segunda-feira, 22 de junho de 2020

SALADA PARA VEGANOS

A internet está cheia de compilações de frases, aforismos e pequenos textos de personalidades famosas e, principalmente, inteligentes - as frases e seus autores, verdadeiros insights. A revista "Caras" tem ou tinha uma página destinada a essas citações. Sinceramente, eu acho esse tipo de coisa o maior barato, porque pode surgir um pensamento sofisticado apresentado em meia dúzia de palavras. Se houver ironia e humor, melhor ainda. O Millôr Fernandes era um gênio nessa área (em outras também).

Pensando nisso, tive a pretensão de fazer o mesmo com as bobagens que já publiquei no Blogson. Por isso, o post de hoje é uma mistura de filtro, picaretagem e presunção (levemente descontrolada), pois é o resultado de uma seleção do “melhor do peor” que saiu no Blogson na forma de frases e pequenos textos (ou textículos) Deu um trabalhão do cacete, mas a mamoninha assassina desviou meu foco para outros assuntos, outras inspirações.

Devo confessar que me diverti horrores (isso ficou meio viado!) ao selecionar piadinhas e trocadilhos mais atemporais e sem referência aos fodões de plantão. Depois de selecionados ainda coloquei em ordem alfabética. Sério, apesar de ser coisa de gente doida, foi uma puta diversão!

Como deu muito material, resolvi dividi-lo em três posts. As piadas e frases a seguir vêm de três fontes: são uma compilação de e-mails muito antigos que mandei para meus filhos e alguns amigos, ideias que me ocorreram depois da criação do Blogson Crusoe e frases “tweets” que postei no Facebook. Obviamente, todas são de minha autoria (a má qualidade já denuncia).

Alguns desses “textículos” surgiram a partir de ideias que se apresentaram de forma mais condensada; em outras vezes, fiquei sem paciência de desenvolvê-las. Por isso, ficaram pequenas demais para serem colocadas isoladamente no blog – ou grandes demais para serem divulgadas no Facebook. A única desvantagem é que a reunião desse material selecionado ficou parecendo uma salada para veganos - tal a variedade de "ingredientes" -, ou pizza a palito ou até mesmo um frango a passarinho. E esses são os títulos escolhidos para os posts.


A LÍNGUA PORTUGUESA É UMA SACANA
Acredito que a maioria dos militantes petistas nem tinha nascido quando ocorreu o “Golpe” ou “Revolução” de 1964. Mesmo assim, parece que ficam até arrepiados quando ouvem falar da época em que os militares governaram o país, pelas malfeitorias praticadas então (mas não conseguem se lembrar das inúmeras malfeitorias que o PT praticou depois de assumir o poder). Por isso, só pra sacanear, aí vai um jogo de palavras que me ocorreu:
Quer matar um petista de raiva? Basta lembrar aos mais xiitas que todo militante adora militar.

À TOA
Ateu é foda, vive sempre falando de religião (contra, a bem da verdade), sempre dando um jeitinho de botar sua "fé"(?) em pauta. Eu respeito integralmente o direito desse pessoal de se expressar, mas, em se tratando de religião, sinto-me mais autorizado a falar. Afinal, eu (ainda) tenho uma!!

AGRESSIVIDADE
Ainda que existam aqueles que gostam de ficar isolados, impermeáveis ao contato social (mais ou menos como eu), o convívio social é inerente ao ser humano, assim como acontece com os lobos (talvez tenha surgido daí a frase “o homem é o lobo do homem”. Duh!). A merda é que, assim como acontece com nossos irmãos lobos (franciscanamente falando), sempre existiram machos alfa e fêmeas alfa, aqueles que têm predominância (consentida) sobre os demais. Fico pensando se a disputa por essa condição poderia explicar a agressividade gratuita de uma manada de chatos que anda pelo mundo. Sei lá...

AH, VIADINHO!
Eu fui uma criança reprimida, um adolescente inseguro e tornei-me um adulto perplexo. Então, nunca tive certezas absolutas sobre coisa nenhuma. E aqui fica uma pergunta (para quem quiser responder): isso foi bom ou ruim?

ALFORJE
Às vezes penso que em boa parte do tempo (99%) eu posso ser visto como um mala sem alça. Mas, por coerência com minha idade, talvez eu seja mesmo é um alforje sem alça.

ALTA CRÍTICA
Às vezes sinto-me como se fosse o resultado de um projeto ambicioso que não deu certo, seja por defeito de concepção, seja por erro de dimensionamento, talvez pela má qualidade dos materiais empregados, por falhas no processo produtivo ou, até mesmo, por vícios de utilização.

ARMÁRIO
Quando um sujeito assume publicamente que é gay, ele não fica mais com o rabo preso com ninguém. Pelo contrário.

ARQUEOLOGIA
Depois de uma ida ao dentista, descobri que minha boca mais parece um sítio arqueológico: só tem ruína.

ARTES MARCIANAS
Imagino que o pessoal que pega pesado na malhação deve ser chegado em bebidas energéticas ou cafeinadas, tipo Matte Leão. Natural. Já os praticantes de artes marciais gostam mesmo é de um mata leão.
(Jotabê aprecia full contact, mas deixa claro que é heterossexual e não pula a cerca).

ATUALIZANDO A COMUNICAÇÃO
- Nunca deixe as rédeas da sua vida nas mãos de ninguém
- Quem deve estar ao volante da sua vida é você!
- Só um idiota entregaria o joystick de sua vida para qualquer um.
(e assim o tempo vai passando...)

AUDITORIA
Auditar uma Organização Não Governamental é o mesmo que cutucar ONG com vara curta?

AUTO CONTROLE
Se você não foi convidado a uma festa de sua família, mostre que não guarda mágoa disso: compre uma Ferrari Premium vermelha e pague à vista!

AUTO ESPORTE
Às vezes fico pensando que algumas pessoas que conheci – por absoluta falta de modéstia e excesso de vaidade – devem imaginar que autocrítica é só uma avaliação da imprensa especializada sobre determinado modelo de automóvel.

BACKUP
cópia de arquivo é backup
backup de presidente é estátua
backup de gente é clonagem
backup de um momento é fotografia
backup de pensamento é texto
backup de sons é gravação
backup de vivência é memória

BADERNA
Uma das minhas características é não levar-me (nem às demais pessoas) muito a sério. Quero dizer com isso que não temos verdades absolutas. Somos menos do que propagamos, mais do que escondemos (para o bem e para o mal). Com essa visão, creio que talvez sejamos uma amálgama de crenças e certezas, verdades e mentiras, mundo real e realidade virtual. Uma zona, enfim. Ou, se preferirem, uma grande baderna.

BALA PERDIDA
No Rio de Janeiro, vira e mexe sai uma história de bala perdida. Isso é realmente assustador. Agora, do jeito que se toca funk por lá (logo na pátria da bossa nova!), eu acho que os cariocas que deixam de ir a alguma festa deviam se alegrar é com balada perdida.

BEST SELLER
Os livros, a Literatura, sempre fizeram minha cabeça. Agora, falar que minha cabeça tem "50 tons de cinza" é sacanagem!

CADEIA
Para os dentistas, dente é "elemento" (elemento 41, etc.). Nesse caso, minha boca está mais para cadeia de delegacia, pois só tem mau elemento.

CARTA MAGNA
Já está estabelecido que Deus é brasileiro, mas sabe por que foi um judeu que transcreveu os Dez Mandamentos? Porque se Ele escolhesse um brasileiro, sairiam 250 artigos, fora os parágrafos, emendas, incisos, etc. (estou com o Congresso Nacional na cabeça).

6 comentários:

  1. Baita publicação! Do título ao ponto final, sensacional! Abraços. Cada frase daria uma crônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, obrigado pela exclamação! (que retribuo). Mas não sei se percebeu, ainda sairão mais dois posts com esse material, com os títulos "Frango a passarinho" e "Pizza a palito". Dei uma espaçada entre as datas para não provocar overdose. Obrigado mesmo!

      Excluir
    2. Vi sim, aguardo publicação. Aliás, vi também que em números absolutos de publicações no Blog, o ano de 2020 já está se aproximando da quantidade de 2019 (201 vs 227), e estamos na metade do ano. Seguindo a lógica, será o ano com maior número de publicação, superando o até então imbatível 2016.

      Excluir
    3. Efeito pandemia. tenho dezesseis posts programados até 07/07. Depois disso não sei de mais nada

      Excluir
  2. "isso foi bom ou ruim?" - bom, pois a mudanças é a única constante

    "só tem ruína." pelo menos a ciência evoluiu e hoje podemos implantar muralhas

    "bebidas energéticas ou cafeinadas" tomando cerca de 500mg de cafeína dá pra treinar semi-chapado. parece que se está no meio de uma guerra. emoção pura

    "ONG com vara curta" - depende, no brasil é suicídio mesmo

    "backup de presidente é estátua" - backup de presidente é pé de laranja

    "se Ele escolhesse um brasileiro" - o brasileiro ia roubar as tábuas e pedir mais verba para instalar uma fictícia rede jegues até o topo do monte sinai

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...