quarta-feira, 3 de junho de 2020

QUANDO UM TESTE GERA TEXTO


Em um comentário que fez recentemente no Blogson, meu novo amigo virtual GRF incluiu o link de um “teste político”, o “Teste Político dos 8 Valores”, e desafiou-me não só a fazê-lo como também a publicar o resultado.

Que eu posso dizer sobre isso? Mole para o Vasco! (Mesmo que não faça a menor ideia de quem é esse Vasco). Afinal, exibicionismo e strip tease comportamental são duas das grandes molas do blog da solidão ampliada.

O que merece destacar é que o resultado apenas confirmou o que eu já tinha obtido no post “O quiz que eu quis postar no Facebook” (recomendo!). O único defeito desse quiz jotabélico é ter que usar meios analógicos (lápis, papel e calculadora) para se chegar ao resultado final. Outra observação que merece ser feita é o fato de que quanto mais taxativa a pergunta, menor foi a precisão ou exatidão da resposta. Em algumas perguntas o "talvez" ou "em parte" seriam respostas mais de acordo com meu pensamento, pois havia nuances e tons intermediários entre o "preto e o branco", ou seja, concordava um pouco, discordava outro tanto.

Não me lembro mais de nenhuma questão para fazer sua transcrição literal, mas é mais ou menos assim: “preservar as tradições é essencial”. Ora, em princípio concordei com a ideia, mesmo sabendo que “preservar” não é sinônimo de “congelar” ou “seguir”. Para mim, preservação de memória e comportamentos é história, não receita para se bem viver. Resumindo: eu não vivo no passado e nem quero repeti-lo (sou contra o positivismo).

Mas, deixando de enrolação, eis aqui o meu resultado, mais suave que suco de maçã com leite (ah, que meiguice!). Olhai, GRF:



E agora uma interpretação do que cada pontuação significa. Imagino que essa interpretação é válida para todos os testes.

Eixo Econômico: Igualdade vs. Mercados
Igualdade
Aqueles com maior pontuação em Igualdade acreditam que a economia deve distribuir valor igualmente entre a cidadania. Eles tendem a apoiar códigos tributários progressivos, programas sociais e, a valores elevados, o socialismo.
Mercados
Aqueles com pontuações mais altas em Mercados acreditam que a economia deve se concentrar em um crescimento rápido. Eles tendem a apoiar impostos mais baixos, privatização, desregulamentação e, a valores elevados, capitalismo Laissez-faire.

Eixo Diplomático: Nacionalismo vs. Globalização
Nacionalismo
Aqueles com maior pontuação em Nacionalismo são patrióticos e nacionalistas. Eles geralmente acreditam em uma política externa agressiva, valorizando o exército, a força, a soberania e, com altos valores, o domínio geopolítico.
Globalização
Aqueles com pontuação mais alta no Globalização são cosmopolitas e globalistas. Eles geralmente acreditam em uma política externa pacífica, enfatizando a diplomacia, a cooperação, a integração e, com altos valores, um governo mundial.

Eixo Civil: Liberdade vs. Autoridade
Liberdade
Aqueles com maior pontuação em Liberal desejam fortes liberdades civis. Eles tendem a apoiar a democracia e se opõem à intervenção do Estado na vida pessoal. Observe que isso se refere a liberdades civis, e não econômicas.
Autoridade
Aqueles com maior pontuação em Autoridade querem um forte poder estatal. Eles tendem a apoiar a intervenção do Estado em vidas pessoais, vigilância do governo e, com altos valores, censura ou autocracia.

Eixo Social: Tradição vs. Progresso
Tradição
Aqueles com maior pontuação em Tradição acreditam nos valores tradicionais e na estrita adesão a um código moral consagrado pelo tempo. Muitos também são religiosos e vêem a idade de ouro como estando atrás de nós (ou seja, no passado).
Progresso
Aqueles com maior pontuação em Progresso acreditam na mudança social e no levante das normas tradicionais. Muitos também são ateus e veem a idade de ouro como estando à nossa frente (ou seja, no futuro).

E agora, os links para quem quiser fazer os testes:




4 comentários:

  1. Olha aí! Não é que fez mesmo! Haha! Imaginei que o resultado seria por aí mesmo. Agora já dá pra elevar o teste que você criou para um patamar científico, na medida em que um outro teste com respaldo técnico validou os resultados do seu teste. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver! Creio ter descrito como criei o teste que postei no blog. Repetindo, eu busquei na internet as bandeiras defendidas pela Esquerda e pela Direita. Tive o cuidado de que a quantidade de uma fosse a mesma da outra. No meu casos, específico, defendo mais as bandeiras econômicas da Direita e as sociais da Esquerda (mas não tudo). E aí foi só usar um lápis e o velho papel de pão para anotar (chegou a ver pão embrulhado em papel cinza?). A propósito, hoje sai mais um post inspirado em outro comentário seu (está virando sócio!).

      Excluir
  2. Sem querer invadir o time, fiz esse teste meses atrás, até repassei lá no grupo do zap dos membros do blog, mas perdi o meu resultado, posso tentar refazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro Ozy, você é titular absoluto do time do Blogson! Suas intervenções e comentários são sempre bem vindos. Faça, ou melhor, refaça! E nos conte o resultado, claro. Outra coisa: às vezes eu quero comentar com você alguma coisa legal que vejo no seu blog ou pedir mais informações, mas não faço a mínima ideia de como fazer isso. Você já me ensinou uma vez (creio), mas eu sou uma besta quadrada e esqueci. Até deixei um pedido nesse sentido no post de alguém, mas o senhor nem deu bola para minha indigência tecnológica! Onde já se viu tratar um idoso (muito idoso!) assim? Abraços.

      Excluir

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...