quinta-feira, 19 de outubro de 2023

QUARTO SEGURO, TERRA INSEGURA

Reflita comigo: para viver de acordo com suas crenças religiosas, identificação cultural ou étnica você aceitaria morar em um lugar onde as residências precisam possuir um “quarto seguro” – um quarto feito de concreto reforçado com portas de aço herméticas e janelas projetadas para suportar ataques de mísseis? Minha resposta é: Não! Não mesmo, nem pensar!
 
Dito de outra forma e por ser este um post de vida efêmera, reproduzo trechos de um poema que escrevi em 2017, muito antes desta desgraceira atual:
 
Desconfio de leis imutáveis, 
Incomodam-me ritos e rituais
Rejeito dogmas e tradições
E seitas fundamentalistas
 
Resumindo, o que eu quero mesmo é morar à beira da praia, uma praia brasileira semi-deserta, só para ficar vendo o vai e vem das ondas, sem ter medo, sem pensar, sem saber de bombas, mortes e tragédias.

3 comentários:

  1. É exatamente isso! Nunca viajei para o exterior, mas se o fizesse jamais iria para países fora da Europa Ocidental (mais Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos). Egito, por exemplo, deve ser a coisa mais louca visitar templos, museus e ruínas do tempo dos faraós, mas jamais me sentiria à vontade em um país com cultura atual tão diferente da minha. Agora, sair do Brasil movido por crença religiosa ou identidade cultural para mim é pior ainda. Estou pouco me lixando para saber onde Jesus nasceu ou morreu. Um bom documentário para mim é melhor que "ao vivo e a cores".

    ResponderExcluir
  2. E tem mais: se eu fosse a Jerusalem e me pedissem para colocar um chapéu ao visitar o Muro das Lamentações eu simplesmente me recusaria a visitar o local. Ou a viajar para um país árabe onde as mulheres sejam obrigadas a cobrir a cabeça com um veu mesmo não sendo muçulmanas. Não tenho grana para viajar mas se tivesse jamais visitaria países com essas restrições. Eu sou brasileiro, caipira das Minas Gerais. E detesto regras, rituais e dogmas de origem religiosa.

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...