terça-feira, 9 de junho de 2020

EMUGIDO

Meu amigo virtual Ozymandias Realista é um dos exemplos mais acabados de brasileiro que conheço, pois parece não desistir nunca. Pensando bem, “acabado” nesta história sou eu, um ancião decrépito. Mas, voltando ao início, meu amigo Ozy confidenciou-me publicamente estar com Photoshop aberto, uma mesa digitalizadora à minha esquerda esperando ser tirada de uma caixa, e esse desenho e uma foto do ator que mencionou”. O motivo é sua intenção de criar um ícone ou emoji para me identificar quando ele resolver publicar alguma coisa de minha autoria em seu blog.

Obviamente fico envaidecido com essa atitude, mas preocupa-me o resultado que obterá, pois sou avesso a divulgar meu retrato - embora adore dar pistas sobre meu perfil helênico. Em 2019, mais precisamente no dia 02 de outubro, dediquei o post “Retrato Mal Falado” a dar todas as dicas possíveis para ele produzir esse emoji. Parece que faltava a mesa digitalizadora ou saco para ficar traduzindo o que eu disse.

Desta vez será diferente (embora renda novo post). Juntei todos os legos que fui deixando cair no blog e vou apresentá-los de forma mais didática. Algum leitor mais sensato poderá perguntar o motivo dessa vaidade exacerbada. Um dos meus filhos disse que à medida que envelhecemos o superego vai ficando mais e mais relaxado. Eu prefiro nem pensar no relaxamento do meu, pois tenho estado tão sem noção que se bobear ainda farei um post sobre meus movimentos intestinais. Enquanto isso ainda não acontece, tentarei exibir o quebra cabeça, esperando que o Ozy consiga captar minha cara de vaca. Se conseguir, sugiro dar ao meu ícone o nome de emugido (para combinar!). E agora, vamos trabalhar. As imagens abaixo têm as seguintes explicações:

Primeira imagem: desenho feito quando eu tinha uns 20 anos, olhando-me no espelho. Demorou uns 5 dias para ser feita;

Segunda imagem: desenho feito com figuras geométricas do Word (comando "inserir formas"). Embora tenha ficado com um jeitão de robocop gay, as formas foram sendo aplicadas sobre uma foto recente;

Terceira imagem: mesmo processo da segunda imagem, apenas usando a opção "rabisco" (eu não tenho mesa digitalizadora, sabe?). A mão tremeu um pouquinho, o risco fica uma merda. Está bem próximo da foto utilizada;

Quarta imagem: desenho baseado no perfil atual real apresentado na quinta imagem;

Quinta imagem: perfil atual colado de uma foto tirada com celular (triste, mas verdadeiro). Atentar para as formas aerodinâmicas (sem queixo e testa muito inclinada que ficou visível quando os cabelos começaram a cair). Coeficiente de penetração aerodinâmica baixíssimo);

Sexta imagem: silhueta feita a partir do escurecimento de um retrato tirado quando ainda estava com barba;

Sétima, oitava e nona imagens: personalidades que alguns conhecidos disseram parecer comigo (já viu que o significado de "semelhança" é muito elástico, não?). Mas em que se parecem comigo?

Sétima imagem: ator Gene Wilder - cabelos quase totalmente brancos, sem queixo e nariz adunco. Recuso-me a aceitar qualquer outra semelhança;

Oitava imagem: ator Bryan Brown - testa bem parecida, nariz adunco e sem queixo. Se eu tivesse mais semelhanças com esse ator poderia comer a mulher que quisesse;

Nona imagem: ex-político de BH João Pinto Ribeiro - testa grande, nariz adunco e sem queixo. Vinte anos atrás (provável idade da foto) até eu me achava parecido com sua foto espalhada em cartazes pela cidade. Hoje, não faço nem ideia como está.

Agora, meu caro Ozy, a batata quente está na sua mão. Ou melhor, seu cronômetro está correndo.





13 comentários:

  1. Estou me sentindo um verdadeiro detetive pegando essas pistas, eu tava a postos de desenhar o senhor inspirado no Gavião Arqueiro do Velho Logan. Ainda vou começar o desenho, por ter passado 6 horas ontem fazendo edições no blog, hoje nem quis ligar o PC. Mas, passei aqui para dizer que estou tomando nota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é o Gavião Arqueiro, mas se fosse você buscaria personagens velhos, tipo o tio do Homem Aranha, o Odin (mas sem aquela pujança toda, coisas assim. Mas foi divertido fazer este post. Abraços.

      Excluir
    2. Aqui tá um link que conta a história dessa HQ, segura que é forte:
      https://www.youtube.com/watch?v=7-DKkYyD-iA&t=1s

      Excluir
    3. E ai? O que achou? Tem umas partes da história que o cara pulou pra história o vídeo dele não ficar tão longo, recomendo bastante o quadrinho. Olha ai, como teste, de acordo com a minha imaginação, como seria a sua ficha lá no blog ao fim dos seus posts: https://imgur.com/1lixjPv

      Excluir
    4. Gostei, mas é mais bonito que o original (super herói sempre tem o queixo quadrado, o que não é o meu caso. Não chego a ser um Noel Rosa, mas é quase lá). Manda ver!

      Excluir
    5. Sem querer abusar, se puder limpar um pouco o sangue e fechar mais no rosto seria interessante. às vezes eu faço coisas do arco da velha, mas não manjo da desse esporte Robin Hood. Aliás, se não houvesse esse lance de direitos autorais, uma imagem engraçada seria o "Frei Tuck" ("Friar Tuck") do desenho da Disney: Careca, gordo e sem queixo. Quase eu, com um pouco menos de cabelo.

      Excluir
    6. Mas esse desenho não é meu, é do Steven McNiven, queria eu poder desenhar assim, é daquele quadrinho que te mandei o link do cara contando a história hoje de manhã. Ainda vou fazer o seu desenho, mas não ousaria substituir uma arte de um profissional, por uma minha ferrada. Vou tentar escolher outra do Gavião pra te mandar como teste.

      Acredito que vá gostar desse post, é do Vagner, essa foi a forma que encontrei de dar mais valor a cada autor. Tinha muita gente que tava achando que eu escrevia o blog todo.
      https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2020/06/2020-no-brasil-se-prova-ser-melhor-que.html

      Excluir
    7. Meu caro Ozy, estou desconfiado que é mais obsessivo que eu. Relaxe! Não precisa me mandar nada. Eu sei que o desenho não é seu. Eu imaginei que iria copiá-lo. Mas está de boa. Fique tranquilo. Como diria um personagem aí: "Vida longa e próspera"!

      Excluir
    8. "Coeficiente de penetração aerodinâmica baixíssimo";
      é a podridão, meu velho.

      Excluir
    9. Mas é mesmo! Já disse antes que meu rosto deve ter sido desenvolvido com testes em túnel de vento. Meu perfil é quase um "V" deitado, ou, melhor ainda, o sinal <. E a calvície progressiva começou a mostrar isso. Tenho uma verruguinha na testa que na juventude era oculta pelo cabelo (ficava no limite!). Hoje o cabelo começa uns 2 cm acima dela. Foda!

      Excluir
    10. Aliás, fazendo outro tipo de leitura da expressão, também está baixíssimo. Aí pode-se realmente dizer que é uma podridão do caralho!

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...