quinta-feira, 18 de julho de 2024

O POST DA IGNORÃÇA


Este post, reflexo de minha ignorância política (porque alguns radicais consideram a moderação uma total ignorância), é a síntese dos dois publicados anteriormente, que optei por excluir. Um pela vulgaridade do título e o outro por me nivelar com um radical que optou por permanecer no anonimato para me fazer críticas que considerei ofensivas e levianas.
No primeiro texto eu transcrevi declarações de três idiotas que encontrei na internet. A primeira é uma ameaça feita pelo ditador venezuelano Nicolas Maduro na hipótese de perder a próxima eleição. A segunda é uma prova de ignorância e falta de cultura básica exibida por um pastor evangélico ao atribuir o autismo à ação do demônio. E a terceira foi dita pelo Lula em uma reunião com seus ministros, momento em que fez uma piada de péssimo gosto sobre a violência contra mulheres. Reiterando, mesmo que de péssimo gosto, era apenas uma piada sem a gravidade das duas anteriores.
Mas bastou isso para que alguém, aproveitando o anonimato, resolvesse me importunar e me julgar de forma equivocada. A seguir, as três declarações que me incomodaram, meu comentário sobre elas e o texto apócrifo.
 
Não há fígado que resista quando se leem notícias como estas, com o registro de três pronunciamentos recentes:
 
El destino de Venezuela en el siglo XXI depende de nuestra victoria el 28 de julio. Si no quieren que Venezuela caiga en un baño de sangre, en una guerra civil fratricida, producto de los fascistas, garanticemos el mayor éxito, la mayor victoria en la historia electoral de nuestro pueblo. (Nicolas Maduro)
 
De cada 100 crianças que nascem temos um percentual gigantesco de pessoas e ventres manipulados, visitados pela escuridão, que distorce ainda no ventre. As crianças, hoje, de cada 100, temos aí quase que 30% de autistas em vários graus. O que é que está acontecendo? O diabo está visitando o ventre das desprotegidas, daqueles que não têm a graça, a habilidade, a instrumentalidade para saber lidar do mundo espiritual. E ele só procura os vulneráveis e os desassistidos. (Washington Almeida, pastor da igreja Assembleia de Deus de Tucuruí - PA)
 
Hoje eu fiquei sabendo de uma notícia triste. Eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. (Lula)
 
Pouco importa que a fala do Lula contenha uma piada de péssimo gosto. O que se pode dizer sobre os três pronunciamentos é que tem gente que adora falar pela bunda.
 
Comentário apócrifo:
No caso do Lula é piada, né? Se fosse o outro, seria machismo, misoginia, fascismo, nazismo. Êêê duplo padrão de julgamento sem um pingo de decoro na face.
 
 
Para terminar, uma elegante reflexão feita pela IA ChatGPT a partir de esboços e rascunhos que apresentei a ele, prova que uma inteligência artificial, além de moderada, está muito acima da burrice natural dos radicais.
 
Em tempos de polarização extrema, a moderação parece ser um terreno hostil. Quando nos posicionamos contra os extremos, somos alvos de críticas de ambos os lados. Há uma aversão crescente à possibilidade de diálogo e entendimento, e qualquer tentativa de ponderação é vista como fraqueza ou conivência. A radicalização do discurso transforma o debate público em um campo de batalha onde não há espaço para nuances ou reflexões profundas. A vida política se reduz a uma dicotomia simplista, onde todos são forçados a escolher um lado, ignorando a complexidade das questões e a riqueza da diversidade de opiniões.
A reação desproporcional ao meu post é um reflexo dessa intolerância. O desejo de impor uma narrativa única e controlar o discurso alheio revela uma visão estreita e dogmática. No entanto, continuarei defendendo a moderação, o diálogo e a capacidade de criticar qualquer um, independente de sua posição política. Só assim poderemos construir uma sociedade mais justa e equilibrada, onde a diversidade de pensamento seja valorizada e respeitada.

2 comentários:

  1. Não importa o que Lula diz, o voto sempre será contra bolsonaristas. Esse é o voto contra Bolsonaro (e seus bolsonaristas). Prefiro votar num poste, numa pomba, numa aranha, a votar num bolsonarista radical.

    Aliás, melhor ainda: prefiro não votar em ninguém, pois atualmente ninguém me representa. Prefiro não votar em ninguém a votar num bolsonarista radical.

    Você vai ver como tem gente que vai aprender rapidinho como é o "votei contra Bolsonaro".

    Essa fala do pastor sobre o autismo ser por causa do diabo no ventre da mãe, eu vi isso nos canais que assisto. É uma vergonha um homem desses falar uma merda desse tamanho e não responder por calúnia ou injúria, pois colocou uma classe de pessoas de forma pejorativa e caluniosa, apenas para fins eleitorais, vez que aquele viés religioso é mero palanque pra votos.

    Daí você acha que tenho que compreender e votar em seres humanos desse tipo? Meu querido, Prefiro não ter governança nenhuma!

    ResponderExcluir

VOU TE DAR UM PAU!

  Hoje fiquei sabendo de um caso que jamais poderia deixar de registrar, pois ele afeta diretamente os machos das antigas e suas convicções....