quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

METADE - OSWALDO MONTENEGRO

 
Às vezes me pergunto se eu não seria esquizofrênico ou bipolar, tais são os conflitos de comportamento que exibo. Os amantes da astrologia talvez expliquem isso pelo fato de ser geminiano, um sujeito volúvel, mutante e mutável. Tanto faz!
 
O que sei é que se sou antissocial sou também extremamente sociável, um sujeito que sente prazer em agradar e tratar bem as pessoas de quem gosta ou admira. Este é o caso do Ryk@rdo, grande poeta português.
 
E justamente por ser “d'além mar” não é obrigado a saber e conhecer tudo do Brasil. Por isso, talvez não conheça um ótimo poeta, cantor e compositor, um artista  com talvez pouca visibilidade fora daqui.
 
Oswaldo Montenegro é seu nome. Recebi pelo whatsapp um vídeo onde ele declama um belo e reflexivo poema de sua autoria. E aí bateu a vontade de publicá-lo neste blog vabagundo, dedicando este post ao Ryk@rdo. Olhaí.

 



 

10 comentários:

  1. Procure e ouça "A Lista" e "Se Puder Sem Medo "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi as duas sugestões, gostei muito, mas nunca compraria um disco dele, pois o Oswaldo Montenegro é um tipo estranho de artista. Parece que falta alguma coisa, talvez uma rebeldia, talvez uma piração. Ele me lembra um hippie do século XX perdido no século XXI, muito zen, muito na dele. Tem cara de vegano, é ótimo mas não explode, alguma coisa assim.

      Excluir
    2. Eu não disse que a Arte tem obrigação de nada, eu me referi ao cantor compositor. Para mim, apesar de escrever ótimas letras, ele seria o Geraldo Alkmin da música, um picolé de chuchu (ao contrário dos artistas citados). Gosto demais da Rita Lee e do Renato Russo, mas hoje eu acho as músicas do Raul um pé no saco. Questão de gosto, lógico. Outra comparação: o Paul McCarney é o Oswaldo Montenegro que deu certo, mas eu não suporto mais ouvir a música Hey Jude. Também questão de gosto.

      Excluir
    3. Alguém disse algo parecido com isto: “Eu não sei definir o que é Arte, mas sei quando estou diante de uma obra de arte”. Se algum famoso sente isto, imagine o que sente um caipira como eu! O que posso dizer – e penso realmente assim – é que um artista pode não ser tão louvável quanto a sua produção artística. Voltando ao Oswaldo Montenegro, é isso que acontece com ele. As letras que escreve são lindas e extremamente reflexivas, mas nunca iria a um show dele. Culpa dele? Talvez minha culpa.
      Uma vez aconteceu em BH uma exposição de obras de arte patrocinada pela embaixada italiana. Dentre os quadros, esculturas e objetos expostos estava o quadro da Medusa pintado por Caravaggio. O quadro era fabuloso, etc., mas quem a fez era um sujeito de péssima índole, brigão, violento, etc.
      Se eu falar bem de um quadro serei obrigado a falar bem de quem o pintou?
      Outro exemplo: Caetano Veloso e Chico Buarque são dois gênios indiscutíveis da MPB. Imagino que deve ser ótimo ser amigo do bem-humorado Chico, bater com ele altos papos, mas acho que deve ser muito difícil ser próximo do Caetano, pois me parece ser um chato total.
      Percebe que não estou desdizendo o que disse nem sendo “covarde”? Às vezes um pingo pode ser apenas cocô de mosquito. E, talvez até estranhe, mas jamais acharei que “remédio de cu é rola”.

      Excluir
    4. Quanto à citada terapêutica anal, eu também tô fora!

      Excluir
  2. E como disse o filósofo cearense Falcão : eu sei que a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para deixar claro: tomo mundo endeusa o Cazuza, mas eu acho o Renato Russo um milhão de vezes melhor que ele.

      Excluir
    2. Eu gosto dos dois, inclusive tive uma fase bem Cazuza quando dos meus vinte e poucos anos, mas sem dúvida Renato Russo lhe é imensamente superior. Mesmo na minha fase Cazuza, eu já dizia que ele um imbecil com talento.

      Excluir
  3. Entendo muito bem o que você disse, JB, de reconhecer o talento de um compositor, mas algo na obra dele não se afinar com nossos sentimentos, lembranças, saudades etc. Tem artistas, por exemplo, o Lenine que eu adoraria gostar, até já tentei várias vezes, mas não há uma identificação com o que ele escreve, apesar de eu reconhecer que ele o faz com enorme maestria.
    Falo um pouco disse no meu último vídeo lá no youtoba. Não sei se você chegou a ver, mas se quiser perder uns minutos:
    https://m.youtube.com/watch?v=2nVG4uRjy0E&t=149s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está meio cansativo esclarecer, mas meu lance é de afinidade com o artista, não com sua obra. É aquele lance do santo não bater com o dele. Você lembrou bem o Lenine. Minha identificação com ele é tão zero que nem presto atenção em suas músicas. O Keith Richards deve ser muito melhor de papo que o Mick Jagger.

      Excluir

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...