quarta-feira, 24 de julho de 2024

NÃO PUBLIQUE!

 
NÃO PUBLIQUE! À primeira vista isso seria um alerta para não ser cancelado, execrado, ofendido pelas patrulhas politicamente corretas, que veem racismo até na cor da sua meia branca ou machismo na sua piada sobre a sogra, pois essa gente é muito mal humorada, rancorosa e com vocação para procurar cabelo em ovo ou minhoca no asfalto. Moderna forma de censura, portanto.
 
Outra hipótese é que uma carimbada ou um aviso desse pode ter sido uma ordem antipática dada na década de 1960 por uma autoridade ou superior hierárquico, para preservar a ordem institucional, em defesa da moral e dos bons costumes ou para não tornar pública alguma irregularidade cometida por seu “malvado predileto”. Essa foi uma forma antiga de censura de numerosa e larga utilização.
 
Mas pode ser algo mais simples e menos abrangente, talvez uma súplica, um pedido para que não se torne pública uma confidência ou desabafo de alguém que não tendo outro meio de comunicação, faz esse comentário no blog do destinatário da mensagem. Sendo um pedido feito na mais estrita confiança em quem recebe esse comentário, é quase como aquela confissão que a gente faz ao padre no confessionário.
 
Dureza é quando, de repente, você começa a pensar que o assunto para o qual pediu reserva pode estar sendo compartilhado com mais pessoas. Espero que isso nunca aconteça comigo, pois eu ficaria muito decepcionado!
 
No velho Blogson Crusoe não tem coré coré, pois mesmo sujeitos a moderação prévia e ainda que não concorde com a opinião do leitor que os faz, todos os comentários são publicados. A única exceção acontece para aqueles que começam com o pedido “Não Publique”. Quando isso acontece eu apago o comentário imediatamente depois de lido. Nem poderia ser diferente, pois sou um cavalheiro, quase um cavaleiro sagrado pelo Rei Charles, aquele que quando ainda era príncipe queria ser um o.b.
 
A propósito dessa sagração, cabe aqui um comentário: mesmo considerando extremamente honrosa essa distinção, eu acho que me sentiria constrangido se o Rei Charles tocasse uma parte de meu corpo com sua espada – ainda que ela seja uma espada real. Porque, espada por espada, prefiro a minha, mesmo que esteja enferrujada e sem corte, jamais uma espada de terceiros.
 
Que eu estava mesmo dizendo? Ah, sim, talvez seja melhor não publicar o parágrafo anterior, distante do tema original, mas segue o baile.
 
Agora, o que mais me surpreende é a reação provavelmente raivosa de donos de blog quando se recusam a publicar comentários feitos a título de tréplica. Pense bem, o sujeito faz uma postagem recebe uma crítica à idiotice que publicou, reage à crítica com um comentário irado e cheio de preconceitos. Ao receber a tréplica, ao comentário do comentário, fica puto e se recusa a publicá-lo. Ainda bem que isso nunca aconteceu comigo. Em todo caso,pelo sim pelo não, abro meu coração, é melhor lhe dizer... Não, pode parar, pois isso é letra de música antiga!
 
Reiniciando o cérebro, o que eu quero dizer é que a partir de agora, como medida cautelar (isto ficou muito chique), estou pensando em começar meus comentários já avisando: “NÃO PUBLIQUE!”

 

11 comentários:

  1. Não sei porque alguém escreveria um comentário e pediria para não publicar. ASSUMA, PORRA!!!!!! DEIXA DE SER MULHERZINHA!!!!!!! diria o bravo e eloquente conhecedor profundo de economia Messias Bolsonaro...nunca moderei comentário em meus trocentos blogues que já criei e que já matei. Sou a favor da liberdade total, ampla e irrestrita. Não gosto de censuras nem dos conservadores (na maioria uns tontos que teem medo do avanço social) nem dos progressistas(na maioria uns tontos que se julgam justiceiros de fracos e oprimidos).
    Cada um deve ser responsável pelo que diz.

    p.s. Meus pêsames pela sua espada mas garanto que está melhor que a do Charles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você mesmo deu a motivação oculta da expressão "Não Publique". E quem disse foi o Suassuna: "Eu sou muito contra as pessoas falarem mal dos outros pela frente. Eu acho que é uma falta de educação muito grande. Não é? Falar, falar mal pela frente, constrange quem ouve, constrange quem fala. Não custa nada a gente esperar um pouco as pessoas darem as costas"

      Excluir
    2. Ariano era um gozador, um gaiato e fez uma piada muito boa. Seja honesto, critique na cara...

      Excluir
  2. ah, tô querendo comprar um dos teus livros mas caraleo, porque o preço está em dólar???? vou ter que esperar Luís Inácio conseguir baixar a verdinha para um real...mas sério, o preço é em dolar mesmo? preciso ter um cartão galáctico para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não é minha culpa! Por mim teria custo zero, mas quando iniciei o processo de publicação saiu a opção dolar e eu não sabia nem como nem o que fazer para corrigir isso (até hoje não sei), deixei rolar. Creio que devem ter sido vendidos um ou dois de cada. Mas não gaste sua grana, tudo o que está nos e-books saiu do Blogson. Posso até te passar a lista dos posts.

      Excluir
    2. Você é um péssimo marketeiro...já que está dizendo, vou vasculhar seu blog e ir lendo o que eu achar mais interessante...hahh

      Excluir
    3. Vou te ajudar. O próximo post será a lista dos posts agrupados em cada e-book.

      Excluir
  3. Veja, senhor, esse é partidário e amigo do seu presidente, ele sabe o que fala
    https://oantagonista.com.br/mundo/tse-rebate-fake-news-de-maduro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre critiquei (talvez seja melhor dizer "odiei") esse merda do Maduro, não por ser de esquerda, mas por ser ditador, por ser de extrema esquerda. Na verdade, nem sei se ele é de extrema-esquerda, talvez ele seja mais um aproveitador, daqueles que não quer largar o osso. Mas ele é de extrema esquerda. Fico puto com o Lula quando se aproxima dele por afinidade ideológica, da mesma forma que me enfureço com os idiotas que também por afinidade ideológica se aproximam de um boçal de extrema direita (preciso falar o nome? Bolsonaro). Maduro e Bolsonaro são imagens espelhadas de um mesmo tipo de comportamento radical e golpista. O que os diferencia é o fato de o Maduro ter tido sucesso em permanecer no poder até hoje graças a todo tipo de putaria e ilegalidades, coisa que o Bozo não conseguiu. Tenho medo de que promova um "oito de janeiro" venezuelano, cham os militares que não querem perder a boquinha à qual estão acostumados e chute o balde mais uma vez. Resumindo, radicalismo é sempre uma coisa abominável, seja de esquerda, direita ou religioso.

      Excluir
    2. O senhor está tentando dizer que o Maduro é bolsonarista? Aí é o extremo do duplo padrão esquerdista.

      Excluir
    3. Jamais diria isso, meu caro Anônimo! O que eu disse é que ele e o Bozo são imagens invertidas um do outro. O que é esquerdo em um é direito em outro. Eu tenho um nevo ou pinta do lado esquerdo do rosto e todos me veem assim. Entretanto, quendo eu me olho no espelho é como se esse sinal fosse do lado direito. O que eu realmente quis dizer é que Maduro e Bolsonaro são uma escória que tenta se perpetuar no poder a qualquer custo. Em outras palavras, são da mesma laia. E contam com minha total antipatia. E, por favor, não banque o analfabeto funcional, que eu sei que não é.

      Excluir

VOU TE DAR UM PAU!

  Hoje fiquei sabendo de um caso que jamais poderia deixar de registrar, pois ele afeta diretamente os machos das antigas e suas convicções....