem as palavras. Porque o analfabetismo funcional é hoje uma realidade no país.
 
Em 1976 ganhei do diretor da empresa onde trabalhava uma cópia do famosésimo artigo Miopia em Marketing, de Theodore Levitt. Nesse artigo ele dizia basicamente que muitas empresas se deram mal e até fecharam as portas por não entender qual era efetivamente a essência última de seu negócio. Creio que citava o caso dos fabricantes de carruagens e carroças, que praticamente desapareceram por não entender que seu verdadeiro negócio era o transporte de passageiros, não a fabricação de veículos com tração animal.
 
Se transportarmos esse conceito para os blogs, talvez possamos dizer que o “negócio” que se espera de um blog não são textos belamente escritos ou lindamente ilustrados. O que os leitores que os acessam esperam mesmo é diversão, mesmo que essa diversão possa se apresentar de formas diferentes, seja em um blog que publica poemas, seja em um que privilegia o sarcasmo e até naquele que divulga as últimas novidades sobre jogos e filmes de ação.
 
Creio que essa especialização pode ser a responsável pelo maior ou menor número de seguidores e/ou visualizações. Comparando, por exemplo, o público do Blogson Crusoe, um blog que alterna temas sérios com poesias de pé quebrado, desenhos que lembram pintura rupestre e humor de baixíssima qualidade com o recém descoberto “Pensamentos e Devaneios Poéticos” pode-se perceber a importância da exploração de “nichos de mercado”. O nicho do blog “Pensamentos e Devaneios Poéticos” é a excelente poesia escrita por seu titular, refletindo-se nos 744 seguidores do Ryc@rdo. Já o lixo de mercado (perdão, eu queria dizer nicho) ocupado pelo velho e alquebrado Blogson estimulou apenas 14 malucos a seguir sua produção errática e esquizofrênica.
 
Então esta é a mensagem: se você quer mais leitores tente entender o que a maioria deseja. Se estiver de acordo com os seus interesses, ótimo. Se não, aprenda a conviver com duas visualizações diárias. Ou então, bem dentro da linha instagram, transforme seu blog  em um replicador de fofocas e fake news.
 
E uma boa fofoca é o que todo mundo sempre ama escutar. Hoje e sempre. Em seu livro Sapiens o escritor Yuval Noah Harari expôs a teoria se que o principal motivo da evolução da linguagem e sua complexidade foi a fofoca. E há trechos divertidíssimos onde ele detalha um pouco mais essa teoria:

“Não é suficiente que homens e mulheres conheçam o paradeiro de leões e bisões. É muito mais importante para eles saber quem em seu bando odeia quem, quem está dormindo com quem, quem é honesto e quem é trapaceiro”.
(...) Você acha que quando almoçam juntos professores de história conversam sobre as causas da Primeira Guerra Mundial, ou que físicos nucleares passam o intervalo do café em conferências científicas falando sobre partículas subatômicas? Às vezes. Mas com muito mais frequência eles fofocam sobre a professora que flagrou o marido com outra, ou sobre a briga entre o chefe do departamento e o reitor, ou sobre os rumores de que um colega usou sua verba de pesquisa para comprar um Lexus”.
 
Captou a mensagem? Não? Vou sintetizar: O que todos buscam em um blog é diversão, entretenimento. E é isso que tentei o tempo todo mostrar neste post, que ficou uma merda!

 

2 comentários:

  1. De fato, os blogs autorais são uma plataforma em extinção, assim como nós dois, Jotabê.
    Vou te passar um dado que talvez lhe conforte um pouco. O Marreta, ao qual, hiperbolicamente, voce chama de blogbuster, teve até agora 79 visualizações da postagem onde faço propaganda do meu último vídeo no YouTube. Por outro lado, o vídeo, de um canal totalmente desconhecido se comparado ao blogue, está com 373 visualizações nesse momento.
    Quase ninguém quer mais ler.
    E é isso.

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    Respostas
    1. Foda! Daqui a pouco estaremos nos comunicando em hieróglifos (só imagens e desenhos)

      Excluir

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