segunda-feira, 22 de julho de 2024

MARCO ÍRIS? ENTENDI...


Quando minha neta Bia estava com cinco anos, cometeu um equívoco super tchutchuquinha: ao comentar sobre o arco-íris ela disse “marco-íris”. O pai logo imaginou alguma coisa relacionada com “mar”, Quando fiquei sabendo disso, minha mente doentia logo imaginou um novo personagem de HQ, eventualmente pertencente ao espectro LGBTQIA+ (por que não?). Quer melhor nome para o personagem principal que “Marco Íris”?
 
Aí resolvi registrar a ideia em um post a que dei o título de “Protótipo”, não no sentido de propriedade intelectual, apenas de preservação da memória. Publicado em setembro de 2023, o texto trazia a essência do que eu havia imaginado:
 
Marco Íris... Quer nome mais simpático? Se eu ainda tivesse inspiração e motivos para rir tentaria fazer uma pequena série com esse personagem. Seriam desenhos super esquemáticos, talvez do tipo "palito", quase infantis, apresentando as "aventuras" e desventuras do protagonista, mas cheios de non sense. Além disso, não seria nada sexualizado, nada muito malicioso. Seriam piadas toscas tipo "quinta série", assim imagino. O cenário e personagens coadjuvantes em formas minimalistas seriam obrigatoriamente apresentados em cores exuberantes - menos o protagonista “Marco Íris”, o personagem principal. Ele sempre seria representado, sempre “vestiria” apenas tons de cinza, preto e branco.
 
Essa era a piada, um (m)arco íris em preto e branco. Bom, graças à ajuda das formas geométricas do Word e ao meu “enorme” conhecimento de Paintbrush (já declaro que não tenho Photoshop instalado no meu computador e nem sei mexer com essa merda), fiz um desenho mega tosquíssimo só para fixar e ilustrar a ideia. O resultado – perdoem-me a vulgaridade – ficou uma bosta.
 
Ontem, entretanto, ao ver nas estatísticas que alguém havia acessado esse post, resolvi pedir ajuda à IA Ideogram para criar um desenho mais bonitinho dessa ideia. Mas as IA, apesar de artificiais, são muito temperamentais e parecem ter um comportamento muito humano, pois eu pedia uma coisa e ela, de sacanagem, me entregava outro. O texto que propus foi este:
 
“Desenho caricato apresentando três crianças, um menino e duas meninas, em um cenário de cores exuberantes, com árvores, flores e arbustos. As meninas também são coloridas, com os rostos corados e com cabelos louros ou ruivos. Tudo é colorido, exceto o menino que é apresentado todo ele nas cores preto branco ou cinza, inclusive suas roupas.”
 
Infelizmente, esqueci-me de pedir uma versão em que o Marco Íris se veste de menina e as meninas usam roupas masculinas. Ficaria hilário, mas agora é tarde. E se alguém foda em desenho quiser aproveitar essas ideias para criar uma HQ com humor de quinta série e desenhos bem toscos e esquemáticos (do genial Angeli para baixo), tem minha benção. Depois de quatro solicitações que resultaram em dezesseis desenhos, escolhi o menos pior para esta postagem e deixei a IA entregue às suas idiossincrasias humanas. Olhaí.




19 comentários:

  1. Criar caricaturas ou personagens envolvendo crianças e cunho lgbt é pedir para levar pedradas. Um conselho que te dou é: esqueça isso.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que seria mesmo (você precisa ver as imagens geradas depois de incluir a informação cross dresser e referencias a roupas masculinas na meninas e feminina no Marquinho. Aí eu seria excomungado). Mas excluindo a conotação LGBT, eu considero a piada do (m)arco-íris em preto e branco uma bo sacada. Talvez desse para fazer algumas tirinhas, uma mistura das histórias do Calvin, Mafalda, Pererê e Turma da Mônica.Mas seria bom que o traço fosse tosco e mal acabado, pois americano tem a mania de "fechar" o desenho e colocar muitos detalhes. Lembra das histórias publicadas na revista MAD em seu início? Por isso é que eu gosto do traço tosco do genial Angeli.

      Excluir
    2. Não ando desenhando mais há vários meses, mas um personagem contraditório ao nome é algo considerável desde que não seja criança. Quem sabe, qualquer dia desses, eu venha com algum material desse tipo pra você ver. No momento, termino um livro novo de suspense e terror o qual publicarei esta semana na Amazon. Até gostaria de lhe presentear com o ebook em PDF, pena que não tenho como mandar. Mas acredito que você também não tenha tempo nem interesse em leituras assim. Também edito meus videos para o canal Café Gay 24 e tenho outras rsponsbilidades mais pessoais aqui. Mas se permite usar essa sua ideia, talvez eu faça umas dez tirinhas em breve, sem compromiso. Só não quero estabelecer um prazo.

      Excluir
    3. Realmente, suspense e terror não são a minha praia. Mas não vejo problema em uma HQ com crianças. A turma da Mônica é 100% infantil, mas os diálogos da Mafalda e do Calvin são mais adultos que uma HQ de super-heróis. É o texto que define o público. Quanto ao uso, faça o que quiser com o personagem, ele é seu.

      Excluir
    4. Ele não é meu. Ele é seu. Está aqui, literalmente, documentado no blog. Se surgir alguma ideia, em breve você ficará sabendo.

      Excluir
    5. Você não entendeu. Ele é seu, é um presente que te dou. Faça com ele o que quiser, pois eu não farei nada. O jogo de palavras (involuntário) é de minha neta, o personagem foi imaginado por mim, mas o desenvolvimento e as eventuais histórias são ou serão criações suas e publicadas só no seu blog. Eu apenas dei o chute inicial, sacou?

      Excluir
    6. Sim, estou me sentindo a Suno criando segundo coordenadas do Jotabê. Como sempre, não vai sair do jeitinho que você imaginou, mas terá muito da sua ideia.
      Já estou ajeitando alguns roteiros aqui, das primeiras tirinhas.
      Quer que eu publique no blog, então. Ok. Você citou turma da Mônica, Calvin, Mafalda e Angeli. Estilos completamente diferentes. Não sei como será, mas ideias estão vindo. Se puder me falar mais a respeito do personagem, eu agradeceria.
      Um abraço ❤️

      Excluir
    7. Pare com isso! Você não tem de me dar satisfação de nada! Entenda que o personagem e o nome são seus agora. Se quiser colocar 10 amigos ou colegas ou apenas um ou nenhum, Você é o dono. Ao contrário do que pensa, a Suno sou eu, não você. Eu dei o tema, a "letra" é sua.

      Excluir
    8. Quer uma idiotice que me ocorreu agora? Alguém pergunta para ele por que não tem cores e ele responde que quando sua mãe estava grávida, ela leu e ficou muito excitada com o livro "50 tons de cinza"

      Excluir
    9. Ahahahahahahah
      Daria uma ótima primeira tirinha

      Excluir
    10. É nessa linha besteirol que eu gosto de caminhar.

      Excluir
    11. - Todo mundo ri de mim por eu ser feito só de preto, branco e cinza!
      - Todo mundo não!
      - E quem são essas pessoas?
      - Os torcedores do Coríntians, Botafogo, Atlético Mineiro e Santos.
      xxx
      - Você ficaria comigo mesmo eu sendo feito só de preto, branco e cinza?
      - Esquece isso!
      - O que você não sabe é que meu coração é vermelho.
      - Ah, que fofo!
      xxx
      - Não estou suportando mais esta explosão de cores!
      - Por que, Marco?
      - O autor desta história devia ter pensado que uma cópia xerox a cores custa cinco vezes mais que em preto e branco! Assim ninguém aguenta!

      Excluir
  2. Crianças falando errado são sempre um momento de descontração. Eu corrigia logo o meu filho, nada de falar errado com 5 anos...mas tua ideia foi legal, tirando a desnecessária alusão à Sopa de Letrinhas. Crianças não são héteros, nem gays, nem trans, são crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão no que disse, mas o humor (para mim, pelo menos) é sempre transgressor. Por isso a ideia de uma HQ com crianças. O Luis Fernando Veríssimo deu uma aula de criação de humor em sua crônica/conto "O Recital". Se quiser ler (é hilário!), siga este link: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2016/02/o-recital-luis-fernando-verissimo.html

      Excluir
    2. concordo que o humor é sempre transgressor mas hoje há o tal do politicamente correto. Por exemplo, fazer piadas com a turma LGBT está fora de questão, você é "cancelado" na hora e chamado de tudo que é nome terminado com "ista"...o que me dá vexação é que exatamente essa turma, procura politizar seus desejos e orientações sexuais de forma agressiva, impositiva e se estabelecendo como grupo "intocável", "incriticável", "impiadado"..."impiadado": diz-se daquele que não se pode fazer piadas...

      Excluir
    3. Os seus comentários e os do Fabiano me inspiraram a escrever um texto na linha besteirol. Mas só sairá amanhã.

      Excluir
  3. Adoro a capacidade das crianças em resolver problemas!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimas sus ideias. Em breve, espero poder apresentar uns desenhinhos. Um abraço, Jotabê!

    ResponderExcluir

VOU TE DAR UM PAU!

  Hoje fiquei sabendo de um caso que jamais poderia deixar de registrar, pois ele afeta diretamente os machos das antigas e suas convicções....