terça-feira, 16 de junho de 2020

PRIMEIRA LEI DE JOTABÊ

Quando o Blogson ainda estava engatinhando, publiquei o post "Lady Murphy", um texto "simpaticíssimo" que falava de probabilidade e que tais (eu tenho a mania de opinar sobre o que desconheço, mais ou menos como faz o presidente com o uso da cloroquina).

Muito bem. No post citado teci algumas divagações (todas reais!) sobre a famosíssima Lei de Murphy. À guisa de complemento, formulei duas leis universais aqui da Terra, capazes de até mesmo aterrar um buraco negro. Como ainda tinha alguma timidez e pudor, escondi-me atrás de personalidades ilustres e, talvez, um pouco fictícias.

Agora, seis anos após seu nascimento, depois de o Blogson tornar-se também o blog da mais escancarada falta de vergonha na cara, resolvi republicar essas leis, mas desta vez identificando seu verdadeiro autor, o legalático, o inigualável, the one and only Billy Shears! (perdão, estava ouvindo o disco Seargent Pepper's, dos Beatles e me distraí, mas sempre é tempo de corrigir. Para isso, basta trocar o gringo Billy por Jotabê).

Esta lei irretocável e irretorquível foi originalmente intitulada de "Lei de Smurf", um jogo de palavras indecente coma manjada Lei de Murphy. Sua formulação foi inspirada em uma conhecida de Jotabê (que fique claro, conhecida mas não no sentido bíblico) - que tinha a mania de defender a todos de quem eu falava mal usando argumentos que nada tinham a ver com o motivo da minha irritação. Imagino que esse comportamento fosse um efeito colateral de sua profissão (era assistente social), o que me faz lembrar daquele ditado que estabelece que o "hábito do boquete faz a boca torta". (perdão, cometi novo engano. Troque-se o boquete por cachimbo - mesmo que fumar cachimbo seja infinitamente menos prazeroso que ganhar um boquete).

E esta é a Primeira Lei de Jotabê:

Se você criticar a atitude de alguém, sempre encontrará quem tente amenizar ou justificar o comportamento da pessoa criticada com fatos e argumentos que nada tem a ver com o objeto da crítica.

Fala sério, eu acho que mereço um prêmio por isso, nem que seja um copo de leite com Toddy (300 ml de leite gelado com uma colher de sopa desse achocolatado, por favor)!

4 comentários:

  1. A primeira lei de Jotabê é, sem sombra de dúvida e sem dúvida de sombra, infalível.
    Obs.: ficou bacana ter adicionado o "Arquivo do Blog", agora consigo ver mais facilmente as postagens marinadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, eu sempre achei que os marcadores (seções) seriam o canal, pois você escolheria o tipo de texto mais atraente. Mas se está bom para todos, para mim está OK.

      Excluir
  2. acho que isso acontece pq a maioria das pessoas tem dificuldade de analisar a realidade
    o que não falta são argumentos com fatos e argumentos que tem a ver com o objeto da crítica, como argumentos jurídicos, sociológicos, políticos, psicológicos etc.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Cada vez mais eu me convenço de que as pessoas vivem mesmo em uma alienante matrix individual (eu também estou nessa!) ou comportam-se como zumbis andando a esmo, sem rumo, sem direção, com os olhos embaçados, a audição prejudicada, pois as crenças que exibem é de deixar qualquer um arrepiado.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...