segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

QUE DIA A GENTE FICA VELHO? - OSWALDO MONTENEGRO

 
Oswaldo Montenegro sempre me lembrou um hippie do século XX vivendo no século XXI. Por quê? Pelo seu jeito meio largadão, meio romântico, aparentemente pouco interessado na busca frenética que alguns artistas fazem pelo sucesso. E também, quase me esquecia, pelas letras “cabeça” que escreve para as baladas que compõe.
 
Ontem, um amigo de facebook postou um vídeo onde ele aparece brincando com seus netinhos enquanto sua voz declama um texto que achei bem legal. Procurei na internet, achei e resolvi publicá-lo aqui no Blogson. Algum motivo? A frase  "
Tem um garoto dentro de mim que não foi avisado de que o tempo passou" é a minha cara. Olhaí.
 
 
A pergunta é: “que dia a gente fica velho?”
 
Não vem dizer que “aos poucos”, colega, faz 5 minutos que eu tinha 17 anos e fui-me embora de Brasília. Pra mim meu primeiro show foi ontem, e hoje eu tô na fila preferencial pra embarcar no avião.
 
Tem um garoto dentro de mim que não foi avisado de que o tempo passou e tá louco pra ter um filho, e eu já tenho netos. Aconteceu de repente, o personagem do Kafka acordou incerto, eu acordei idoso, e olha que eu ando, corro, subo escadas e sonho como antes!
 
Então o que que mudou? Minha saúde e minha energia são as mesmas, então o que que mudou? Bom, a única coisa que eu sei que mudou mesmo foi o tal do ego. A a gente vai descobrindo que não é nada, e que não está com aquela bola toda que a gente achava que estava.
 
A gente vai sacando que não tem importância e que pouca coisa no mundo tem importância, isso primeiro frustra, depois vai dando alívio e liberdade. Então eu acho que descobri, é isso que muda, ficar velho é sacar a nossa própria "desimportância" e ficar mais solto por isso.
 
Então vou te falar uma coisa: Vale a pena! Se puder, envelheça.

 


3 comentários:

  1. E você vem dizer isso para mim? Você aparenta ter a idade de meus filhos mais velhos. E eu, 7.3 na véia, ou melhor na veia, já convivo com isso há muuuito tempo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou o "tiozão do churrasco", mas muitas vezes olho o mundo com olhos de adolescente ou adulto jovem, uma realidade muito estranha, especialmente quando, de repente, vejo minha imagem refletida em um espelho. Dizendo de outra forma, eu sou como um mosaico feito por pedaços de várias épocas da minha vida.

    ResponderExcluir

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...