sábado, 6 de julho de 2024

LONGA VIDA AOS CARTUNISTAS!

 
Em setembro de 2014, quando este blog ainda usava fralda e tomava mamadeira, publiquei um post que tinha o título “LET IT BEAGLES”. Creio que naquela época não havia ninguém, mas ninguém mesmo, que conhecesse o Blogson. O texto publicado detalhava o motivo e a concepção de um cartoon que eu sempre quis fazer. Basicamente eu dizia isto para as paredes:
 
(...) É claro que os defensores dos “direitos humanos” poderão me considerar um sujeito de direita. Mas eu sou apenas um sujeito que preza o cumprimento do Direito, da lei.
 
Esse papo está parecendo discurso de candidato às próximas eleições, mas não é nada disso. O motivo é um fato acontecido em outubro de 2013. Naquele mês um bando de ativistas de uma tal “Frente de Libertação Animal” invadiu um instituto de pesquisas para “libertar” uma penca de cães da raça beagle que eram usados como cobaias (com isso, inviabilizaram as pesquisas que estavam em andamento).
 
Para mim, essa atitude é tão absurda e criminosa quanto o saque de mercadorias em lojas depredadas durante manifestações disso ou daquilo. Para registrar minha discordância com atos desse tipo, imaginei, na época, um cartoon idiota (que acabei não fazendo, pois foda é desenhar) desse jeito:
 
O cenário mostraria um túmulo meio escavado e uma lápide tombada onde estaria escrito “John Lennon” (também poderia ser George Harrison). Um sujeito (meio calvo e de barba rala, de preferência) com uma pá na mão, olha com cara apalermada para outro sujeito, que está puto da vida. O cara puto diz a seguinte frase:
 
– Eu te falei para libertar os Beagles!!!!!!!!!
 
 
Pois bem, ontem, ao acessar o blog “Um Brasileiro Gay”, fiquei sabendo da existência da Ideogram, uma das inteligências artificiais especializadas em desenhos. Segundo o Fabiano Caldeira, titular do blog, ela é “a I.A. menos fresca até agora”.
 
Sabe quando você tem uma premonição, uma vozinha interior te dizendo “Não vá!” e, mesmo assim, você prefere se arriscar? Foi isso que eu fiz. Lembrando-me da charge nunca desenhada e seguindo o caminho das pedras indicado pelo Fabiano, escrevi esta lista de desejos para a Ideogram:
 
Um cartoon onde aparecem dois homens com traços caricaturais. Um deles tem uma cara apalermada e está em pé dentro de uma cova de sepultura, só aparecendo da cintura para cima, tendo ao lado uma lápide onde está escrito "John Lennon". O outro homem demonstra estar irritadíssimo e diz (escrito em um balão de historia em quadrinhos):
Eu falei para libertar os BEAGLES!
 
Traduzi essa merda (talvez devesse ter detalhado mais e acrescentado as informações publicadas dez anos atrás), entrei no Ideogram e pedi para gerar a imagem. Como diz o Marreta, “Pãããããta que pariu!” Que resultado horroroso! Eu tinha me esquecido de que as moralistas e conservadoras I.A. não leem pensamento. E se lessem, não publicariam ou desenhariam as putarias e safadezas que encontrassem arquivadas em algum lugar do cérebro.
 
Agora já sei que se pensar em uma piada gráfica vou ter de arregaçar as manguinhas e encarar lápis, borracha e papel (eu sou velho, entendeu?).
 
Esperava um cartoon de traços simples e caricaturais, só preto e branco, bem no estilo de Calvin e Haroldo ou Rhalah Ricota, do genial Angeli mas saiu "isto" (que merda!!!!!!!!!!!!!)



 

6 comentários:

  1. Essa IA eu nunca usei. O desenho ficou parecido com o traço da antiga revista MAD, lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está o problema. Eu queria um tipo de traço igual aos cartoons da série "Non Sequitur" ou do Calvin e Haroldo.

      Excluir
  2. Eu também tô me arriscando no ideogram e ele é melhor que o Bing.
    E tem vídeo novo lá no Boas e Baratas.
    https://m.youtube.com/watch?v=hKTwavU7sio&t=378s

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter tentado a Leonard AI, mas antes tem que escolher o estilo mais próximo. Não reparei se na Ideogram tem como escolher estilos, preciso ver isso. Seria bom se houvesse uma AI especificamente pra os quadrinhos e cartões. Eu acharia ótimo, porque desenhar e deixar a coisa pronta pra ser divulgada, mesmo em preto e branco, dá muito trabalho. Um abraço ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desisti de tentar e o título do post expressa isso. Uma IA nunca vai (pelo menos no meu tempo de vida) gerar um desenho com um traço como o do Fabiano Caldeira (muito sofisticado para meu gosto, pois gosto é de desenho tosco)ou do Angeli ou do Jaguar ou do Reiser. Que ninguem nos ouça, mas fiz tova tentativa. Pedi preto e branco, detalhei a cova que estava sendo escavada, pedi traços semelhantes ao do desenho Calvin e Haroldo, expliquei a posição de cada sujeito, lembrei da terra retirada da sepultura e mandei gerar. Saiu um desenho horroroso pois a sepultura era uma gruta. Ai eu desisti e fui dormir puto da vida.

      Excluir
    2. Não é ruim que a I.A não supere a ação humana, senão precisarão de humanos pra quê? Aí eu começaria a me preocupar.

      Excluir

AFORISMOS DE SCHOPENHAUER

  Uma das coisas que eu mais curto são aforismos formulados por gente que pensa, pois, parafraseando o Vinicius de Moraes, os muito burros q...