quarta-feira, 17 de julho de 2024

TENTE OUTRO CAMINHO

 
Enquanto alguns blogueiros se divertem com o Leonardo e o Ideogram, IA de desenho, outros metem a cara no teclado (no sentido figurado, lógico) para registrar poemas, crônicas e críticas a esse ou aquele político.
 
A propósito dos nomes escolhidos para as diversas IAs que existem, como devem ser chamadas? Leonardo, por exemplo, pediria o pronome masculino “ele”, mas parece que o correto é dizer “a IA Leonardo”, algo similar ao uso de “a” para Pablo Vittar. Questão de gênero e gosto, claro.
 
Como eu não tenho mais assunto que mereça as centenas de erros de digitação que cometo para escrever meia página de um texto de relevância zero, resolvi gigolar a Suno, inteligência artificial especializada em criar melodias e me enfurecer a cada tentativa que faço, pois mesmo que seja artificial, desconfio que ela tem uma antipatia natural por mim, já que nada do que eu peço ela faz.

Na verdade, creio que eu e a Suno temos um relacionamento bem no estilo da música "Entre Tapas e Beijos", pois descobri que "tenho ódio e morro de amor por ela". Verdade!
 
Por ser portador de TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo moderado – eu sempre peço e repeço (isto existe?) novas melodias para um mesmo texto, o que acaba modificando o significado de meu TOC para “Tente Outro Caminho” ou Toque Outra Canção" (piadinha ruim!). A Suno acaba se exasperando e me entrega country quando eu peço blues, samba quando peço reggae e esquisitices desse tipo. Só falta agora eu pedir voz grave e sair uma voz fininha de castrati (ou castrato). Aí, com o perdão da má palavra, fodeu de vez.
 
Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca. Por isso, resolvi desafiar o mau humor da Suno e pedi dez versões e ritmos variados para o mesmo texto, obtendo vinte opções diferentes, como é praxe dessa IA. Acabei escolhendo as duas melhorzinhas (apesar do sotaque pra lá de esquisito) para mostrar aos leitores deste blog sem caráter.
 
É importante dizer que o texto escolhido é o “poema” Apocalipse, que faz referência a uma flor americana. Quando escrevi esse texto eu coloquei uma nota explicativa para a expressão “flor da esperança”, cujo nome real em inglês é “Growing Hope”, por não ter encontrado entre as flores brasileiras nenhuma que se chamasse “Esperança”. E esse é o motivo de uma das versões se chamar Apocalipse e a outra ter como título o nome da flor americana.
 
A seguir, os links. Em um deles eu escolhi “blues” como ritmo e recebi um “country”. Mas dona Suno é assim mesmo. Escutaí:
 
country (blues)
https://suno.com/song/e0e1b750-a396-42f3-9967-25029fc83839
 

 

 

7 comentários:

  1. Bom, pelo meu gosto pessoal, a versão reggae está insuportável. Eu gostei da que parece um country (não fosse pelo idioma). Ficou melhor ela pra mim, olhando o conjunto.
    Sobre chamar a plataforma no masculino ou feminino, essa também é uma dúvida minha, pois às vezes nos referimos "a" inteligência artificial, mas podemos usar "o" site, "o" Suno, "o" Leonardo. Até a Rogéria se dizia Astolfo. Então é algo que também penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter pedido um blues, ficou legal o som country oferecido, bem melhor que o reggae. Eu gosto de reggae por sua receita básica alicerçada em três instrumentos: uma super econômica guitarra para marcar o rítmo e o baixão que é realmente a estrela do espetáculo. E também aquela "virada" da caixa da bateria, aquele "práá" no início.

      Excluir
    2. Eu gosto de reggae, mas não sempre, todo é qualquer reggae. Em geral, os mais suaves, com uma batida quase que havaiana pra gente relaxar

      Excluir
  2. O cara tretando com a IA...hahhhhh espera que em breve seremos todos servos dela...da IA.
    Olha, esse "blue" aí é fake...o reggae tá mais reggae mas meio assim, sei lá, entende?
    O poema é muito mais interessante do que as melodias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente eu não me preocupo com isso, com a servidão. Se a IA não aprender a maldade humana ela talvez seja melhor que a servidão muitas vezes imposta à humanidade. Eu não tenho muita dúvida de que este mundo um dia será dirigido e planejado pelas IA. Quando isso acontecerá eu não sei, mas provavelmente acontecerá. É uma situação distópica? Sem dúvida, mas nós não aprendemos com nossos erros, adoramos líderes populistas, acreditamos em líderes religiosos trambiqueiros e por aí vai.

      Excluir
    2. E o poema é deste vosso criado. Eu também gosto dele, é um dos meus prediletos. Meus poemas não tem rima, são geralmente depressivos e escritos quando o bicho está pegando em minha mente.

      Excluir
  3. Eu brinquei com a suno duas vezes. Uma foi essa aí, que por coincidência, a letra se chama Apocalipse.

    https://suno.com/song/819f633d-83ca-4f2a-a8bd-6316d050b617

    ResponderExcluir

VOU TE DAR UM PAU!

  Hoje fiquei sabendo de um caso que jamais poderia deixar de registrar, pois ele afeta diretamente os machos das antigas e suas convicções....